Av.Celso Garcia-Desapropriações-Projeto SP-TRANS

dubai 2012 197_001Vagner Landi

Matéria em primeira mão,sobre a Celso Garcia,atual projeto,

Engenheiro  Vagner Landi,especialista em política urbana e estratégica de cidades,opina sobre o novo projeto de revitalização da Avenida Celso Garcia, que na verdade deve ser mais uma promessa louca desta atual administração publica ,pois quando há muita desapropriação desagrada a opinião publica !!!

avenida-celso-garcia-1960

A Celso Garcia dos anos 60,principal ligação para a ZL.

A Celso Garcia,avenida esquecida há varias administrações passadas,desde a gestão Faria Lima,toma força na atual administração num projeto faraônico ,que irá desde o Parque D.Pedro até o Jardim Antonio de Andrade na Ponte Rasa,que além de melhorar o fluxo de ônibus,automóveis,motos e bicicletas,revitalizará toda a região,eliminando imóveis degradados ao entorno destas avenidas.

Celso Garcia 2

Celso Garcia 3

O projeto apresentado pela SP-TRANS,contempla desapropriações desde o Largo da Concórdia até a Ponte Rasa,rasgando as avenidas Celso Garcia,Rua Cel Rodovalho,Av.Penha de França,Av.Cangaiba,Av.Gov.Carvalho Pinto,Av.S.Miguel até o Jardim Antonio de Andrade.

Celso Garcia 1

Celso Garcia 5

Celso Garcia 6

O eixo maior de desapropriações será realmente a Avenida Celso Garcia com vários desvios devido a edificações de grande porte e novos empreendimentos em construção,para vários pontos de parada e ultrapassagem de linhas de ônibus que serão direcionadas para pontos específicos,evitando assim filas de ônibus.

Celso Garcia 4

Landi,questiona sobre o bairro da Penha,

Varias desapropriações, poderiam ser evitadas, com a construção de um Túnel  que passaria sob o Centro Histórico da Penha,pois o local é favorável para este tipo de obra,Ideia de projeto de sua autoria.

Nota: Ver Post’s publicados em varias matérias no Blog do urbanista no final deste artigo,

Outro ponto importante do projeto são as estações de ônibus,onde o passageiro entrará em subestações com ar condicionado e único lugar para subir e descer com corredor de ônibus exclusivo com faixa à esquerda com pavimento rígido em toda extensão.

Desde o Tatuapé até a Ponte Rasa teremos 21 estações de paradas da SPTRANS com paradas no canteiro central,que são as seguintes:

Estação Felipe Camarão,Simas Pimenta,Santo Elias,Caetano Perrella,Antonio de Barros,Terminal Aricanduva,Benedito de Camargo,Metrô Tiquatira,Cangaíba,Vila Londrina,Cel.Meireles,Tiquatira,Vila Vidal,Terminal Ponte Rasa,Vigília,Conceição do Rio Verde,Embira,Arthur Friedenried,Lucio de Arruda Leme,Boturussu e Jardim Antonio de Andrade.

Pontos positivos do projeto do executivo da Prefeitura da Cidade de São Paulo:

– Calçadas largas,acessíveis e arborizadas,com mobiliário urbano,piso tátil,inclinação 3%,rebaixos do meio fio para pedestres.

-Faixas de ultrapassagens nas paradas para linhas expressas,semi expressas e paradoras,

-Faixas exclusivas de ônibus,à esquerda,junto ao canteiro central para dar mais velocidade ao ônibus,sem interferências com o Trânsito,

-As estações serão amplas e confortáveis,plataformas em nível e informações em tempo real,

-Ciclovias bidirecional,não colocando o ciclista junto com os automóveis e ônibus,

-Os espaços públicos serão qualificados e aproveitados para descansos e pequenas áreas de lazer ,

– As tipologias de paradas serão em Plataforma central com embarque e Desembarque em ambos os sentidos,

Pontos negativos não em relação ao projeto,mas sim como estes projetos são jogados imediatamente ao contribuinte:

Ausência de Audiências Públicas para mostrar o projeto a população local que será afetada ou beneficiada com a obra,que não são divulgadas e quando são em horários inadequados ao trabalhador,

Existem  Operações Urbanas previstas no Plano Diretor,como Celso Garcia e Amador Bueno,que este projeto deveria sem contemplado nelas e não está sendo,pois ainda não saíram do papel.

Sem VLT, não dá !!!

DSCN2474_1121VLT em Roma – foto tirada pelo urbanista em outubro/2013

A Av.Celso Garcia poderia contemplar O Bonde do século 21 é o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos,estes veículos cabem muito bem em varias cidades do mundo e garantem a satisfação da população,principalmente nas principais cidades do mundo,onde a qualidade de vida é bem a frente da classificação de São Paulo – 117º,entre as principais cidades do mundo em índice populacional,VLT,é uma espécie de trem urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais “leve” que a usada normalmente em sistemas de metrô,e os carros elétricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer autocarro.

