MINHOCÃO – Elevado Costa e Silva – Demolição ou Veículo Leve sobre Trilhos – High Costa e Silva – Demolition or Light Rail

Engenheiro Urbano Vagner Landi, entrevistado pela repórter Elizandra Carelli do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, sobre sua opinião técnica para a melhor solução para o Elevado Arthur Costa e Silva – MINHOCÃO – São Paulo – Capital.

Vagner com Elizandra SBT

Veja matéria abaixo – link da entrevista do engenheiro para o SBT do apresentador Cesar Filho

http://www.sbt.com.br/sbtvideos/programa/413/Noticias-da-Manha/categoria/4930/8925edc01e8166114d35398c4ed806c6.html

Foto 1Opinião eng. urb.Vagner Landi

Concordo que o Minhocão é uma aberração arquitetônica e um desrespeito a paisagem urbana da cidade de São Paulo , como ponto negativo,prejudicando os moradores do entorno.

minhocao

Do lado positivo, ajuda em muito a locomoção com automóveis do centro da cidade até o bairro de Perdizes – Zona Oeste de São Paulo.

São Paulo é uma cidade complicada e ficaria mais complicada ainda,com a demolição do elevado,pois causaria um transtorno tão grande e os gastos com esta demolição,poderíamos quitar o déficit de habitação popular na capital.

DSCN0374

Temos que conciliar vários fatores e agradar os prós e os contras ,com uma ideia que poderia ser a implantação dos Veículos Leves sobre trilhos de um lado de um pontilhão que acomodaria a ida e volta dos VLT’S  e no outro pontilhão um  Parque Verde Linear com as subestações com escadas rolantes e elevadores para descida e subida dos passageiros até a parte baixa da avenida.

Os VLT’s estão presentes nas melhores cidades do mundo,com Qualidade de Vida bem superior a nossa,pois são fáceis de instalar no próprio leito carroçável e convivem em harmonia com automóveis e outros veículos,como objetivo principal que é energia pura – poluição sonora e do ar zero e ainda estaria contemplado ao lado com um parque verde linear com pistas de ciclovias e áreas de lazer e entretenimento para os moradores locais.

Além de transitarem sobre o Minhocão, os VLT`s também iriam desde o Vale do Anhangabaú até o viaduto da Lapa pela Av.Francisco Matarazzo e Rua Guaicurus, teriam como ponto importante a recuperação urbanística da Avenida São João com os famosos bondes modernos,esta é a minha opinião para este lugar tão charmoso da cidade de São Paulo

História e Construção do Minhocão

Pca Floriano Peixoto 1

O famoso Minhocão idealizado  em 1968, quando um arquiteto do departamento de Urbanismo da Prefeitura sugeriu ao então prefeito José Vicente Faria Lima uma via elevada sobre a Avenida São João, que poderia diminuir o trânsito no local.

Faria Lima ,conhecedor dos problemas de São Paulo e idealizador de varias obras viárias de São Paulo, recusou a ideia,pois conhecia o efeito que esta obra poderia dar na paisagem urbana,pois já havia estudos em outras cidades do mundo,mas encaminhou o projeto na época para a Câmara Municipal,reservando a área para a obra,mas não em sua legislatura,mas poderia ser tocada por outro prefeito. 

Faria Lima faleceu em 1969 e foi empossado pelo regime militar o engenheiro civil Paulo Salim Maluf,que começaria sua trajetória política como um tocador de obras e foi ele mesmo quem começou a construir esta obra faraônica que recebeu o nome de Elevado Arthur Costa e Silva (FOTO) que foi um militar,presidente do Brasil ,sendo o vigésimo sétimo Presidente Brasileiro e o segundo do regime militar,homenagem de Maluf para o seu padrinho político.

Costa e Silva

A obra foi uma faca no coração dos donos de apartamentos no entorno do elevado,pois os pontilhões passam a cinco metros dos prédios,tendo 3,4 Km de extensão , ligando o centro da cidade á Zona Oeste de São Paulo.

A obra é tão imensa que foram usados mais de trezentos mil sacos de cimento,sessenta mil metros cúbicos de concreto,duas mil toneladas de aço,recebendo após finalizado uma das maiores aberrações arquitetônicas,como seu ponto negativo.

Pca Floriano Peixoto 2

Praça Floriano Peixoto com suas obras de arte,

No seu ponto positivo,resolve o problema de locomoção de muita gente,pois com o elevado é fácil transpor do centro da cidade até o bairro de perdizes em 5 minutos em horário normal,funcionando apenas durante o dia, por razões de poluição sonora e dor ar,em respeito aos moradores do entorno.

Em 31 de julho de 2014, foi aprovado um novo Plano Diretor da cidade de São Paulo, que prevê a demolição do elevado ou a transformação deste em um parque ou jardim suspenso.

Veja abaixo algumas das matéria de entrevistas do engenheiro pelas emissoras GLOBO e SBT,

https://engvagnerlandi.com/2012/05/04/cdhu-valorizacao-dos-imoveis-populares-em-sao-paulocom-gabriele-franca-do-sbt/

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=19259&t=Imoveis#.VCyt0vldWSo

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/t/edicoes/v/moradores-reclamam-de-problemas-em-predio-da-cdhu/3061631/

https://engvagnerlandi.com/2014/07/21/fiacao-aerea-em-sao-paulo-emaranhado-de-fios-fiacao-subterranea-rede-globo/

DEIXE SUA OPINIÃO EM COMENTÁRIOS,SE VOCÊ É CONTRA OU NÃO A DEMOLIÇÃO DO MINHOCÃO, clicando abaixo em deixe seu comentário,

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para MINHOCÃO – Elevado Costa e Silva – Demolição ou Veículo Leve sobre Trilhos – High Costa e Silva – Demolition or Light Rail

  1. ARQ. UBIRATAN C. PEREIRA disse:

    PARA A DESATIVAÇÃO DO MINHOCÃO, PRIMEIRO É PRECISO CRIAR UMA ALTERNATIVA, POIS SEM ELA SERÁ UM CAOS COMPLETO. NA REALIDADE, O MINHOCÃO PROPORCIONA UMA ALTERNATIVA PARA O DESLOCAMENTO LESTE – OESTE DA CIDADE NÃO SÓ OESTE CENTRO.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s