Fiação Aérea em São Paulo – Emaranhado de Fios – Fiação Subterrânea – Rede Globo

Veja abaixo ,matéria apresentada pela Rede Globo no Bom Dia Brasil de 21 de julho de 2014 com o Eng.Urb. Vagner Landi

LOGO GLOBO

Matéria globo

Repórter – Natalia Ariede

Natalia_Ariede_Fantastico_02

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/emaranhado-de-fios-se-multiplica-nos-postes-e-representa-risco-de-acidentes.html

026

Emaranhado de fios se multiplica nos postes e representa risco de acidentes Até em São Paulo, há poucos pontos com fios subterrâneos.

No caso de fios de eletricidade, um acidente pode provocar uma tragédia. Um emaranhado de fios se multiplica nos postes de todo o país. Normalmente são cabos de empresas diferentes que ficam presos de qualquer maneira. Até em São Paulo, na maior cidade do Brasil, há poucos pontos com fios subterrâneos. No caso de fios de eletricidade, um acidente pode provocar uma tragédia. Um homem morreu depois que o carro em que ele estava foi atingido por um fio de alta tensão, que caiu de um poste. A cidade de São Paulo tem muitos fios nos postes. Ficam embaralhados, enrolados, amarrados, pendurados. É uma imagem assustadora e o perigo é bem real. Tinha fio de alta tensão na pista. E os carros tiveram que desviar, na Avenida Nicolas Boer, na Barra Funda. A energia foi desligada, por isso a equipe do Bom Dia Brasil pôde se aproximar. O que aconteceu, provavelmente, foi por causa do vento. Um cabo acabou se encostando com outro, de alta tensão, e arrebentou. “Muito perigoso. Porque, às vezes, está até saindo faísca de fogo, a gente fica com medo”, disse Joana d’Arc, auxiliar de limpeza. Quando arrebentou, o fio encostou no poste e deixou a marca. Ninguém se machucou. Mas, na semana passada, um fio solto provocou uma tragédia, no Tatuapé, na Zona Leste.

O cabo de alta tensão atingiu um carro, que pegou fogo. Dentro, estava um casal. Elivânia Maria do Nascimento, de 29 anos, foi socorrida, mas, Nivaldo Gomes de Freitas, de 28, morreu na hora. E os emaranhados estão em toda a cidade. Rolos e mais rolos de cabos em postes, onde parece que não dá para pendurar mais nada. Não são ligações clandestinas. São os fios de eletricidade, telefonia, televisão, luz. Na Vila Olímpia, tem fiação amarrada com um pedaço de corda. Mas também sobram pontas soltas, no chão e perto da cabeça das pessoas. E muita gente não sabe qual desses cabos traz o risco de um curto circuito, um choque ou um incêndio. Agostinho Ribeiro Vieira, taxista: Ah, não dá para saber. Não sou profissional da área, então não dá mesmo. Bom Dia Brasil: Quando o senhor vê um cabo pendurado… Agostinho Ribeiro Vieira: A gente fica assustado. A Eletropaulo, responsável pela distribuição de energia, diz que a rede elétrica está dentro dos padrões de construção e operação. A empresa não tem dados específicos da cidade de São Paulo. Informa que, nos 24 municípios que atende, 7% da rede é subterrânea. A conta da prefeitura é diferente, porque soma todos os tipos de fios.

Chega a 72 mil quilômetros de cabos. “Nós estamos fazendo enterramento de fios. Não só por segurança, mas por estética, também”, afirmou Fernando Haddad, prefeito de São Paulo.

O especialista Vagner Landi diz que o custo para enterrar a fiação é alto. Mas, depois, a manutenção é mais barata. E até o risco de faltar energia é menor.

“Já existe uma lei para isso e a lei tem que ser cumprida. O embutimento da fiação poderia ser feito nas principais avenidas, porque São Paulo é muito grande. Mas que tem que ser feito, tem que ser feito”, destacou Vagner Landi, engenheiro urbano.