DSC01055

VLT em Barcelona -foto tirada pelo urbanista em novembro/2012

OBS: Veja o espaço que ele ocupa em relação ao espaço usado para pedestres,bicicletas,automóveis.

– O conflito psicológico de quem tem seus imóveis lindeiros a estas avenidas que serão ou não desapropriados,como pessoas que moram há décadas na mesma casa e terão que sair para lugares,deixando para trás sua história,

– Quando e como serão avisados da desapropriação,pois o projeto contempla sua finalização de obra em 2016,

– Impacto no transito durante o período de obra em ano de Copa do Mundo.

Landi é a favor desta obra e não espera que seja mais um projeto eleitoreiro que não saia do papel,mas que seja bem explicado a população local e que faça Audiências Públicas de demonstração do projeto e participação direta dos interessados e que as indenizações de desapropriações sejam justas e pague pela área construída os imóveis de acordo com o metro quadrado de cada região ,pois com o aumento de IPTU para o próximo ano favoreceria que será desapropriado.

Veja abaixo a luta do eng.urb.Vagner Landi junto aos Conseg’s e Associação Comercial de São Paulo em defesa da avenida Celso Garcia e imediações,em anos passados.

https://engvagnerlandi.com/2010/06/11/operacao-urbana-celso-garcia-e-av-conselheiro-carrao/

https://engvagnerlandi.com/2013/04/04/avenida-celso-garcia/

https://engvagnerlandi.com/2013/02/23/avenida-celso-garcia-corredor-de-onibus-na-gestao-fernando-haddad/

https://engvagnerlandi.com/2012/07/04/avenida-celso-garcia-mais-oito-anos-se-passaram-e-nada/

Participe,deixe seu comentário que o mesmo será publicado,respondido e editado,

Obrigado,por uma Zona Leste melhor!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para Av.Celso Garcia-Desapropriações-Projeto SP-TRANS

  1. Bom dia Eng.Vagner, li o seu artigo sobre o corredor de ônibus-Av.Celso Garcia-Ponte Rasa. Sou morador da Penha e estou preocupado com as desapropriações, ex- Rua Manoel Dantas e Praça Micaella, Grato, Carlos

    Curtir

    • Ola Carlos,acho que este projeto não será mais executado ,pois a prefeitura de SP está falida , o que eu acho excelente pois seria uma obra faraonica para a regiao. Somos a favor da implantação dos VLTs em SP , e revitalização urbanística para a região.
      abs
      Vagner

      Curtir

  2. Marcos Thomazetti Souza disse:

    Olá Wellington…
    Também acreditei na tal revitalização da Celso Garcia e comprei um apartamento no Ecolife Tatuapé na própria avenida; Como escreveu o Eng. Vagner, o projeto do corredor de ônibus anunciado pela PMSP, não passou de um delírio megalomaníaco do prefeito, que acabou por ser barrado pelo Tribunal de Contas.
    Mas fiquei feliz em saber que um novo projeto está sendo desenvolvido para nossa região, que há mais de 30 anos sofre com a deterioração de imóveis, comércio e abandono pelo pod
    er público!
    Quem sabe ainda tenhamos orgulho de morar aqui na região, que parece nem pertencer ao tão badalado e progressista Tatuapé!
    Abraços

    Marcos

    Curtir

    • Marcos , na proxima edição da Gazeta do Tatuapé, sairá um breve enunciado deste projeto que estamos elaborando , profissional, para interesse de algum partido político para a proxima campanha eleitoral, que sabe.
      Ele será publicado em exclusividade na Folha e São Paulo , para aparecer bem na mídia e mexer com estes políticos.
      abs
      Vagner
      http://gazetavirtual.com.br/

      Curtir

  3. Wellington disse:

    Olá Vagner! Comprei um imóvel na Avenida Celso Garcia recentemente, próximo ao shop Boulevard Tatuape. Um dos argumentos do vendedor foi exatamente essa revitalização e obras da SPTrans, dito como aprovada. Como faz um tempo que postou sobre esse assunto, gostaria de saber se realmente está evoluindo para o início dessas obras ou se continua não passando de ilusões aos moradores? Obrigado!!

    Curtir

    • Otimo , vc ter comprado um imóvel nesta região, mas quanto ao projeto da SPTRANS, não deve sair e também não seria bom, pois é um projeto político que a prefeitura nao tem condiçoes de executar…..coisas do PT.
      Mas de qquer maneira ótima aquisição e estamos trabalhando em cima de um projeto da Celso Garcia para revitalização e implantação de VLTs na avenida inibindo a poluição aerea , sonora e do ar.
      Em breve saira em exclusividade para a Floha de SP e um breve enunciado na Gazeta do Tatuapé do dia 13/09
      abs
      Vagner

      Curtir

  4. dalton disse:

    Olá amigo sou morador da pe. Benedito de camargo, como saber se minha casa corre o risco de ser despropriada? Por gentileza onde encontro essa informação? Obrigado. Abçs.

