Grenoble , vencedor do EGCA 2022, ganha o Prêmio Capital Verde da Europa 2022

A Comissão Europeia dá os “Parabéns à cidade francesa de Grenoble” – a vencedora do Prêmio Capital Verde da Europa de 2022.
Opinião Eng. Urb. Vagner Landi
Acompanhamos esses concursos anuais desde 2010 , destas cidades europeias que se esforçam para uma melhor Qualidade de Vida para seus habitantes e pagadores de impostos . Como deve ser bom morar nestas cidades maravilhosas que se preocupam com o meio ambiente e querem cada vez mais se destacarem defendendo o que temos de mais gostoso nessa vida… viver Bem !!!
Teleféricos redondos chamados “Les Bulles” ligam a cidade ao cume do monte La Bastille, cujo nome homenageia a fortaleza do século 18 em suas encostas.
GRENOBLE É A CAPITAL DOS ALPES FRANCESES
Área: 18,13 km²…………………………. População: 160.649 (2015)
Grenoble fica no sudeste da França e está mais próxima da Itália e da Suíça do que de Paris, cercada por cadeias de montanhas.
Sua localização, é considerada a porta de entrada da região dos Alpes franceses.
Parques nacionais, picos nevados e estações de esqui, com seus mais que dois mil anos de história,cidade plana cortada pelo Rio Isère rodeado a 360° de montanhas.
Foi em Lisboa , que é a atual Capital Verde da Europa , transmitido ao vivo de Bruxelas; onde o comissário da UE para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, anunciou os vencedores.
As nove cidades finalistas foram:
Dijon (França),
Tallinn (Estônia),
Torino (Itália),

Elsinore (Dinamarca),

Gabrovo (Bulgária),

Lappeenranta (Finlândia),

Nyborg (Dinamarca) ,

Ringkøbing-Skjern ( Dinamarca).
Quem foi a Cidade Verde de 2021,
Lahti já começou a se envolver com seus cidadãos no desenvolvimento de seu programa para o ano da Capital Verde da Europa em 2021. Recentemente, Lahti fez um pedido de financiamento para projetos liderados por cidadãos. As candidaturas bem-sucedidas serão financiadas pela cidade e serão lançadas no início do próximo ano, com o objetivo de começar a implementar todos esses projetos até julho de 2020.

Lahti
– 99% das pessoas vivem a 300 metros de áreas urbanas verdes, contando com um plano de limpeza do ar e sua política de gestão de resíduos como modelo na Europa e proibiu de vez o uso de carvão mineral na cidade.
https://engvagnerlandi.com/2019/07/09/lahti-finlandia-capital-verde-da-europa-2021/
Cidades Europeias ganhadoras desde 2010
2021 – Lahti – Finlândia
2020 – Lisboa – Portugal
2019 – Oslo – Noruega
2018 – Nijmegen- Holanda
2017 – Essen – Alemanha
2016- Ljubljana – Eslovênea
2015 – Bristol – Reino Unido
2014 – Copenhagen – Dinamarca
2013 – Nantes – França
2012 – Vitória-Gasteiz – Espanha
2011 – Hamburgo – Hamburgo
2010 – Estocolmo – Suécia
Grenoble, vencedor do EGCA 2022, aceitando o prêmio na cerimônia de premiação online
O júri ficou impressionado com Grenoble, por sua abordagem pioneira à gestão do clima e planos ambiciosos sobre como chegará às cidades e cidadãos em toda a Europa e inspirará novas soluções.
De fato, Grenoble demonstrou forte desempenho em todos os indicadores-chave e teve alta classificação em:
Mitigação de Mudanças Climáticas,
Desempenho de energia,
Mobilidade Urbana Sustentável,
Uso Sustentável do Solo
Mitigação de ruído.
A necessidade de tornar nossas sociedades mais sustentáveis e de proteger nosso meio ambiente e clima é mais premente do que nunca. O papel das cidades e regiões neste processo não deve ser subestimado.
É encorajador que os European Green Capital Awards sejam reconhecidos globalmente e considerados por esta prestigiosa designação!

Éric Piolle, prefeito de Grenoble, recebendo o prêmio Capital Verde da Europa em 2022
Éric Piolle disse “É uma honra para nós seguir todas as ex-capitais verdes. Todos temos de adaptar o nosso modo de vida e estou certo de que ser uma Capital Verde da Europa nos ajudará a ir mais longe. Seremos embaixadores exigentes e proativos ”
Além das responsabilidades de ganhar o título, Grenoble receberá um incentivo financeiro de € 350.000 da Comissão Europeia para dar o pontapé inicial no ano da Capital Verde da Europa.
O prazo de inscrição para encontrar as próximas Cidades Verdes da Europa terminou!
O prazo para se candidatarem aos prémios 2023 Capital Verde Europeia (EGCA 2023) terminou a 28 de outubro de 2020.
Assista à conferência e veja outros recursos aqui
https://conferences.sustainablecities.eu/mannheim2020/
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido,
Muito obrigado !!!!