Favelas em SP – Déficit de Moradia Popular na Capital e Região Metropolitana
A Rede Globo de Televisão tem contado com a colaboração do engenheiro urbano Vagner Landi para matérias sobre problemas técnicos na capital e região metropolitana de São Paulo, problemas que envolvem Política Urbana e Qualidade de Vida.
Veja abaixo matéria sobre a Favela do Escorpião no Jardim Itapema na região do Vale do Aricanduva subdistrito de Itaquera,que há cerca de 15 anos vem crescendo até chegar ao ponto de ocupar a área” non aedificandi “não edificante de responsabilidade da Eletropaulo.
Área Non Aedificandi – é um termo usado na engenharia civil que significa – Zona onde Não é permitido qualquer tipo de construção.
O Poder Público peca em muito na capital paulistana,subtraindo cada vez mais a Qualidade de Vida em nossa capital,não á a toa que estamos colocados na 117ª posição entre as principais cidades do mundo,devendo cair mais nos próximos nos pelo índice da Mercer Consultoria Internacional.
As invasões se não forem contidas logo no início ,crescem assustadoramente pois são muitas pessoas vindas de todas as regiões do Brasil,principalmente do Norte e Nordeste,que são incentivadas pelos políticos de lá,para que venham para São Paulo tentar uma vida melhor fugindo da seca e da fome e quando chegam a São Paulo,instalam-se em barracos paupérrimos,correndo um risco de vida tremendo,instalados como mostra na reportagem abaixo pelo repórter Tiago Scheuer do SPTV com o eng.civil Vagner Landi.
Link, em breve.ainda não disponível,
Problemas com esta invasão são considerados como mais uma Tragédia Anunciada,como muitas que presenciamos na cidade de São Paulo a beira de barrancos,próximos a leitos carroçaveis e esta sob as torres de alta tensão que podem tornar uma catástrofe não só para os que habitam o local,sujeitos a descargas elétricas mortais e também em caso de incêndios que são comuns nestes tipos de habitações que podem proporcionar o perigo há varias pessoas e desestruturar as bases das torres de alta tensão,proporcionando uma tragédia além dos limites e deixando sem energia elétrica por muito tempo,residencias,escolas,hospitais e outros estabelecimentos comerciais em todo o entorno da região.
Aqui neste país o poder público só toma providências e aplica certas leis quando a tragédia acontece e vamos rezar para que não aconteça o pior para estas pessoas que não têm onde morar,pois o déficit habitacional cresce cada vez mais em relação as ações do governo municipal,estadual e federal,só Deus sabe !
Deixe seu comentário que o mesmo será editado e publicado e respondido pelo Blog da Política Urbana e Qualidade de Vida ,
Obrigado !!!