Drenagem Urbana-Calçadas Drenantes-Calçadas Verdes em São Paulo
Estamos em janeiro de 2013 com a atual administração do prefeito Haddad que pegou um rabo de foguete deixada pelos secretários da antiga administração Kassab,no tocante a drenagem urbana,piscinões e calçadas verdes ou drenantes.
São Paulo é tão grande que as calçadas representam 36 mil kilometros de extensão só em calçadas,mas apenas 500 kilometros são acessíveis,outro fator desprezado pelos nossos governantes.
Os índices pluviométricos aumentam a cada ano,pois quanto mais calor em nossa cidade,mais evaporação,causando mais chuvas de verão,preocupando nossos governantes.
O grande problema em São Paulo,são as galerias subterrâneas nos bairros de São Paulo,antigas,arcaicas que não estão suportando o progresso arquitetônico devido ao aumento do potencial construtivo de edifícios comerciais ou residenciais.
Não adianta limpar apenas os bueiros,pois muitas galerias estão entupidas com diminuição do diâmetro de passagem das águas pluviais,atravancadas com matérias não degradáveis em seu interior.
As calçadas ,tão faladas por secretários da gestão anterior que faziam uma propaganda enorme sobre os pisos intertravados que drenam 50% das águas de chuva,mas de uma hora para outra,politicamente,começaram a reformar calçadas em concreto estampado que não drenam absolutamente nada,mas são entregues com maior rapidez,enganando a população desta cidade tão sofrida.
As praças dos bairros têm mais áreas impermeáveis do que permeáveis e não vemos por parte do poder público esta preocupação de contrabalancear estas medidas.
A drenagem urbana poderia ser muito maior em seu índice se houvesse bom senso entre nossos governantes em usar matérias específicos para cada região com as calçadas ecológicas ( ver matéria publicada em janeiro de 2011 no link abaixo).
As calçadas poderiam ser todas drenantes,mas corretamente reformadas,por cada contribuinte ou pela própria prefeitura,em situações como favorecendo o cidadão em reduções de impostos para quem deixasse sua frente de estabelecimento comercial ou residencial de acordo com o plano urbanístico que poderia ser criado pela prefeitura em favorecimento exclusivamente da nossa querida capital.
Uma idéia do engenheiro urbano Vagner Landi seria para todas as calçadas das praças, ruas e avenidas de São Paulo, uma faixa de 50 centímetros de grama (ver ilustração), executadas de maneira correta com acompanhamento técnico dos engenheiros e arquitetos das subprefeituras, para apenas orientar o cidadão.
O sistema é único e simples, com abertura de uma faixa com uma profundidade de no máximo um metro de profundidade numa vala tipo caixão, com pedra (brita nº 01) no fundo da vala de no mínimo 50 a 70 centímetros abaixo de uma manta especial tipo BIDIM, para drenagem da água sem deixar que as pedras se misturem com a camada de terra acima da manta e sob a grama.
Para um simples calculo de quanto que numa chuva a drenagem atuaria retendo a água, sem deixá-la ir para as galerias, ajudando na drenagem natural para o solo seria, por exemplo, num quarteirão de 100 X 100 metros, extensão de 400 metros lineares, dariam uma retenção de água de metros lineares, aproximadamente 120 metros cúbicos por quarteirão, imaginaram em toda a capital.
Imaginamos este cálculo,se um dia alcançaríamos a meta de pelo menos 1/3 das calçadas em São Paulo drenantes,12 mil kilometros,seria demais e poderia contribuir em muito para a drenagem dos nossos bairros,mas de maneira técnica e bem feita e não do jeito que fizeram na administração passada,simplesmente abrir o concreto das calçadas e nem plantar grama,plantaram e ainda falaram que era para compensação do verde urbano em torno das obras faraônicas em contra-partida !
Iniciativas que levam o bem estar e a melhor qualidade de vida para os moradores desta São Paulo tão querida,são bem aceitas por nós contribuintes,isto sim valoriza o político em relação ao seu eleitorado.
Veja link abaixo,matéria do urbanista alertando os fato há dois anos atrás.
https://engvagnerlandi.wordpress.com/2011/01/18/urbanista-propoe-ideia-simples-para-drenagem-urbana/
Pingback: Áreas Verdes e Drenantes em São Paulo diminuem índice de m2/habitantes | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Olá, boa tarde, achei muito interessante esse projeto de calçadas drenantes. Preciso fazer um jardim de inverno em um comodo na minha casa mas nao tenho tubulação passando por lá…posso fazer esse processo de drenagem para que assim eu nao precise “rasgar” o chao levando a tubulação para fora de casa.
Obrigado!!!
Josenval Borges
CurtirCurtir
Olá Josenval,estou fora do pais mas posso te ajudar qdo eu voltar após dia 18 , entre em contato pelo email : v.lando@terra.com.br
Abs
Vagner
CurtirCurtir
Pingback: Enchentes em São Paulo – Drenagem Urbana – Uma cidade difícil pra se viver ! Floods in São Paulo – Urban Drainage | Eng. Urbanista Vagner Landi
Pingback: Eng. Urbanista Vagner Landi
Boa tarde!
Gostaria de saber sobre o projeto de moradias CDHU que será construído na Rua Estevão Baião, Campo Belo (projeto espraiada). Será que vão mesmo construir essas moradias populares, próximos a condominios cujo apartamentos chegam ao custo (as vezes mais) de 1 milhão de reais? Ali tudo em volta é um luxo só. Fizeram dois blocos de apartamentos (um ra rua Iguaçu outro na Casemiro de Abreu), Moradias bem simples que espero que saibam conserva-las
CurtirCurtir
Olá DEHiz,
Na operação urbana 10% dos investimentos na OPeracao urbana,sao reservados para habitacoes populares,eta previsto em lei.
NOtadamente,iremos enfrentar uma colisão urbana/social.
Abs
Vagner landi
CurtirCurtir