São Paulo , uma cidade que cresceu desordenadamente ao fechar dos olhos de varias administrações públicas e rasgando o Código de Edificações e a Lei de Uso e Ocupação do Solo
Veja link da entrevista do eng.Urb.Vagner Landi na Rede Globo de Televisão com o repórter Renato Biazzi,
https://globoplay.globo.com/v/5426151/
Enquanto o contribuinte infrator não se conscientizar que enganar a fiscalização ou tentar esconder sua obra atrás de grandes tapumes nos dias de hoje , não vale mais a pena !
Um fator importante é a fiscalização não só nas áreas consolidadas de alto padrão , mas também nas áreas periféricas da capital paulistana , pois a lei deve ser aplicada para todas as classes de comércios , não importando que seja grande ou pequeno . A segurança nas edificações, condições de higiene e habitabilidade são muito importantes e devem ser fiscalizadas, para que todos possam regularizar suas edificações, seguindo os parâmetros do Decreto Lei nº 16.402 / 2016 – Parcelamento do Uso e Ocupação do Solo em SP – Plano Diretor Estratégico – Câmara Municipal de São Paulo
Por outro lado a prefeitura tem que investir em pessoal , maquinário , viaturas , logística para ter uma fiscalização atuante e prestadora de contas e os canais de reclamações e denuncias 24 horas no ar.
O avanço da tecnologia em celulares com fotos que entram na mídia em questão de segundo já delata o infrator e alerta a fiscalização para aplicação de sanções altíssimas que ultrapassam até o valor da obra/reforma.
Os impactos que essas obras ocasionam em bairros de grande movimento populacional em comércio principalmente nas regiões centrais da cidade, como no centro da cidade e regiões do entorno , não podem mais suportar um volume não só de pessoas como também de transito e mobilidade urbana.
O Empreendedor paulistano nunca está satisfeito em construir o que a lei lhe permite e sim sempre ultrapassar em área construída além do permitido,por isso que esses bairros vão se tornando verdadeiros formigueiros de pessoas,sem segurança , cheios de camelôs irregulares e suas edificações expostas ao perigo de um efeito dominó, colocando em risco a vida das pessoas sem Alvarás do Corpo de Bombeiros,Alvarás de Segurança das Edificações,Responsabilidades Técnicas de Engenheiros ou Arquitetos.
O Novo Projeto de Lei já aprovado na Câmara Municipal de São Paulo , estudou junto com os vereadores e Audiências Públicas vários fatores que envolvem o Impacto de Vizinhança,Potenciais Construtivos,Atividades de Uso e Ocupação do Solo,Segurança das Edificações,Áreas Verdes e Drenantes,Áreas de Mananciais.
Por isso frisamos mais uma vez que para melhorar a Qualidade de Vida nas cidades , lema principal do nosso Blog, precisamos respeitar a Lei e não peitar a Lei e teremos que deixar com esse novo Plano Diretor nossa São Paulo mais Linda !!!
Imóveis antigos demolidos da história
Temos grande esperança em nosso próximo prefeito eleito no primeiro turno – João Dória e seu novo e futuro secretário Bruno Covas , tentar deixar São Paulo no caminho certo respeitando o cidadão na Mobilidade e Acessibilidade Urbana da nossa cidade.
Varias matérias sobre a Nova Lei de Zoneamento da cidade ,podem ser visitadas em nosso Blog como essa última da aprovação da Lei na Câmara Municipal de SP.
Veja abaixo quando SP , já esboçava um crescimento desordenado,
https://engvagnerlandi.com/2014/04/05/sao-paulo-historia-em-fotos-antigas-old-photos-of-sao-paulo/
Deixe seu recado ou comentário que o mesmo será respondido e publicado,
Obrigado !!!