Opening of the 2014 World Cup in Sao Paulo
Copa do Mundo – A Esperança dos Políticos – O futuro de Itaquera na Zona Leste de São Paulo começa a partir do Mergulhão !!!
São Paulo a capital do estado de São Paulo , receberá seis partidas para a Copa 2014 , sendo a abertura no dia 12 de junho contra a boa seleção da Croácia e depois mais quatro jogos da primeira fase e um jogo das oitavas de final que acontecerá no dia 1º de julho e uma semi-final no dia 9 de julho.
Vários pontos distintos com telões para mostrar os jogos da seleção vão ser instalados na capital , que a prefeitura está prevendo cerca de 120 mil pessoas elevando o PIB da cidade de São Paulo em mais de 30 bilhões ao longo dos 10 anos.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,inaugura túnel perto do estádio do Itaquerão na zona leste da capital paulista.
A via é uma promessa para acelerar o fluxo de veículos ao longo da Radial Leste. apelidado de Mergulhão, foi liberado para o tráfego ,pois a pista do túnel no sentido centro já funcionava.
Na foto abaixo mostra pista antiga e pista atual,
Opinião, eng.urb. Vagner Landi
A obra, feita as pressas por causa da Copa do Mundo, consiste em dois túneis que vão passar por baixo do novo sistema viário feito entre o estádio Itaquerão e a estação Itaquera do Metrô.
As promessas de prefeitura e estado para incentivos para a Zona Leste não estão muito bem explicadas como tudo que está sendo feito para a Copa 2014,pois muitas obras virão por parte dos governos respectivamente.
Os dois governantes estiveram juntos na inauguração , pois serão inimigos na próxima eleição para governador ,pois Haddad colocará toda a máquina administrativa para o médico Padilha , também discípulo de Lula como Haddad que querem passar o rodo em Alckmin acabando com uma hegemonia do PSDB ao governo do estado.
Os acordos fechado com o governo do estado ,houve atraso , bem da verdade e que os dois estão dando desculpas dizendo que a s obras da avenida Jacú Pessego com a Radial Leste só ficaram prontas depois de setembro e olha lá !
A preocupação dos governantes é que haverá baderna com manifestações de Sem Terras que já estão acontecendo com ênfase ao Plano Diretor e grupos que querem saber dos gastos da Copa 2014 não só em São Paulo mas em todo o Brasil , podendo se tornar mais agravante se o Brasil não se classificar entre as fases do mundial , preocupando a segurança interna das principais cidades brasileiras.
Veja detalhe em foto das obras do entorno com viastas para o Itaquerão;
Este estádio do Corinthians foi uma armação ( no bom sentido ) muito bem elaborada pelo ex-presidente do Corinthians Andrés Sanches com o Lula na época , pensando única e exclusivamente ao coração corintiano , por sinal conseguiram uma Construtora que deu um show de engenharia num recorde de cronograma de obra abrindo caminhos para a torcida corintiana em ter seu próprio estádio e a diretoria vai pagar sua parte em menos de 20 anos como previsto ,pois a marca Corinthians é muito boa.
A população itaquerense está esperando um retorno fora do normal em relação pós Copa , e os responsáveis por esta promessa política terão que trabalhar muito ,pois a Zona Leste de São Paulo é muito grande com o maior colégio eleitoral da capital paulistana , caso contrário refletirá nas urnas para 2016.
Favelas ao entorno do Estádio do Corinthians – Itaquerão
O projeto da prefeitura , temos que torcer para dar certo pois o objetivo com estas intervenções viárias enganchadas com o motivo Copa do Mundo é atrair empresas para esta região gigantesca com mais de 4 milhões de habitantes , que são geradoras de empregos locais tanto diretos com indiretos , por outro lado a prefeitura dará isenções fiscais por vinte anos no setor de serviços , com perspectivas de gerar mais de 50 mil empregos na área do Polo Industrial de Itaquera , segundo promessa do prefeito Haddad.
Entenda bem o que é o Polo Institucional de Itaquera;
do Site Prefeitura de São Paulo;
O Polo institucional de Itaquera será um novo espaço público, que concentrará serviços públicos e um centro empresarial. Os equipamentos serão distribuídos em uma praça com 16.500 m2 de área verde e 334 árvores. O objetivo do polo é aumentar a oferta de empregos na zona leste, que abriga 35% da população de São Paulo, mas apenas 16% da oferta de postos de trabalho. Somente na subprefeitura de Itaquera vivem atualmente 524 mil pessoas.
O polo receberá instituições de ensino para a qualificação da mão de obra da região. Os estudantes terão como opção unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), da Escola Técnica Estadual (Etec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Obra Social Dom Bosco. O local abrigará ainda um Parque Tecnológico, com incubadora e laboratório.
