Incêndio em Favela na Penha-Zona Leste de SP-Slum fire in the East Zone of Penha-SAO PAULO

rscn8476Opinião Eng.Urb.Vagner Landi

Incêndios em favelas tornaram-se rotinas a cada três meses em São Paulo,ou por proposital ou pelos próprios moradores por razão de briga familiar ou por ligações clandestinas de eletricidade freqüentes nestes locais.

Estes locais são muito difíceis de acesso aos homens do Corpo de Bombeiros ,pois não existem rotas de fuga ou um espaço apropriado para caminhões tanque,dificultando o trabalho,por se tratar de materiais de alta combustão e botijões de gás nos barracos.

Desde levantamentos de anteriores estava prevista pela PEC – Proposta de Emenda Constitucional – 285 que 700 mil casas ou apartamentos deveriam ser entregues até este ano para suprir em parte o grande déficit de habitação popular em São Paulo.

1ruas8wwyr_5yafrkwymg_file(1)

A morosidade e as mudanças de planos da logística política em não cumprir as propostas impostas em lei,já viraram rotina neste governo que se diz democrático.

20140402185514108878e

Muitos dizem que favelas são escolas de bandidos ou o refúgio para os mesmos,mas também são moradias de alguns que já tiveram boas condições de vida e foram para o fundo do poço.

O governo não se esforça como deveria,para suprir este déficit habitacional,pois é conivente em não fiscalizar crescimentos de favelas embaixo de linhas de alta tensão,mananciais que são áreas “não edificantes” e em invasões de terrenos particulares ou praças públicas alicerçados por vereadores ou deputados que entram na defesa destas pessoas humildes em troca de votos.

ejizxn7875xpc9j456v4s3b1r

O caminho da capital paulistana parece estar afundando numa crise social,não só por falta de moradia nesta cidade que recebe todas as raças e credos,mas o social quando atinge números negativos,gera aumento da criminalidade e o mau estar entre classes sociais.

Hoje assistimos a mais um incêndio na Zona Leste de São Paulo em uma das favelas da região da Penha na Rua Aracati que fica ao lado do Viaduto Alberto Badra,importante ligação da Zona Leste e ABC paulista para as principais rodovias como Ayrton Senna,  Fernão Dias e a Via Dutra,assim como as marginais.

incendio01_20140402160343

O governo não entende que cada incêndio destes embaixo de obras de arte da construção civil podem causar danos a toda sociedade em todos os setores,que após acontecido podem paralisar por meses a reconstrução ou reestruturação dos mesmos,congestionando ainda mais o transito caótico da nossa capital.

Ainda ,estamos sujeitos a assistir tragédias piores em favelas embaixo de torres de alta tensão,como mostrado em matéria  editada em nosso Blog em entrevista do eng.Vagner Landi para a Rede Globo,que podem ocasionar um efeito dominó não só em perdas de vidas humanas como toda uma região ficar sem força,paralisando muitas atividades,principalmente hospitais e outros grandes estabelecimentos por falta de energia elétrica.

Só temos que torcer para nunca acontecer,nesta cidade de enganosos políticos !!!

Acompanhe no G1 – Globo abaixo o acontecido hoje;

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/incendio-destroi-barracos-na-zona-leste-de-sao-paulo.html

 Veja matérias editadas no Blog do Urbanista e entrevistas a anos atrás;

 https://engvagnerlandi.com/2013/12/04/favelas-em-sao-paulo-brasil-e-a-qualidade-de-vida-favelas-in-sao-paulo-brazil-and-quality-of-life/

https://engvagnerlandi.com/2011/11/15/favelas-o-submundo-da-habitacao-na-capital-paulistana/

https://engvagnerlandi.com/2014/01/12/favelas-em-sao-paulo-slums-in-the-east-zone-of-sao-paulo/

 

Deixe seu comentário clicando abaixo,que o mesmo será editado e publicado,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Incêndio em Favela na Penha-Zona Leste de SP-Slum fire in the East Zone of Penha-SAO PAULO

  1. mag disse:

    Olá, este problema continua, esta favela foi reconstruída e a cada dia surgem novos barracos, a beira da linha de trem. Pessoas vivem de forma precária na esperança de conseguir moradias melhores. Além do problema das torres de energia há também o limite do trens que podem até descarrilhar, infelizmente convivemos com a ameça de uma tragédia constante.

    Curtir

  2. Marcos disse:

    Só Complementando a informação sobre o lugar, além de ficar ao lado do elevado Eng. Alberto Badra, fica sob a rede de alta tensão que abastece a fábrica da Santher, vizinha.
    É absurda a inépcia da administração publica em com essas ocupações irregulares, em área de risco.
    Além do fato que a invasão derrubou várias árvoresem uma área extremamente carente de áreas verdes.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s