Fiação Aérea – Enterramento nas mãos de João Dória – Câmara Municipal de SP

DSCN1275Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi , um dos maiores defensores do embutimento/enterramento da fiação aérea na capital paulistana

A Fiação Aérea em São Paulo , parece que vai tomar um rumo bom …….. sumindo , mesmo que for aos poucos da paisagem urbana da cidade.

joao-doria

O espírito empreendedor do novo prefeito de São Paulo , João Dória , em ter a colaboração de jovens secretários e jovens administradores regionais , esperamos que farão um trabalho junto a iniciativa privada para deixar nossa cidade mais limpa e mais Linda .

oscara-freireRua Oscar Fereire – SP

Para deixar nossa cidade mais “Linda” , não há como não mexer com a fiação aérea – torná-la enterrada / embutida .

É claro que os 17 .000.000 metros lineares de cabos suspensos multiplicados pelo número de cabos de alta tensão , fiação secundária , fiação telefônica e cabos de internet esses cabos elétricos aéreos tornam-se 10 a 12 vezes mais extensos e a AES Eletropaulo que é dona de mais de 1.200.000 postes na capital ….incrível né !!!

Agora , vocês sabiam que essa concessionária fatura muito mais que R$ 100.000.000,00 por ano de aluguel de ponto por cada poste onde a fiação de outras concessionárias apoiam suas hastes !!!

dscn0808Av.Sto Amaro -SP

italia-sony-260

Pescara- Itália

Interessante que ao passar das décadas , sempre foi colocado postes novos e nunca retirado os postes velhos , basta reparar quando andamos pelas vias da capital , se repararmos com atenção veremos que em certas ruas ou avenidas avistamos até 5 a 8 postes em 100 metros de extensão , que prejudicam em muito a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida , diminuindo o espaço mínimo de 1,20 metro de área livre de passagem de pedestres , além dos equipamentos de sinalização urbana , mesas de bares e outros inconvenientes que encontramos pelo caminho.

dscn1653dscn1652

dscn1651dscn1649

dscn1648dscn1646

dscn1647

Muitas entrevistas de diretores dessas concessionárias , políticos  ou magistrados que as defendem dizem que o enterramento é uma tarefa muito cara e impossível de se realizar pela complexidade e valor por metro quadrado,estas pessoas vivem só do momento pensando em seus salários mensais e não no futuro da nossa cidade !

dscn1645dscn1644

dscn1643dscn1642

Os trechos que fotografamos hoje , são do quadrado formado da Rua Borges Lagoa , Avenida Jabaquara , Av. Idianópolis , uma verdadeira Zona Aérea

Queremos uma cidade assim,

dsc01055

Barcelona – Espanha

Entraves e Consequências

– O CUSTO PODE SER ALTO , MAS A INICIATIVA PRIVADA PODE TER POR CONTRAPARTIDA DIMINUIÇÃO DE IMPOSTOS,PROPAGANDAS NO LOCAL POR PRAZO PREESTABELECIDOS

– A INSTALAÇÃO PODE SER FEITA PRIMEIRO ANTES DE RETIRAR A FIAÇÃO EXISTENTE , POIS    A FIAÇÃO AÉREA SEMPRE ESTÁ NA MAIORIA DAS RUAS NUM LADO DA VIA , ENTÃO FAZ-SE A OBRA PRIMEIRO DO LADO QUE NÃO HÁ POSTES E DEPOIS RETIRA-SE A FIAÇÃO ANTIGA E POSTES.

– EM GRANDES AVENIDAS PODE-SE FAZER A OBRA NO CANTEIRO CENTRAL.

– EM RUAS COM NÚMERO GRANDE DE ÁRVORES PODE PASSAR PELO LEITO CARROÇÁVEL PRÓXIMO A SARJETA.

– A MANUTENÇÃO FUTURA COMPENSARÁ O INVESTIMENTO , POIS NÃO HAVERÁ MAIS PROBLEMAS COM CHUVAS , VENTANIAS , INTEMPÉRIES E OUTROS DANOS EXTERNOS COMO ACIDENTES DE TRANSITO.

– PODE-SE COMEÇAR COM AS PRINCIPAIS RUAS DE BAIRROS E GRANDES AVENIDAS DE MAIOR FLUXO DE ATIVIDADES.

Como pensam nossos pífios políticos !

A maneira de pensar de nossos políticos administradores faz com que nossas cidades vêm com o passar do tempo cair cada vez mais nos índices de Qualidade de Vida , tão bem defendida em nosso Blog ,pois a cada ano estamos caindo de um a dois pontos em relação a classificação mundial dentre as cidades com mais de 200.000 habitantes ou principais cidades mundiais.

Pode-se demorar certas obras , mas as leis e os Planos Diretores têm que ser colocados em prática , pois as esferas municipal , estadual e federal nos cobram altos impostos  e não vemos nada de retorno.

Abaixo damos como exemplo esse excelente projeto em 3D elaborado pela equipe do eng.urbano Vagner Landi da DESTAC , de uma avenida célebre da capital paulistana , Avenida Celso Garcia , dá para se ter uma ideia de como ficaria a avenida sem a fiação aérea .

https://drive.google.com/file/d/0B1L74Sh8xV7HdWNiRFdFVjJLcEE/view

globo-1

Abaixo algumas matérias com o engenheiro na Rede Globo ,

natalia_ariede_fantastico_02Matéria com Natália Ariede – Bom Dia Brasil – GLOBO

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/emaranhado-de-fios-se-multiplica-nos-postes-e-representa-risco-de-acidentes.html

andressarogeMatéria com Andressa Rogê – SPTV – GLOBO

http://globoplay.globo.com/v/2751094/

fiacao-aerea-dos-onibus-eletricos-007

Não queremos mais uma cidade assim !!!

 Deixe seu comentário , clicando abaixo que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s