Mobilidade
Além das obras viárias do complexo de Itaquera, a Prefeitura investe em melhorias de mobilidade em toda região. Os usuários de ônibus serão beneficiados com as intervenções no Terminal de Itaquera, que terá um novo edifício administrativo e mais 8 mil m² de área até junho, e mais 10,5 mil m² depois da Copa. A reforma beneficiará 150 mil pessoas que passam diariamente pelo local. O entorno do terminal também vai ter a via de acesso lateral duplicada, na área junto ao Shopping Itaquera.
Para a circulação de pedestres, será construída na área próxima ao metrô a maior passarela de São Paulo, ligando as alas Norte e Sul de Itaquera e dando acesso aos serviços públicos da região. A acessibilidade das calçadas também recebeu investimentos na avenida Campanella, entre a avenida Nova Radial a rua Alexandre M. Moraes; na rua Ken Sugaya, da rua Américo Salvador Novelli até a rua Colonial das Missões; e na rua Américo Salvador Novelli, a partir da rua Heitor até à rua Ken Sugaya.
As ruas do bairro também foram renovadas, com mais de 3,4 km de recapeamento. Foram beneficiadas a avenida Itaquera e as ruas Harry Dannenberg, Itapitanga e Boleeiro.
As obras incluíram ainda a revitalização de treze áreas de lazer na região, com reforma de passeios, iluminação, ajardinamento e instalação de mobiliário como mesas, bancos e playgrounds. Receberam melhorias as praças Augusto Domingues Alves Maia, Jandaíra, Vila Bandeirantes, Frei Julião Romero, Musgo de Flor, Luís Francisco Morgado, Barra do Figueiredo, Carlos Machado, Alfredo Brenner e praça das Professoras.
Esperamos que nesta guerra política tudo que acontecer seja de melhor para São Paulo , pois nunca vimos uma situação tão dramática que nossa política está atravessando com problemas de corrupção tanto na esfera municipal , estadual e federal , crise na Segurança Pública , não retorno em saúde e educação em relação aos altos impostos que pagamos , decaindo a cada ano nossa Qualidade de Vida, tão bem defendida em nosso Blog.
Conheça um pouco deste bairro simples da Capital Paulistana – ITAQUERA
HISTÓRIA DA REGIÃO
De zona rural a bairro-dormitório
A palavra Itaquera significa “pedra dura” (Ita-Aker), em guarani. O distrito foi fundado, oficialmente, no dia 6 de novembro de 1686. Antes de se tornar bairro-dormitório, Itaquera foi uma próspera área rural (leia ao lado). Os primeiros registros são de 1920, quando a Roça Itaquera era só uma área próxima à Aldeia de São Miguel. Inaugurada em 1875, a estação ferroviária foi o principal marco de desenvolvimento da região. Antes do trem a vapor, os moradores tinham de se deslocar de carroça até o centro, já que não havia comércio próximo. O centro de Itaquera era cercado por sítios, e a primeira área loteada foi na chácara Caaguassu. Dividida em lotes de 10 mil m2, foi vendida para o empresário Oscar Americano, que fez um loteamento popular urbano planejado, que hoje é a Vila Carmosina. Embora a atividade industrial e o setor de serviços tenham crescido rapidamente nos anos 2000, a economia de Itaquera não é capaz de absorver a maior parte da mão de obra da região, que depende de empregos em outros bairros mais centrais.
Itaquera em números
79% dos moradores vivem em casa
70% têm telefone
36,9 minutos é o tempo médio que os itaquerenses levam para chegar ao trabalho
56% têm animais de estimação
4% da população vai ao cinema uma vez por semana
54% acessam a internet
Fonte: Datafolha/2008
Veja abaixo matéria já publicadas em nosso Blog sobre esta fatídica Copa do Mundo que poderá elevar ou derrubar muitos políticos, que vão depender do sucesso da nossa seleção.
08/04/2011
https://engvagnerlandi.com/2011/04/08/fifa-copa-2014-preocupacao-com-obras-em-sao-paulo/
25/05/2011
21/10/1012
28/03/2013
https://engvagnerlandi.com/2013/03/28/copa-do-mundo-2014-no-brasil-estadio-do-corinthians-itaquerao/
27/06/2013
Deixe seu recado ,clicando abaixo que o mesmo será editado e respondido ,
Obrigado !!!!
Risível e horrorosa…a “história da região” apresentada aqui, é a maior fake history que já li”
CurtirCurtir
Olá José, ver matérias de 8 anos atras , é legal para sabermos se votaremos ou não nos políticos que ainda insistem na briga pelo Poder.
abs
Vagner
CurtirCurtir