Cidade Verde da Europa 2022 – European Green Capital

Interesse crescente em “Tornar-se Verde”

european_green_capital

A cada ano esse concurso europeu cresce de tal maneira que em 2020 será escolhida dentre 18 cidades , número recorde de  candidatas ao prêmio , “Cidade Verde na Europa”.

Zagreb 5Opinião Eng. Urb. Vagner Landi

A Sustentabilidade das cidades já virou um Campeonato em Prol do Meio Ambiente e quem leva vantagem é o Contribuinte , pagador de Impostos , que recebe em troca mais Qualidade de Vida, tão defendida em nosso Blog !!!

Os desafios do Ambiente Urbano fazem com que os cidadãos abracem juntamente com o governo os efeitos negativos das mudanças climáticas ,  sabemos que para combate-las é um trabalho ao longo prazo nas cidades em questão.

O Prêmio European Green Capital 2022 – Cidades Candidatas :

Zagreb (Croácia);

BANDEIRA zAGBREBBRASAO ZAGREB

ZAGREB 8

A Capital dos VLT’S , Poluição Sonora e do Ar na faixa próxima de zero , jardins e praças exuberantes , acessibilidade nas ruas e calçadas perfeita , fazem da capital da Croácia uma das prediletas para ganhar o título de 2022 , destaco como a primeira da lista , minha preferida dentre as 17 seguintes.

Belgrado (Sérvia);

Belgrado é a capital da Sérvia, no sudeste da Europa

Budapeste,( Hungria);

Budapeste é a cidade mais populosa da Hungria e uma das maiores cidades da União Europeia,

Dijon (França);

Dijon é a capital da histórica região da Borgonha, no leste da França, uma das principais áreas produtoras de vinho do país

Gdańsk (Polônia);

É uma cidade portuária situada na costa báltica da Polônia. 

 Grenoble (França);

Grenoble, cidade na histórica região Rhône-Alpes, no sudeste da França, está situada no sopé das montanhas entre os rios Drac e Isère. É conhecida como base para esportes de inverno,

Katowice (Polônia);

Katowice é uma cidade do sul da Polónia

Cracóvia (Polônia);

A Cracóvia, cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, é conhecida pelo centro medieval e pelo bairro judeu bem preservados

 Lyon (França);

Lyon, cidade na histórica região francesa do Ródano-Alpes, está situada na junção dos rios Ródano e Saône

Maribor (Eslovênia);

Maribor é uma cidade e município urbano da Eslovênia. A cidade de Maribor, sede do município de mesmo nome, é a segunda maior cidade do país

 Murcia (Espanha);

Múrcia é uma bonita cidade espanhola localizada na província com o mesmo nome, no sudeste do país. Destaca-se por acolher um grande número de estudantes universitários, que dão um grande colorido à cidade.

Parma (Itália);

Parma é uma cidade universitária na região Emilia-Romagna, célebre pelo queijo parmesão e pelo presunto de Parma

Pécs (Hungria);

Pécs é uma cidade e um condado urbano da Hungria, localizada no sudoeste do país, é a capital do condado de Baranya e a quinta maior cidade do país.

 Perugia (Itália);

Perúgia

É uma comuna da Itália, capital da região da Ùmbria e da província de Perúgia.A cidade tem grande antiguidade, antecedendo a época romana, estando fortemente associada à civilização etrusca. Hoje é um importante polo regional de cultura e educação.

Poznań (Polônia);

Desde 1989, que a cidade tem crescido rapidamente, principalmente por causa da dinâmica da economia privada de pequenas e médias empresas. Hoje Poznan é um dos maiores centros industriais, científicos, culturais, comerciais e desportivos da Polónia.

 Sofia ( Bulgária);

Sófia é a capital da Bulgária, uma nação dos Bálcãs. Ela fica no oeste do país, abaixo da montanha Vitocha. Os monumentos da cidade refletem mais de 2.000 anos de história, que incluem a ocupação grega, romana, otomana e soviética

Tallinn (Estônia);

Tallinn, a capital da Estônia no mar Báltico, é o centro cultural do país

Turim (Itália);

Turim está localizada no noroeste da Itália. A cidade fica na extremidade ocidental da planície do Rio Pó. É cercada a oeste pelos Alpes e a leste pelos morros de Monterrato.

