VLT- Veículo Leve sobre Trilhos – O charme dos bondes em São Paulo

Post de Setembro de 2013

A disputa pelo Governo do Estado,está deixando São Paulo num canteiro de obras amadoras e faraônicas,entre prefeitura municipal e governo do estado,mas quem está sentindo na pele é o povo trabalhador de baixa,média e alta classe social.

DSC02488

Foto acima – Zagreb -Croácia

Geraldo e Alckmin

São Paulo,está chegando aos “Caos”,muito carros jogados nas ruas diariamente,pela facilidade de financiamentos bancários para os menos desfavorecidos,logística do transporte urbano sem o mínimo respeito ao passageiro com ônibus dentro das ruas de bairros com tamanhos anormais,muitos andando vazios em horários que não são de pico,corredores de ônibus feito nas coxas e políticos colocados em cargos que não condizem com sua formação acadêmica,mas São Paulo é isso que estamos vendo no nosso dia a dia.

spprotestopassagemonibusgabriela-bilofut1

Mas,nesta matéria vamos ressuscitar os Bondes charmosos da década de 50,que podem voltar nas ruas internas do centro da cidade ou de bairros,cruzando extremos num preço bom para todos e se possível com tarifa zero,que bom seria.

O Bonde do século 21 é o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos;

IMG_3127

Zagreb – Croácia

Estes veículos cabem muito bem em varias cidades do mundo e garantem a satisfação da população,principalmente nas principais cidades do mundo,onde a qualidade de vida é bem a frente da classificação de São Paulo – 116º,entre as principais cidades do mundo em índice populacional.

VLT,é uma espécie de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais “leve” que a usada normalmente em sistemas de metrô

Foto abaixo, Praga – Rep.Checa

DSCN0649

Os carros elétricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer auto carro.

Outras vantagens: produzem menos poluição e barulho, em muitos casos mais rápidos e numa emergência são mais fáceis de evacuar do que outros meios de transporte do metropolitano. Muitas linhas modernas de light rail aproveitam antigas linhas de comboios.

Exemplos disso mesmo verificam-se na cidade do  Porto – Portugal

Em Cidade do Porto,( fotos tiradas pelo urbanista) 

Viagem Portugal 563

Viagem Portugal 550

O VLT- Veículo Leve sobre Trilhos  é uma opção cada vez mais lembrada pelos especialistas,pois é um meio de transporte com propostas inteligentes para o trânsito em grandes cidades como São Paulo .

Em Barcelona,( fotos tiradas pelo urbanista)

DSC01056

DSC01055

Sendo um veículo elétrico, o VLT é mais silencioso e não é poluente em comparação ao BRT (Bus Rapid Transit ou corredor expresso de ônibus), por exemplo que constitui-se de veículos articulados ou bi articulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas,mas movido a óleo diesel.

BRT – Curitiba;

BRT CURITIBA

Com trilhos construídos na superfície ou em elevados, a implantação do VLT tende a ser uma opção mais barata do que a construção de linhas de metrô. “O gasto para a construção dos túneis utilizados pelo metrô é até 10 vezes maior”

Na França,

size_590_VLT1 FRANCA

Vitoria-Gasteiz na Espanha

vitoriagasteizt1

http://www.youtube.com/watch?v=FBYTegfwHts

São Paulo ,num projeto ousado do governo do estado,usara o VLT como transporte de massa,o que não é devido em outros países,pois o VLT é usado para transportes de número reduzido de passageiros e não para uma cidade megalópole com nossa Sampa.

Crédito ao VLT e críticas para corredores de ônibus.

sao-paulo-nao-investe-em-corredores-de-onibus1

Fotos 16 02 2013 044

foto-03

foto-2

Mas vamos dar um crédito para o nosso governador,pois não estará jogando para a população projetos amadores como criações de corredores de ônibus,que simplesmente pinta-se as faixas no asfalto e coloca em choque congestionamentos de automóveis ,com a redução das faixas em avenidas em horários que o pico de lotação dos ônibus,das 6:00h ás 22:00h,onde vemos que em São Paulo,nos horários das 11:00h até as 15:00h,ônibus vazios com lotação em torno de 15%. Poderia mudar esta situação em relação aos horários para uso destas faixas para automóveis.

Curta abaixo o site dos bondes em São Paulo,com agradecimento ao excelente professor – simpatia em pessoa

Jorge Zacharias– Jorge Zacharias

http://www.estacoesferroviarias.com.br/bondes_sp/bondessp.htm

A História dos Bondes em São Paulo

Bonde-em-SP

http://www.youtube.com/watch?v=Rhfjtmon5TU

Santos sai na frente em Qualidade de Vida,para índices futuros;

Santos – SP, cada vez melhor,veja projetos já em execução na Baixada Santista,com o VLT que atenderá diretamente 67 mil usuários por dia,para obras previstas para entrega em junho de 2014,pelo Governador Geraldo Alckmin.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=229268

Deixe seu comentário e se tiver fotos antigas de bondes no baú de seus avós,mande para nosso Blog ou envie uma mensagem ou comentário que enviaremos o e-mail para contato,

Obrigado,por uma São Paulo melhor !!!

O engenheiro urbano é membro colaborador do,

logo-greenbr

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para VLT- Veículo Leve sobre Trilhos – O charme dos bondes em São Paulo

  1. Jorge Zacharias disse:

    Excelentes colocações, esclarecedoras e claras. Realmente o VLT é a melhor opção para corredores de ônibus, mais seguros, econômicos, ecológicos, confortáveis e eficientes. Vamos apoiar a implantação deste sistema na cidade de São Paulo. Um pouco de investimento inicial que em curto prazo se pagará em economia e qualidade de vida para a cidade. Parabéns Vagner Landi!

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s