CALÇADAS-Mobilidade Urbana em São Paulo
Eng.Urb.Vagner Landi – Opinião
Procuro levar aos leitores do meu Blog,críticas construtivas para a nossa cidade em que vivemos – São Paulo – Capital,falando bem ou mal dos nossos vereadores do Legislativo ou do nosso prefeito do Executivo;
Um problema muito sério na 117ª colocada entre as cidades com Melhor Qualidade de Vida que é São Paulo-Capital,são as calçadas.Andar pelas calçadas principalmente dos bairros da capital paulistana é calamitoso.
Pensar em que todos nós,nos tornaremos cidadãos com Mobilidade Reduzida é lógico e passam-se administrações municipais e o índice diminui muito pouco,pois o retorno que a Prefeitura nos dá em relação ao que pagamos de impostos,principalmente em IPTU,é meramente piada.
O desrespeito que a antiga administração Kassab impôs ao contribuinte em pesadas multas,chegando a 6004 multas,sem direito a recurso,criticadas em matéria do urbanista em 26/02/2013,com atuação pífia da fiscalização,não instruindo e sim multando,fez com que o atual prefeito Fernando Haddad,sancionasse uma lei para corrigir este erro danoso,instruindo o contribuinte aumentando o prazo para 60 dias a contar da data da intimação para proprietários de imóveis arrumarem suas calçadas,através de fiscalização instrutiva ou denuncia pelo SAC da Prefeitura,além de anistiar as multas aplicadas desde setembro de 2009.Estas regras já estão valendo desde abril deste ano,mas não vemos mudanças até agora,continuamos na mesma!
Acessibilidade
Não há dado oficial de quantos metros quadrados ou lineares de calçada existem em São Paulo. A cidade tem 17 mil km lineares de vias. Se houvesse calçada nos dois lados de cada via, haveria aproximadamente 34 mil km lineares de calçadas.
Matéria com o Eng.Urb.Vagner Landi no Programa Via Legal na TV Cultura , https://www.youtube.com/watch?v=DzzMMNU7sLM&list=UUMMJm4lYxEh7GM4loYh6-SQ&index=331
O poder público assume a responsabilidade de oferecer informações padronizadas e pode até fazer as adaptações necessárias nas calçadas, mas a conta é do dono do imóvel. Apenas as rampas de acesso das calçadas são de responsabilidade das subprefeituras da cidade, de acordo com o site da prefeitura.
Vejam abaixo últimas matérias publicadas na Folha de São Paulo,com opinião de importantes urbanistas da nossa cidade,
http://media.folha.uol.com.br/cotidiano/2012/04/09/regras-calcada.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/137341-o-longo-caminho-por-calcadas-seguras.shtml
Abaixo matéria em fevereiro do ano ano passado,que ajudou aos nossos governantes a corrigir esta lei que estava sendo usada de maneira agressiva aos cidadãos,mas também deve ser aplicada,para a Melhor Qualidade de Vida aos pedestres que usam as calçadas da nossa cidade.
Matéria em 26/02/2012 no Blog do Urbanista
https://engvagnerlandi.com/2012/02/26/lei-15-442-de-2011-lei-das-calcadas/
Deixe seu comentário,pois este assunto é muito importante ou denuncie calçadas e mande fotos que encaminharemos a Subprefeitura local,
Obrigado,em nome da Melhor Qualidade de Vida,tão bem defendida no Blog do Urbanista
Vagner se achar interessante, veja o Grupo criado no Face: https://www.facebook.com/groups/celsogarcia.av/
CurtirCurtir
Ok Fernando vou entrar
abs
Vagner Landi
OBS: Tive acesso ao projeto faraônico da Celso Garcia que ainda não saiu na mídia,
Me ligue
CurtirCurtir