Passarela de pedestres do aeroporto de Congonhas será substituída em SP

RSCN0102Opinião Eng. Vagner Landi

Mais um esforço do engenheiro urbanista em prol da Melhor Qualidade de Vida na capital paulistana e medida acertada pelo prefeito Haddad que fez vistoria própria na passarela e confirmou os relatos que foram demonstrados pelo engenheiro Vagner Landi em matérias junto a Folha de São Paulo ( veja matérias no final de Post )

Folha_de_S__Paulo-logo-26DD817621-seeklogo_com

Passarela de pedestres do aeroporto de Congonhas será substituída em SP

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

07/08/2014  02h00

Chega ao fim a polêmica da passarela do aeroporto de Congonhas, projetada por Vilanova Artigas (1915-1985), um dos grandes mestres da arquitetura brasileira.

Depois de dez anos de discussões, promessas de recuperação e uma ação do Ministério Público de São Paulo, a deteriorada estrutura de metal não ganhará nem reforma nem adaptação, como projetos anteriores propunham.

Em vez disso, a prefeitura decidiu remover a atual travessia e construir outra passarela no lugar dela.

A obra já tem recurso alocado pela Secretaria de Planejamento, e uma licitação será aberta após o projeto ser aprovado pela comissão de acessibilidade.

1421914
“Além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto. O peso está apoiado de um lado só”, disse o engenheiro então.Na passarela que existe hoje não há rampas, e o acesso tem que ser feito por escadas. A estabilidade de sua estrutura também foi questionada em abril do ano passado pelo engenheiro civil Vagner Landi, que analisou o local a pedido da Folha e recomendou sua interdição.

Segundo ele, rajadas de vento e a trepidação dos carros que passam embaixo poderiam, no limite, levar a estrutura a desabar.

A passarela faz a ligação de pedestres do aeroporto ao bairro do Campo Belo, passando por cima da avenida Washington Luiz. É muito usada por comissários de bordo, funcionários do aeroporto e passageiros.

Em 2005, a gestão José Serra (PSDB) já havia anunciado a reforma e a adaptação da estrutura, com instalação de cobertura e elevadores.

A Infraero arcaria com 25% dos custos e a Apas (Associação dos Amigos da Passarela de Congonhas) se comprometia a bancar o restante.

A reforma não saiu do papel e, em 2010, o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação contra a obra, por entender que ela atendia a interesses privados de empresários de hotéis próximos.

O Conpresp, órgão do patrimônio histórico municipal, também já deu aval para a obra. Embora a passarela não seja tombada, ela está na área de influência do aeroporto, este sim protegido. Daí a necessidade de autorização. 

DSCN3118

DSCN3120

DSCN3116

Veja abaixo matérias no Blog do Urbanista,sobre a luta há anos que Vagner Landi junto com a Folha de São Paulo ,solicitando ao Poder Público que medidas fossem tomadas,

https://engvagnerlandi.com/2013/04/18/passarela-do-aeroporto-de-congonhas-sao-paulo-interdicao-ja-congonhas-airport-runway-sao-paulo-interdiction-now/

https://engvagnerlandi.com/2013/02/16/passarela-do-aeroporto-de-congonhas-engenheiro-propoe-interdicao-imediata-the-runway-2014-world-cup-in-sao-paulo-brazil/

https://engvagnerlandi.com/2014/06/14/aeroporto-de-congonhas-passarela-o-tapa-da-vergonha-tragedia-anunciada/

 Deixe seu comentário que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s