A cidade é uma grande área industrial, conhecida particularmente como a sede da montadora da FIAT..

As Mudanças Climáticas , a maior preocupação das Cidades Verdes…

As mais organizadas cidades do mundo já estão se preocupando com as mudanças climáticas notórias aos últimos anos em nossas vidas, por noticiários em qualquer lugar do nosso Planeta . A educação nas escolas é muito importante pois as crianças , hoje , serão os avós de amanhã e assim se vai a nossa vida , cuidar da nossa cidade e exigir de nossos governantes o retorno dos impostos pagos principalmente no Saneamento Básico , na Saúde , na Sustentabilidade e na proteção do nosso Ecossistema das nossas cidades.

Cidades Americanas começaram a olhar a organização europeia através desses concursos de Cidade Verde Europeia , iniciado por New York

Um grande exemplo atual é a cidade de  Nova York através do seu ” Conselho da Cidade “que adotou o orçamento climático do vencedor do EGCA 2019 em Oslo 

https://engvagnerlandi.com/2017/06/25/qualidade-de-vida-na-europa-oslo-noruega-eleita-capital-verde-2019/

Os 12 indicadores principais para que uma cidade ganhe em pontos para ser uma Cidade Verde Européia;

  • Alterações climáticas: mitigação e adaptação
  • Transporte local
  • Áreas verdes urbanas que incorporam o uso sustentável da terra
  • Natureza e biodiversidade
  • Qualidade do ar ambiente
  • Qualidade do ambiente acústico
  • Produção e gestão de resíduos
  • Gestão da água
  • Tratamento de água poluída
  • Eco inovação e emprego sustentável
  • Desempenho energético
  • Gestão ambiental integrada

Localizados onde o rio Hudson encontra o Oceano Atlântico, e tendo sido atingidos pelo furacão Sandy em 2012, talvez os representantes e cidadãos públicos da cidade de Nova York tenham adquirido informações trágicas sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas?

De qualquer maneira, o Conselho da Cidade de Nova York olhou para o vencedor do EGCA 2019 em Oslo, para sua nova proposta de orçamento climático, como parte de uma série de medidas para combater as mudanças climáticas. A legislação foi apresentada ao Conselho da Cidade em setembro de 2019, com base no modelo de Oslo de orçamentar suas emissões da mesma forma que orçamentou suas finanças.

Embora seja uma respeitada capital internacional, Oslo é pequena o suficiente para testar novas soluções e grande o suficiente para que essas soluções sejam ampliadas para cidades maiores, como Nova York. Um exemplo perfeito é o seu Orçamento Climático, introduzido pela primeira vez em 2017. Uma ferramenta inovadora de governança, garantirá que Oslo atinja sua meta de se tornar uma cidade com zero emissões até 2030.

O Orçamento Climático de Oslo estabelece metas anuais de emissão. Também espalha a responsabilidade de atingir a meta em todas as agências e departamentos da cidade. O Orçamento Climático mostra quem é responsável por reduzir quais emissões, como vão fazer isso e quanto dinheiro têm para fazer isso acontecer. O orçamento climático deve ser relatado três vezes ao ano. O vice-prefeito de finanças de Oslo é responsável por seu orçamento climático.

Crescente envolvimento entre cidades dos EUA e capitais verdes europeias

Esse desenvolvimento no Conselho da cidade de Nova York reflete um crescente envolvimento entre várias cidades dos EUA e líderes ambientais na Europa, particularmente Oslo, Nijmegen e Bruxelas. Uma delegação visitante das cidades dos EUA foi recebida na Europa pela Comissão da UE em junho passado, e essa rede continua a crescer e a trocar conhecimentos e insights com as Capitais Verdes da Europa. 

Com a Comissão preparando o cenário para a manhã, cidades anteriores vencedoras do EGCA hospedaram mesas em formato de ‘café mundial’ e apresentaram aos visitantes como estavam fazendo a transição ambiental. As cidades participantes tiveram uma oportunidade valiosa de se unir às “melhores das melhores” cidades sustentáveis.

