Tatuapé , O bairro mais valorizado de São Paulo

Tatuapé , O bairro mais valorizado de São Paulo

images (1)200px-Tatuapé

 O bairro do Tatuapé com seus 8,2 km2 de área, tendo uma renda mensal por família tendendo para classe B ,com cerca de 92 mil habitantes

tatuape_5-420x280Casa do Tatuapé ( século XVII )

Taxa de crescimento demográfico: 0,46%

20180130_164217Opinião Eng.Urb.Vagner Landi

A iniciativa privada é a principal metralhadora do sucesso que o bairro alcançou desde os anos 80 , com a abertura do zoneamento para edifícios no jardim Anália Franco , hoje pertencente a Vila Formosa , mas expandiu-se para o Tatuapé , prédios de alto padrão, eixo das Rua Itapeti , Apucarana, Itapura e região da Praça Silvio Romero e Bom Parto e agora o eixo da Rua Platina e ultrapassando a linha do trem , para o chamado Tatuapé Baixo.
Shoppings Centers campeões em vendas ,duas estações de Metrô ,concessionárias de veículos ,supermercados  bares e restaurantes ,escolas de idiomas ,colégios particulares ,faculdades ,construtoras e incorporadoras , pet shop’s ,academias ,laboratórios e análises clínicas , clínicas de estética.

Enquanto que a prefeitura com a pífia Prefeitura Regional da Moóca, administradora política do bairro não acompanhou a modernidade desde o crescimento dos anos 80 até hoje.

Quanto vale o metro quadrado da construção de alto padrão , hoje .

 Um dos três mais valorizados juntamente com Vila Nova Conceição e Campo Belo na Capital Paulistana, privilegia-se em ter uma alta cotação de possuir em sua população aproximadamente 50% da classe média contra a média na Capital de 30% com uma altíssima fonte de renda familiar por mês.

As   construtoras   modernizaram-se e são consideradas as melhores em negócios de São Paulo  , responsáveis pelo alto poder de valorização dos imóveis , empreendimentos residenciais ( 17 MIL O METRO QUADRADO ) e comerciais colaborando com a Prefeitura ,a maior arrecadação de impostos IPTU , da capital e ajudando a modificar a paisagem urbana da região.

A Culinária dos bares e restaurantes,

 Contribuiu em muito com a valorização dos imóveis na região, juntamente com os Jardins , Moema e Vila Madalena.

Localização estratégica

tatuape-13-km-do-aerop-guarulhos

Distância do final da Av. Celso Garcia até o Aeroporto Internacional de Guarulhos ,apenas 13 Km

As ligações rodoviárias com o Vale do Paraíba e Sul de Minas , acesso fácil a  Marginal Tiete e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos ,apenas 15 minutos ,beneficiando empresas que transferiram toda a sua infraestrutura administrativa para o entorno da Marginal Tietê,

 Qualidade de Vida em Decadência por culpa do poder Público

 As praças públicas, as escolas publicas , a segurança nas ruas , o asfalto , a acessibilidade nas calçadas , as ciclovias , os hospitais públicos , os postos de saúde !!!

 A Prefeitura com seus incompetentes administradores regionais e secretários ficaram bem abaixo da expectativa dos seus eleitores , que tanto pediram por Intervenções Urbanas , projetos de transito, sinalizações de solo e respeito ao cidadão , tudo em busca de uma “Melhor Qualidade de Vida’

 Modernização no Trânsito

a-i-u-tatuapc3a9

 O trânsito do Tatuapé está parando e não existe perspectiva, em curto prazo, pois o CET é muito incompetente ,as ruas se tornaram estreitas, pois existem carros estacionados dos dois lados e com mão dupla.

“Os semáforos com abertura e fechamento totalmente desatualizados com relação à quantidade de carros que circulam no bairro”.

Poder-se-ia utilizar o exemplo de Curitiba, pois o bairro com ruas perpendiculares caberia mãos únicas, por exemplo, uma rua vai e a outra vem, com mais saídas e entradas para a Radial Leste

Histórico do atual crescimento 

 “Na década de 80 o Tatuapé assumiu a condição de Bairro do Terceiro Milênio e as profundas mudanças que estariam ocorrendo no bairro testemunharam a mudança urbanística do Tatuapé, que passou de bairro predominantemente industrial para comercial e de prestação de serviços.”

O Tatuapé passou na dianteira ultrapassando o bairro da Moóca, com um crescimento acelerado diante da Zona Leste

A Zona Leste de São Paulo, com  4 milhões de habitantes, 35% da população da Cidade de São Paulo .

 A dimensão dessa região, é maior (em população), que 14 estados brasileiros individualmente: PB; ES; AM; AL; RN; PI; MT; MS; SE; RO; TO; AC; AP e RR.

A diferença é gritante, cada estado desses, embora menor que a Zona Leste, tem direito a eleger, 3 senadores, e no mínimo 8 deputados federais.

Isso sem contar, que cada um tem assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

A Zona Leste é maior que muitos países, vejam a lista, com sua população em milhões:

_ Uruguai ………………..3.5

– Panamá …………………3.2

– Jamaica …………………2.7

 – Porto Rico …………….3.7

 – Líbano ………………….3.8

O que carece o Bairro do Tatuapé

O bairro de maior crescimento da Zona Leste de São Paulo possui 3,86 m² de área verde para cada um deles, isso contando desde pequenos canteiros e jardins até grandes parques, segundo dados da SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), publicados no Atlas Ambiental de 2003 – último registro.

Este é um índice considerado baixo, já que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que o índice de área verde por região deve ser igual ou superior a 12m² por habitante urbano.

A situação torna-se ainda mais preocupante , pois a cada 5 anos o bairro recebe cerca de 50 mil novos moradores e trabalhadores , que devem ocupar os lançamentos imobiliários e dividir o mesmo ar com os habitantes já existentes.

Neste caso percebemos que pois o índice de áreas verdes não tem acompanhado o crescimento imobiliário e comercial do bairro.

A cobertura vegetal é o principal componente regulador do clima dentro do espaço e para isto dever-se-ia pensar nos próximos anos em calçadas verdes, maior área drenante nas praças públicas e incentivos a plantação de mudas de árvores na frente dos imóveis, para melhorar a Sustentabilidade e a Melhor Qualidade de Vida.

Plano Diretor

 Como toda São Paulo , o Zoneamento na maioria das quadras poderá chegar a um Coeficiente de Aproveitamento ( Ca ) ,de duas vezes a área do lote , mais a área não computável de estacionamentos mesmo acima do solo , pagando-se uma vez a Outorga Onerosa  que é a Contrapartida financeira e taxas de Compensação em construções que impactam o transito.

Fazendo-se uma vez a área do lote não se paga a Outorga Onerosa , mas deve-se obedecer a Taxas de Ocupação ( T0 ),que variam de 50 a 85% do lote , sobrando a área permeável.

Zonas próximas a Eixos de grandes avenidas, pode-se chegar a 4 vezes a área do lote, com restrição ao número de vagas por unidade ou paga-se a Contrapartida por área ou vaga a mais.

Política

Esperamos, hoje com as mudanças políticas e a troca da presidência da república, o combate a corrupção e a ida do atual prefeito João Dória Jr para o Governo do Estado e Bruno Covas assumir a Prefeitura , tenhamos esperança que tudo vai melhorar , principalmente para o nosso Tatuapé….será !!!???

Deixe seu comentário, que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe,

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s