Avenida Celso Garcia – Audiências Públicas JÁ !!!

RSCN9862eng.urb.Vagner Landi

Amigos,leitores do Blog do Urbanista,começo por dois comentários de pessoas que tenho a fiel e mais nobre admiração,pois trata-se de um professor conceituado da capital paulistana e de um engenheiro conhecedor da tradição desta Av.Celso Garcia de grande história da capital paulistana,comentários estes,no post no rodapé desta matéria publicado no início deste mês de novembro,sobre o projeto da SPTRANS e PMSP ,que deverá ser colocado em Audiências Públicas,

Jorge ZachariasProfessor Jorge Zacharias disse:

Para quê obras deste porte em uma região histórica e que pode oferecer outras soluções, muitas presentes no comentário do leitor acima? Sou a favor de revitalizar, mas com critério e eficiência. Dois fatores são decisivos para a deterioração da avenida, a fiação elétrica exposta e a quantidade de ônibus poluentes e ineficientes. Sugiro que se implante o VLT nesta extensão, circulando pelo centro da avenida com pontos de parada. Isto retiraria os ônibus da avenida que somente aportariam a ela para transbordo de passageiros do eixo VLT para os bairros vizinhos; além disto contribuiria com mais um transporte de média capacidade auxiliar ao metrô e aos trens. A via do VLT pode comportar grama em quase toda a extensão, exceto cruzamentos, o que deve se corroborado com o plantio de árvores nas calçadas, levando-se em conta a retirada da fiação externa, mantendo-se somente a rede aérea do VLT que não contribui para a poluição visual. Teríamos uma avenida agradável, com arborização e pouco investimento. No trecho histórico a presença do VLT contribui para a preservação e certamente agradará a população. Vale lembrar que este projeto apresentado privilegia o transporte sobre pneus (ônibus e carros), bem como o consumo de combustível fóssil, mantendo a poluição nos mesmos patamares.

Esta é minha opinião, parabéns pelo blog, grande abraço. Prof. Dr. Jorge Zacharias

Engenheiro Mario Teixeira de Branco. disse:

Caro colega Vagner,

Não há dúvidas que esse projeto é fantástico, em detalhes. Tudo o que alcança a visão do nobre urbanista é espetacular. Seduz ao mais ingênuo munícipe que se não se vê envolvido nessas áreas desapropriadas, porém o nobre urbanista não participa de questões fundamentais a esse contexto. Enumerando questões de altíssima relevância, atente aos pontos. 1) Para onde vão as famílias ? Ah ! danem-se. milhares de famílias moram na Celso Garcia ! É isso então ?, A divulgação desse projeto tem causado enorme mal estar em todas as pessoas que imaginam seus imóveis desapropriados. 2) Sabedores que são das indenizações pois a prefeitura não paga o que vale os imóveis, esse projeto está levando pessoas hoje a um estado de total desespero. Isso é desumano, merece e cabe uma ação na justiça de indenização por danos morais esse mal estar a pessoas que com sacrifício construíram seu patrimônio. 3) Qual o objetivo desse projeto ? Vazão de trânsito, ou embelezamento ? Quanto a vazão não há engarrafamento na Celso Garcia a não ser no horário de pico, onde muito antes desse momento e depois, as outras avenidas, Radial e Marginal estão totalmente paradas, Atente para o detalhe que há cerca de seis anos consegui junto ao departamento de trânsito a implantação de estacionamento na própria avenida, no trecho entre a s ruas Bernardo Magalhães e Vilela. Os estudos de tráfego concluíram que das 9 as 17 horas era possível e assim se fez. Um mundo de cruzamentos e semáforos e o gargalo da Penha sim prejudicam o andamento do fluxo nos horários de pico. Esse projeto vai fechar os cruzamentos e demandar alternativas para cruzar a avenida ? Afirmo que esse projeto não atenderá os objetivos a que se destina quanto a vazão. Não atenderá.4) No trecho do Tatuapé, há muito tempo não encontramos imóveis fechados, Aqui a coisa anda bem, temos todos tipos de comércio e serviços a disposição.
Vejo que falta sensibilidade e alcance de visão, pois a prefeitura está quebrada, não tem dinheiro pra nada devido os altos juros pagos pela Dívida Pública.
O prefeito Haddad agora cobra um aumento violento de impostos para tentar atender suas promessas de campanha.
A maior prioridade hoje é saúde e educação, a prefeitura está deixando um mundo de pessoas morrerem em imensas filas de espera e mal atendimento. E quanto a educação nem se fale.
Tantos são os argumentos que daria um livro.
Quer revitalizar a Celso Garcia ? Te dou a solução. A solução é um Metrô por baixo da Avenida, o que atenderia a demanda da mesma pois reduzirá e muito a circulação de ônibus e ajudará de forma definitiva a vazão da linha Leste do Metro que está no limite da sua capacidade.
Quer embelezar, faça então um projeto de” DESPOSTERIZAÇÃO”, Tire os postes da Celso Garcia e os faça subterrâneos. Simples assim.
Com certeza essas duas soluções são muito e muito mais baratas e eficientes para a resolver os problemas e principalmente não estuprará as famílias e comerciantes das áreas envolvidas.
Tenham esses homens que idealizam esse projeto de sonhos, pelo menos respeito por essa imensa população envolvida, que é todo povo da cidade de São Paulo, pois torrar dinheiro público fará faltar verbas em outras áreas, como já mencionei, em toda cidade e o cidadão que mora do outro lado da cidade pagará caro por isso.

Engenheiro Mario Teixeira de Branco.

Veja matéria do urbanista sobre VLT,

https://engvagnerlandi.com/2013/09/14/vlt-veiculo-leve-sobre-trilhos-o-charme-dos-bondes-em-sao-paulo/

VLT- Veículo Leve sobre Trilhos

vitoriagasteizt1

O Bonde do século 21 é o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos;

Estes veículos cabem muito bem em varias cidades do mundo e garantem a satisfação da população,principalmente nas principais cidades do mundo,onde a qualidade de vida é bem a frente da classificação de São Paulo – 116º,entre as principais cidades do mundo em índice populacional.

size_590_VLT1 FRANCA

VLT,é uma espécie de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais “leve” que a usada normalmente em sistemas de metrô

Vitoria-Gasteiz

Os carros elétricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer autocarro.

Matéria sobre o projeto da Av.Celso Garcia,

https://engvagnerlandi.com/2013/11/01/av-celso-garcia-desapropriacoes-projeto-sp-trans/

Deixe seu comentário e participe da discussão deste projeto que a SPTRANS quer impor pensando única e exclusivamente com os arcaicos ônibus poluentes que circulam na capital paulistana,

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s