Passarela do Aeroporto de Congonhas -São Paulo – Interdição já ! – Congonhas Airport Runway-São Paulo – Interdiction now!

Folha_de_S__Paulo-logo-26DD817621-seeklogo_com

Folha caoa

Folha.com/131071

18/04/2013  03h00

Prefeitura vai escorar passarela abandonada em Congonhas

ANDRÉ MONTEIRO
MOACYR LOPES JUNIOR
DE SÃO PAULO

O tempo passou, intervenções urbanas mudaram a cara do entorno, mas a passarela que é o principal acesso de pedestres ao aeroporto de Congonhas continua no mesmo –e precário– estado.

Empresários tentam tirar do papel reforma da passarela

Batizada de Comandante Rolim Amaro –empresário da aviação morto em 2001–, a passagem está abandonada há pelo menos nove anos, e a situação hoje compromete a segurança.

Em 2004, reportagem da Folha mostrou a deterioração da estrutura da passarela. De lá para cá, placas caíram, grades de proteção aos pedestres foram remendadas de forma improvisada e uma delas nem existe mais.

Veja fotos no site da Folha:

http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/04/18304-veja-as-fotos-de-2004-e-2013-da-passarela-de-congonhas.shtml

O que não mudou foi o movimento, que continua intenso. A passagem é muito usada por tripulantes de companhias aéreas, funcionários do aeroporto e passageiros –Congonhas teve 16,7 milhões no ano passado.

Quem busca hospedagem ou pretende fugir das filas para pegar táxi no aeroporto também precisa cruzá-la.

“Não tem outro jeito, mas isso aqui é muito ruim. Passa um caminhão e balança tudo”, diz o auditor Pedro Ribas, 41, que pega avião em Congonhas a cada 15 dias.

DUBAI 2012 197

Eng.Urb.Vagner Landi para Folha de São Paulo

A situação é perigosa, segundo vistoria feita por um engenheiro civil a pedido da Folha. “Além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto. Ou seja, neste pilar todo o peso está apoiado de um lado só, que fica muito sobrecarregado”, afirma Vagner Landi.

O engenheiro diz que o movimento intenso de veículos na avenida provoca trepidação, que, aliada a rajadas de vento, podem, no limite, derrubar a estrutura. “Deveria ser interditada já”, diz.

Passarela

A prefeitura reconhece o problema. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras informa que “vai executar a obra de escoramento da passarela ainda este semestre”.

Segundo a pasta, a medida “visa dar mais segurança aos usuários da passarela”.

A obra tem orçamento de R$ 113 mil e prazo de 45 dias.

A passarela, projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas, autor do estádio do Morumbi, foi aberta em 1974 e depois tombada por órgãos de defesa do patrimônio histórico.

Empresários de hotéis da região tentam há anos tirar do papel um projeto de reforma já aprovado –que inclui uma cobertura e elevadores para deficientes físicos.

Em 2005, o início das obras chegou a ser anunciado, mas uma investigação do Ministério Público freou a iniciativa, por considerar que ela atendia interesses particulares.

Agora os empresários buscam apoio de personalidades ligadas à causa da acessibilidade e querem fazer um acordo com a Promotoria.

“Ninguém vai começar uma obra com uma ação em andamento”, diz Carlos Alberto Camargo, um dos empreendedores do hotel Ibis

A Secretaria de Obras diz que “está em tratativas com outros órgãos da prefeitura

Matéria na íntegra com o engenheiro Vagner Landi no site da folha:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1264522-prefeitura-vai-escorar-passarela-abandonada-em-congonhas.shtml

Abaixo veja matéria/post, publicada pelo Blog do Urbanista em 16/02/2013

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2013/02/16/passarela-do-aeroporto-de-congonhas-engenheiro-propoe-interdicao-imediata-the-runway-2014-world-cup-in-sao-paulo-brazil/

Deixe seu comentário,que o mesmo será publicado e respondido,obrigado !

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em NOTICIAS EM JORNAIS, POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Passarela do Aeroporto de Congonhas -São Paulo – Interdição já ! – Congonhas Airport Runway-São Paulo – Interdiction now!

  1. Pingback: Folha de São Paulo , 95 anos – PARABÉNS !!! | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  2. Pingback: Passarela do Aeroporto de Congonhas – Folha de Sao Paulo – Congonhas Airport runway – コンゴーニャス空港の滑走路 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. Pingback: Passarela de pedestres do aeroporto de Congonhas será substituída em SP | Eng. Urbanista Vagner Landi

  4. Carlos disse:

    Olá Eng.
    Li vosso comentario sobre as Obras da Linha Ouro-17 do metrô.Entretanto gostaria de perguntar se já foi levado em conta o prazo de entrega desta linha, o qual todos os moradores da região aguardam ansiosos, não sei se o Eng, sabe e acredito que sabe, estas obras começaram em Maio de 2011, então é muito facil perceber como esta o estagio atual e quanto falta ainda para ser inaugurada.O Governo do estado (Metro) decidiu fazer esta linha pelo sistema aéreo e não o convencional, sub-terranêo. justamente porque a primeira hipotese é mais rapida e mais barata, no entanto pelo andar da carruagem os prazos de entrega se equivalerão
    Pergunta o Eng. sabe o porque destes atrasos, e porque a Prefeitura não abre frente de obra para a continuidade da linha que nesta data as pilastras se encontram paralizadas na Av. Lino de Moraes Leme e não continuam.
    Seria de bom alvitre o eng. com sua influência na midia, propor uma reportagem ampla sobre a obra de Prolongamento da Av. Roberto Marinho e alinha 17-ouro, não acha?
    Outra coisa se a população depender do MP, não sai obra nenhuma em S.P. e o povo continua sofrendo.
    Obrigado por sua atenção e ficamos no aguardo de sua colaboração para a materia solicitada

    Curtir

    • Olá Carlos,estou agora em Split na Croácia ,além de passear,também irei levar um trabalho sobre os VLT de Zagreb capital da Croácia e mostrar para estes políticos de merda que temos em SP tanto municipal como federal que gastam dinheiro a rodo e SP está nesta situação cada vez pior.Volto dia 11 e devo entrar em contato com a redação da Globo para falar do assunto.Sua colocação é perfeita.Abs Vagner

      Curtir

  5. Pingback: Aeroporto de Congonhas –Passarela – O Tapa da Vergonha – Tragédia anunciada | Eng. Urbanista Vagner Landi

  6. Pingback: Acidente na Linha 17 – Ouro – Monorails in Sao Paulo | Eng. Urbanista Vagner Landi

  7. Heleno Zanetti disse:

    Date: Thu, 18 Apr 2013 12:30:58 +0000 To: heleno.zanetti@hotmail.com

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s