Post de Setembro de 2013
A disputa pelo Governo do Estado,está deixando São Paulo num canteiro de obras amadoras e faraônicas,entre prefeitura municipal e governo do estado,mas quem está sentindo na pele é o povo trabalhador de baixa,média e alta classe social.
Foto acima – Zagreb -Croácia
São Paulo,está chegando aos “Caos”,muito carros jogados nas ruas diariamente,pela facilidade de financiamentos bancários para os menos desfavorecidos,logística do transporte urbano sem o mínimo respeito ao passageiro com ônibus dentro das ruas de bairros com tamanhos anormais,muitos andando vazios em horários que não são de pico,corredores de ônibus feito nas coxas e políticos colocados em cargos que não condizem com sua formação acadêmica,mas São Paulo é isso que estamos vendo no nosso dia a dia.
Mas,nesta matéria vamos ressuscitar os Bondes charmosos da década de 50,que podem voltar nas ruas internas do centro da cidade ou de bairros,cruzando extremos num preço bom para todos e se possível com tarifa zero,que bom seria.
O Bonde do século 21 é o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos;
Zagreb – Croácia
Estes veículos cabem muito bem em varias cidades do mundo e garantem a satisfação da população,principalmente nas principais cidades do mundo,onde a qualidade de vida é bem a frente da classificação de São Paulo – 116º,entre as principais cidades do mundo em índice populacional.
VLT,é uma espécie de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais “leve” que a usada normalmente em sistemas de metrô
Foto abaixo, Praga – Rep.Checa
Os carros elétricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer auto carro.
Outras vantagens: produzem menos poluição e barulho, em muitos casos mais rápidos e numa emergência são mais fáceis de evacuar do que outros meios de transporte do metropolitano. Muitas linhas modernas de light rail aproveitam antigas linhas de comboios.
Exemplos disso mesmo verificam-se na cidade do Porto – Portugal
Em Cidade do Porto,( fotos tiradas pelo urbanista)
O VLT- Veículo Leve sobre Trilhos é uma opção cada vez mais lembrada pelos especialistas,pois é um meio de transporte com propostas inteligentes para o trânsito em grandes cidades como São Paulo .
Em Barcelona,( fotos tiradas pelo urbanista)
Sendo um veículo elétrico, o VLT é mais silencioso e não é poluente em comparação ao BRT (Bus Rapid Transit ou corredor expresso de ônibus), por exemplo que constitui-se de veículos articulados ou bi articulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas,mas movido a óleo diesel.
BRT – Curitiba;
Com trilhos construídos na superfície ou em elevados, a implantação do VLT tende a ser uma opção mais barata do que a construção de linhas de metrô. “O gasto para a construção dos túneis utilizados pelo metrô é até 10 vezes maior”
Na França,
Vitoria-Gasteiz na Espanha
http://www.youtube.com/watch?v=FBYTegfwHts
São Paulo ,num projeto ousado do governo do estado,usara o VLT como transporte de massa,o que não é devido em outros países,pois o VLT é usado para transportes de número reduzido de passageiros e não para uma cidade megalópole com nossa Sampa.
Crédito ao VLT e críticas para corredores de ônibus.
Mas vamos dar um crédito para o nosso governador,pois não estará jogando para a população projetos amadores como criações de corredores de ônibus,que simplesmente pinta-se as faixas no asfalto e coloca em choque congestionamentos de automóveis ,com a redução das faixas em avenidas em horários que o pico de lotação dos ônibus,das 6:00h ás 22:00h,onde vemos que em São Paulo,nos horários das 11:00h até as 15:00h,ônibus vazios com lotação em torno de 15%. Poderia mudar esta situação em relação aos horários para uso destas faixas para automóveis.
Curta abaixo o site dos bondes em São Paulo,com agradecimento ao excelente professor – simpatia em pessoa
http://www.estacoesferroviarias.com.br/bondes_sp/bondessp.htm
A História dos Bondes em São Paulo
http://www.youtube.com/watch?v=Rhfjtmon5TU
Santos sai na frente em Qualidade de Vida,para índices futuros;
Santos – SP, cada vez melhor,veja projetos já em execução na Baixada Santista,com o VLT que atenderá diretamente 67 mil usuários por dia,para obras previstas para entrega em junho de 2014,pelo Governador Geraldo Alckmin.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=229268
Deixe seu comentário e se tiver fotos antigas de bondes no baú de seus avós,mande para nosso Blog ou envie uma mensagem ou comentário que enviaremos o e-mail para contato,
Obrigado,por uma São Paulo melhor !!!
O engenheiro urbano é membro colaborador do,
Excelentes colocações, esclarecedoras e claras. Realmente o VLT é a melhor opção para corredores de ônibus, mais seguros, econômicos, ecológicos, confortáveis e eficientes. Vamos apoiar a implantação deste sistema na cidade de São Paulo. Um pouco de investimento inicial que em curto prazo se pagará em economia e qualidade de vida para a cidade. Parabéns Vagner Landi!
CurtirCurtir
Obrigado Professor !
CurtirCurtir