Áreas Verdes e Drenantes em São Paulo diminuem índice de m2/habitantes

ÁREAS VERDES – A importância em preservar e criar áreas verdes em SP

vagner-globoOpinião Eng.Civil Urbano Vagner Landi

Muito se falou desde a administração Marta/Kassab / Haddad do planejamento de ampliar as áreas verdes na capital paulistana , mas quando se trata de propaganda política e promessa de prefeitos , não fazem nem 20% do prometido ……………..estamos acostumados!!!!

Esperamos que João Dória dedique-se a este lado tão importante para nossa São Paulo descuidada, abandonada, saqueada, pichada ,leis não decretadas….cidade parada !!!

globo-1

Veja entrevista com o eng.Vagner Landi nessa semana na Globo,

https://globoplay.globo.com/v/5426151/

A importância de áreas drenantes na capital estão presentes nas aprovações de projetos variando entre 15% a 30% conforme a Zona de Uso em áreas totalmente gramada como áreas verdes , terra batida – 100% drenantes ou com pisos drenantes especiais que contam com 50% a 70% considerados em projetos.

Debatemos muito em Audiências Públicas que as áreas drenantes precisam ser fiscalizadas após emissão do Auto de Conclusão ( Habite-se ) , pois muitas dessas áreas são pavimentadas após a emissão do documento final da obra , onde são cobertas ou pavimentadas , o que não acontece há tempo nas últimas administrações públicas.

Outra atividade que deve ser fiscalizada são os inúmeros estacionamentos na capital paulistana, que devem ter uma árvore a cada 40 metros quadrados de área impermeável/pavimentada e mais 15% de área drenante.

No novo Plano de Zoneamento aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo , que ainda não foi decretado pelo atual prefeito , nos deixa numa situação de sem controle na fiscalização e nas aprovações dos projetos na cidade de São Paulo , em conjunto com o Novo Código de Obras , também nos mesmos moldes….ainda sem definição….esta é a situação da nossa capital – Ao Deus Dará !!!

Áreas verdes são importantes para melhorar nossa Qualidade de Vida , pois nos últimos 5 anos  , de 117º para 122 º ,caímos 5 posições no ranking mundial dentre as principais cidades com mais de 200 mil habitantes e devemos cair ainda mais se o próximo prefeito não se ater a estes fatores tão importantes.

downloadGilberto Nataline

A escolha de João Dória por Gilberto Nataline ( vereador reeleito )para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente , foi muito boa e quanto a fiscalização das áreas drenantes na capital , acho eu , que deveria ser feita pela Secretaria do Verde e também sobre o plantio de árvores em estacionamentos descobertos, assim como acompanhamento de podas de árvores e replantio , necessário em muitas aprovações de projetos na capital ,procedimento travado nessa secretaria , pois muitos casos é necessário o replantio no proprio terreno.

As promessas políticas,

As metas do Plano Diretor de 2003, a prefeitura planejava uma ampliação das áreas verdes equivalentes a 33 parques equivalentes ao Ibirapuera, , onde o custo total da proposta, não poderia ser estimado pois estudos davam conta que nossa cidade apontavam para muitas áreas a serem desapropriadas, causando impacto social ……

Pura promessa política !!!….passou Marta / Kassab e Haddad

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 12 m2 de área verde por habitante.

Veja abaixo comparativos do índice de metros quadrados por habitantes em,

saopaulo006

São Paulo     com 12 milhões de habitantes e 5,2 m2/Hab

sobre-curitiba

Curitiba         com 1,9 milhões de habitantes e 64,5 m2/Hab

n-y

New York   com 8,5 milhões de habitantes e 23,10 m2/Hab

 Em 2011 fizemos essa matéria que tem um acesso diário contínuo em pesquisa mundial,

https://engvagnerlandi.com/2011/08/06/indice-de-areas-verdes-por-habitantes-nas-cidades/

Em 2013 fizemos essa matéria sobre calçadas drenantes , como devem ser construídas,

https://engvagnerlandi.com/2013/01/18/drenagem-urbana-calcadas-drenantes-calcadas-verdes-em-sao-paulo/

Acompanhe em nosso Blog as diversas matérias clicando em datas na coluna lateral direita na página principal e navegue conhecendo as várias cidades do mundo onde conhecemos e fornecemos informações , que são traduzidas em ideias para nossa cidade e para os nossos governantes.

Deixe seu comentário e sugestões para serem respondidas por nossa equipe e publicada,

Obrigado !!!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s