Favelas em São Paulo – Brasil e a Qualidade de Vida – Favelas in São Paulo – Brazil and Quality of Life

São Paulo , cada dia pior !!!

– Favelas , Assaltos , Trânsito  – Sem Social – Sem Educação – Sem Segurança – Sem Governo !!!

Coliseu VagnerOpinião do Eng.Urb.Vagner Landi

A colocação de São Paulo – Capital como 117º em Qualidade de Vida entre as principais cidades mundiais , está muito branda , pois do jeito que vamos , deveremos despencar para um abismo sem volta.

A política petista em defender os mais necessitados leva-nos a um problema social tremendo , onde chegamos a conclusão que pagamos altas taxas de impostos , principalmente que pertence ás classes médias e altas , em contrapartida os mesmos impostos não são revertidos em ações sociais ,  defrontando-nos a insegurança e a feiura aos olhos nus desta degradante armação visual proporcionada por esta população paupérrima que agride em muito nossa Qualidade de Vida , tão bem defendida em nosso Blog.

Os nossos jardins e canteiros de avenidas , são invadidos por pedintes , vendedores de balas sem procedência , limpadores de vidros de automóveis que nem pedem a licença para limpar e as vezes até nos agredindo verbalmente se houver reclamação , este mesmos jardins são destruídos por estas pessoas passam o dia todo em cima da grama e plantas , como mostra a foto abaixo tirada pelo urbanista na Av.Salim Farah Maluf no bairro do Tatuapé,

Av S M Maluf

Na minha concepção ,e m bairros nobres não podemos admitir favelas ,camelôs ,pedintes , pois o IPTU é calculado no padrão mais alto ,pois com estas pessoas convivendo em grande maioria aumenta cada vez mais a insegurança das pessoas , pois estas favelas moram pessoas boas ,mas dividem em número igual ou superior aos bandidos e traficantes tornando estes lugares em escolas de bandidos.

O déficit de Habitação Popular cresce a cada ano e a prefeitura e o estado não conseguem conter o crescimento destes barracos em terrenos públicos , praças públicas e até em áreas não edificantes como debaixo das Linhas de Alta Tensão que neste caso crescem a cada mês.

Capa folha 04 12

Veja matéria de hoje da Folha de São Paulo sobre o surgimento de varias favelinhas nas ruas da nossa capital , onde a prefeitura se esquiva , não assumindo a responsabilidade deste problema social que está aumentando cada vez mais , comparando a administração Haddad com a administração de Luiza Erundina , onde houve o crescimento de Camelôs ,Favelas e invasão de mananciais que foram incentivados na época por políticos que hoje são secretários da atual administração.

Cracolandia 2

Cracolandia 1

O número de pessoas que estão que estão deixando São Paulo ou se preparando para sair de São Paulo está aumentando a cada dia e São Paulo perde , pois estas pessoas são de boa família e de patrimônio , desfazendo de empresas ou mudando suas empresas para outras cidades do interior ou outros estados , enquanto as pessoas que vêm para a nossa capital são de classes abaixo da pobreza aumentando assim o problema social da nossa capital administrada pelo Partido dos Trabalhadores e seus aliados.

Favelinha surge em calçada na cracolândia, no centro de SP

Folha_de_S__Paulo-logo-26DD817621-seeklogo_com

Uma “favelinha” surgiu na calçada do terreno da antiga rodoviária de São Paulo, no coração da cracolândia.
As moradias improvisadas ficam na alameda Dino Bueno e na rua Helvétia.

Lá, cerca de cem barracos de madeira e plástico se escoram no alambrado instalado para evitar que viciados em crack tomassem conta do terreno, hoje abandonado.

Cracolandia 3

Procurada pela Folha, a prefeitura não se pronunciou especificamente sobre o surgimento da “favelinha”.

Informou que atua na região, incluindo as vias onde foram erguidos os barracos, com equipes de saúde e limpeza, além de guardas civis.

Cracolandia Barracos de usuários de drogas na alameda Dino Bueno, na região central de SP

“Os orientadores sociais realizaram 1.169 abordagens nos últimos 30 dias, que resultaram em 341 encaminhamentos para a rede sócio assistencial”, afirmou, em nota, a gestão Fernando Haddad (PT).

Além dos viciados, moradores de rua e catadores de papelão também ocupam o local. Algumas crianças circulam entre o grupo, mas ninguém soube dizer se elas moram nos barracos.

Comerciantes dizem que esses ocupantes sempre viveram ali, mas decidiram erguer os barracos após a demolição de imóveis abandonados conhecidos por “casarões do crack”.

As demolições ocorreram há dois anos, dentro da ação conjunta da prefeitura e do governo do Estado, que tinha a promessa de acabar com o tráfico na região e levar dependentes para tratamento.

Cracolandia 4

De acordo com um comerciante, apesar de haver postos da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, brigas e furtos são frequentes.

No terreno isolado pelas grades, o governo do Estado planejava construir um centro cultural com três teatros.

A área hoje tem mato alto, montes de lixo e continua sendo usada pelos viciados –também como banheiro.

O Complexo Cultural da Luz, anunciado pela gestão José Serra (PSDB) em 2008, ficaria pronto em 2010. O novo prazo agora é 2017.

Já foram gastos R$ 170 milhões em desapropriações, demolições e no projeto. O centro foi projetado pelo mesmo escritório suíço autor do estádio Ninho de Pássaro, construído para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

O complexo era para ser um dos principais equipamentos públicos da Nova Luz, iniciativa da gestão Gilberto Kassab (PSD) para revitalizar a cracolândia.

kassab-haddad-20121030-02-size-598

O plano, que custou R$ 14,6 milhões, foi engavetado por Haddad, que aposta em parcerias público-privadas para fazer edifícios.

Deixe seu comentário , abaixo , clicando em Deixar Comentário,

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s