Lahti – Finlândia – Capital Verde da Europa 2021
A cidade finlandesa de Lahti foi escolhida pela Comissão Europeia como a próxima Capital Verde da Europa a partir do ano 2021, Lisboa em 2020 e Oslo 2019, cidade que atualmente detém o prêmio e Anfitriã da cerimônia que escolheu Lahti como vencedora , deixando as cidades francesas de Lille e Estrasburgo para atrás.
Opinião Eng. Urbano Vagner Landi
Este concurso que acompanhamos em nosso Blog impressiona pela organização e o respeito dos governantes aos pagadores de impostos destas cidades , retribuindo em Qualidade de Vida , para atingir metas nos 12 indicadores como :
- Alterações climáticas: mitigação e adaptação
- Transporte local
- Áreas verdes urbanas que incorporam o uso sustentável da terra
- Natureza e biodiversidade
- Qualidade do ar ambiente
- Qualidade do ambiente acústico
- Produção e gestão de resíduos
- Gestão da água
- Tratamento de água poluída
- Eco inovação e emprego sustentável
- Desempenho energético
- Gestão ambiental integrada
Lahti é uma cidade que fica no sul da Finlândia, na província de Päijänne Tavastia e junto à margem do lago Vesijärvi. O município é uma estação de inverno que conta com instalações para a prática de esportes. Está em uma zona arborizada, sendo o núcleo da indústria de móveis nacional.
O município de Lahti tem 120 mil habitantes, localizado a cerca de 100 quilômetros de Helsinque, teve a decisão dos jurados devido ao grande interesse nos últimos anos em virtude das iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Desde 2010 o Prêmio Capital Verde da Europa, da Comissão Europeia, tem sido entregue para cidades que pensam ecologicamente com sua população , deferentemente do que acontece em nossas cidades brasileiras tanto por parte dos políticos como pela população que não aplicam os tributos a suas metas de Planos Diretores aliado a falta de educação da população, também !!!
A grandeza desse prêmio de € 350 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) é ilusório se compararmos ao que se roubam os políticos dos cofres públicos em varias cidades do nosso País , mas na Europa essas cidades ganham na união da população com a administração local com uma única finalidade que é a Qualidade de Vida para seus filhos e netos num futuro promissor…. isso que é o mais importante !!!
Lahti, nesses últimos anos teve como estratégia sua preocupação o meio ambiente como a limpeza do ar ,crescimento em áreas verdes por habitante , gestão de resíduos e a Ecoinovação , muito bem observado pela Comissão Européia.
Outra peculiaridade de Lahti foi a abolição total do carvão mineral , negociando com seus habitantes um sistema de negociação pessoal de créditos de carbono lastreado nas emissões de poluentes no trânsito.
Conhecida nos meses de setembro a dezembro como a capital europeia do esqui cross – country e os saltos de esqui na neve.
As vencedoras dos três últimos Prêmios Europeus – Capital Verde de 2018,2019 e 2020,relatadas nos links abaixo em Post’s em nosso Blog,
clique nos link’s abaixo,
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido,
Obrigado !!!
Pingback: Capital Verde da Europa – Grenoble , vencedor do EGCA 2022 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Pingback: Cidade Verde da Europa 2022 – European Green Capital | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life