A mulher que estava no carro atingido pelo fio de energia continua internada em estado grave. A lei que determina o enterramento progressivo dos cabos tem oito anos. No Rio, os chamados “gatos” de luz consomem mais de 15% de toda a energia produzida no estado. Na energia que vai pra casa das pessoas esse roubo é ainda maior. No caso da energia que vai pra casa das pessoas, o desperdício chega a 42%. Isso equivale ao consumo de todo o estado do Espírito Santo por um ano. O Bom Dia Brasil visitou a comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, que lidera o ranking de ligações clandestinas na cidade. Segundo a concessionária de energia, se todos os gatos fossem eliminados, a conta dos clientes diminuiria 17%. A Polícia Civil prendeu, este ano, mais de 60 pessoas suspeitas de furto de energia. A pena varia de um a quatro anos de prisão. Apesar das leis, das prisões da polícia, os emaranhados ainda fazem parte do cenário em muitos pontos da cidade.

dubai 2012 197_001Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi

A fiação aérea de São Paulo já começou a ser um empecilho para a população paulistana pois além de agredir a paisagem urbana,afeta diretamente a acessibilidade das pessoas nas calçadas e a mobilidade urbana. O prefeito Fernando Haddad quando foi eleito disse que iria cumprir a lei na íntegra para embutimento de toda a fiação na capital paulistana,que seria uma grande bandeira na sua gestão,assim como foi a bandeira da cidade limpa na gestão Gilberto Kassab,na qual foi reeleito na época. Sabemos que o esforço a qual Haddad faz questão e a população vai apoiar totalmente tem que ter um começo com a máxima urgência,pois a fiação aérea além de ter uma manutenção cara e está sujeita a exposição das intempéries do tempo,já se tornou uma verdadeira Zona Aérea aos olhos de nós paulistanos,correndo até o risco de morte como acontecido na semana passada no bairro do Tatuapé na Rua Vilela,rua de alto padrão,onde um fio de alta tensão se rompeu,fisgando um automóvel  causando óbito de uma pessoa e ferindo outra com gravidade. Haddad vai procurar de início o apoio da iniciativa privada em parceria com a prefeitura de São Paulo e exigir da concessionária dona dos postes de São Paulo,a Eletropaulo,que recebe aluguel por ponto que são cada poste da cidade,das outras concessionárias que passam seus fios de cabeamento de TV  a cabo,telefonia,informática,etc. Este fato de receber aluguel por ponto de cada poste leva-nos a concluir que não é interessante o embutimento ou enterramento da fiação e nem retirar os famosos postes bobos que tem na capital paulistana,sabem porque ? ….. pois a Eletropaulo sempre colocou postes novos e nunca tirou os velhos,fatos vistos a olho nu nas ruas e avenidas da cidade,pois vemos lugares que em cem metros existem oito postes….Um Absurdo… e além de tudo pagamos a conta de energia mais cara do mundo. A nossa esperança é o atual prefeito e o Ministério Público , pegar esta ideia e tocar pra frente para melhorarmos a Qualidade de Vida desta cidade,tão bem defendida em nosso Blog. Veja abaixo matérias antigas que demonstram a luta deste engenheiro urbanista que tanto defende e ama esta cidade em busca da melhor classificação da Qualidade de Vida de São Paulo,que hoje está na 117º colocação entre as 220 principais cidades do mundo,onde a primeira é Viena na Áustria e a última Bagdá no Iraque.

Veja matérias abaixo publicadas em nosso Blog desde 2011,

https://engvagnerlandi.com/2013/08/12/3266/

https://engvagnerlandi.com/2013/05/16/enterramento-da-fiacao-aerea-na-cidade-de-sao-paulo-em-pauta-no-ministerio-publico-federal/

https://engvagnerlandi.com/2011/04/10/fiacao-aerea-o-grande-desafio-torna-la-subterranea/

Deixe seu comentário clicando abaixo que o mesmo será publicado e respondido, Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Fiação Aérea em São Paulo – Emaranhado de Fios – Fiação Subterrânea – Rede Globo

  1. Pingback: Revitalização da Avenida Santo Amaro – Projeto de Lei 377/2014 – Urban Revitalization in Sao Paulo – Stadterneuerung in Sao Paulo | Eng. Urbanista Vagner Landi

  2. Pingback: MINHOCÃO – Elevado Costa e Silva – Demolição ou Veículo Leve sobre Trilhos – High Costa e Silva – Demolition or Light Rail | Eng. Urbanista Vagner Landi

  3. Humberto carlberg disse:

    A matéria foi bem feita foi cerne da questão. Nao se pode remediar tem que começar dar o primeiro passo. Em Curitiba eles começaram literalmente a arrancar os cabos dos postes apos aviso previo para identificação. Como ninguém se manifestou sobrou para o consumidor. Mas deram o 1 passo.

    Curtir

    • Obrigado Humberto Carlberg por este comentário importante,vindo desta pessoa especial que é você,um grande publicitário da cidade de Curitiba e conhecedor desta linda cidade,com uma das melhores qualidades de vida.
      Nossa equipe irá citar esta sua colocação em próxima matéria.
      Agradecido
      Eng.Urb.Vagner Landi

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s