Uma cidade se aprende com a outra em busca de uma Melhor Qualidade de Vida

Representantes de cidades como Copenhague (EGCA 2014) contaram sua história de desenvolvimento de ciclismo de ‘Copenhagenisation’: incluindo como os cidadãos foram perguntados diretamente onde a infraestrutura de ciclismo era deficiente na cidade. Os visitantes da tabela de Copenhague foram mostrados como um de seus problemas agora é o congestionamento do ciclismo – resultado de seu sucesso no envolvimento com os cidadãos e na implementação de políticas e instalações para ciclismo!

Biodiversidade em Vitória-Gasteiz , impulsionou o turismo sustentável…

Vitoria-Gasteiz, que recentemente adicionou um prêmio global das Nações Unidas à sua vitória no EGCA 2012, informou as cidades de como seu trabalho em seus pântanos e cinturões verdes / gramados não cortados melhorou a biodiversidade. Localizada na fronteira do Mediterrâneo e em climas temperados, Vitória-Gasteiz está bem posicionada para uma mistura diversificada de plantas e animais. Destacando os benefícios do turismo sustentável por ser uma cidade verde, Vitória-Gasteiz disse que agora recebe mais de um milhão e meio de visitantes por ano nos parques dos cinturões verdes e conseguiu recuperar as planícies de inundação do rio

As cidades estão aproveitando as oportunidades para aprender mais umas com as outras em segundos encontros! Estamos ansiosos para ouvir mais sobre isso no futuro!

Lahti – 2021

Lahti já começou a se envolver com seus cidadãos no desenvolvimento de seu programa para o ano da Capital Verde da Europa em 2021. Recentemente, Lahti fez um pedido de financiamento para projetos liderados por cidadãos. As candidaturas bem-sucedidas serão financiadas pela cidade e serão lançadas no início do próximo ano, com o objetivo de começar a implementar todos esses projetos até julho de 2020.

https://engvagnerlandi.com/2019/07/09/lahti-finlandia-capital-verde-da-europa-2021/

Lisboa – 2020

Ansioso pelo ano de Lisboa como Capital Verde da Europa para 2020, seu prefeito, Fernando Medina, diz que o principal objetivo da cidade é envolver todos os cidadãos, todos os dias.

https://engvagnerlandi.com/2018/07/11/lisboa-capital-verde-de-2020-a-vencedora-do-premio-europeu-2020-green-capital/

Cidades Europeias ganhadoras desde 2010

  • 2021:Lahti ( Finlandia )
  • 2020:Lisboa ( Portugal )
  • 2019:Oslo ( Noruega )
  • 2018: Nijmegen ( Holanda )
  • 2017:Essen ( Alemanha )
  • 2016:Ljubljana( Eslovênia )
  • 2015: Bristol ( Reino Unido )
  • 2014: Copenhagen ( Dinamarca )
  • 2013: Nantes ( França )
  • 2012: Vitoria-Gasteiz ( Espanha )
  • 2011: Hamburgo ( Hamburgo )
  • 2010: Estocolmo ( Suécia )

Principais datas para o seu calendário em 2020!

Há muitos eventos chegando nos próximos meses. Coloque-os em sua agenda para não perder!

10 – 11 de janeiro – Cerimônia de Abertura do EGCA 2020 – Lisboa

Lisboa vai lançar o seu ano de Capital Verde da Europa – Siga @EU_GreenCapital para atualizações

18 de fevereiro – Fórum de Investimento do Pacto de Prefeitos – Bruxelas

4 de março – Cerimônia do Pacto Europeu de Prefeitos – Bruxelas

1 a 3 de abril – Conferência Global do Futuro Urbano 2020 – Lisboa

23 a 25 de abril – Encontro Planetiers World – Lisboa

20 a 21 de maio – Buzzing da Irlanda: Conferência Internacional sobre Conservação de Polinizadores – Limerick

1 a 5 de junho – Semana Verde Europeia – (Bruxelas) evento de abertura em Lisboa

4 de outubro – Conferência Internacional sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Mechelen

Deixe seu comentário abaixo que o mesmo será publicado e respondido .

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s