    Curtir

    • Não sei se informar ,pois sou completamente contra este projeto e também não deve sair,pois desapropriações ficam muito caro e a população local vai se revoltar e os vereadores da região também estão se mobilizando.
      O melhor é comparecer na Subprefeitura da Moóca e agendar com o Subprefeito para tal informação.
      abs
      Vagner

      Curtir

  5. Marcos Peres disse:

    Olá, Vagner no caso da Av.Gov.Carvalho Pinto, como seria implantado o canteiro central tendo em vista que as pistas são separadas,vai ser ocupado espaço do pq. linear, grato

    Curtir

    • Ola Marcos,nao sei lhe informar,pois sou completamente contra este projeto pífio da SPTRANS
      Esta semana sai uma materia comigo sobre minha ideia de projeto com implantaçao dos VLT – Veiculos leves sobre trilhos,no jornal Imprensa Leste e também enviei para a Folha de Sao Paulo
      abs
      Vagner Landi

      Curtir

  6. E então serão preservadas tranqueiras de fanáticos como esse rídículo Templo de Salomão. A história das pessoas que construiram a cidade dane-se! É tudo deles.

    Curtir

  7. Vagner, Bom dia.

    Como está o andamento desse projeto, já foi aprovado e tem data definida para iniciar ?

    Um grande abraço.
    Rogério Monteiro
    Blog Imóveis & Tecnologia

    Curtir

  8. THIAGO DOS SANTOS DA SILVA disse:

    Bom dia Vagner.

    Atualmente pela Avenida Celso Garcia passam linhas de trólebus. Esta via possui toda infraestrutura suficiente para a operação desses veículos. Da mesma forma que o Bonde evoluiu para o VLT, os trólebus também evoluíram muito sendo amplamente utilizados em boa parte doa países europeus.

    Não seria interessante então manter os trólebus em circulação?

    Curtir

    • Olá Thiago,sem duvida a Av. Celso Garcia,Trólebus,VLT,TODOS NÃO POLUENTES,embutimento da fiação,revitalização de todo o entorno,mas precisamos de Audiências Públicas com a participação da população e não deixar aprovarem um projeto que não atenda o que a população local entenda.
      abs
      Vagner Landi

      Curtir

  9. Marcos Galesi disse:

    Sou um defensor do trolebus, mas também defendo o VLT, o importante é que a CELSO GARCIA seja REQUALIFICADA A TEMPO, e quero VIVER E VER estas mudanças, o KASSAB poderia ter feito, mas infelizmente NÃO O FEZ, agora tem que tirar logo do papel chega de BLÁ, BLÁ BLÁ.

    Curtir

    • Olá Marcos, vamos ver se desta vez vai,mas precisamos ter acesso a este projeto em Audiencias Publicas para ver se realmente além do projeto saia tambem a Reviatlização da Região.
      abs
      Vagner

      Curtir

  10. Marcos Thomazetti de Souza disse:

    Caros Senhores:
    Dentro de minha ignorância a respeito do assunto em questão – não sou arquiteto ou engenheiro , mas sou um morador da Avenida Celso Garcia – vejo com muito bons olhos o projeto dos corredores de ônibus e a revitalização do entorno da avenida em questão.
    Discordo também quando se diz que no trecho da Salim F Maluf até a Penha não haveria necessidade de desapropriações: Não existe muita coisa além de imóveis e terrenos abandonados ou transformados em cortiços, botecos e ¨bocas de fumo¨!
    Seguramente quem mora naquelas precárias condições não são proprietários dos imóveis; São inquilinos ou invasores. O valor da desapropriação será paga aos reais proprietários que não dão a mínima para quem aluga seus cômodos literalmente caindo aos pedaços. Tenho certeza que qualquer valor pago será bem vindo.
    Infelizmente posso ter uma visão romântica disso tudo, mas me dói acordar toda manhã e deparar com calçadas, asfalto, prédios e terrenos totalmente abandonados. Torço para que o tal projeto saia do papel!
    Saudações a todos!

    Curtir

    • Marcos,concordo com tudo que você falou,só acho na minha opinião que o trecho entre o Largo da Concordia até a S.F.Maluf é o mais precário e deveria ser desapropriado na maioria em relação ao trecho alto e que deveria ter desapropriações em torno das principais passagens como a Rua Tuiuti,Bibioteca,Rua S Jorge,R. Antonio de Barros e Aricanduva que sao passagens principais e que deveriam ser transpostas por cima ou por baixo.Esta é a minha opinião,mas meu amigo já estou de saco cheio há tempo pois falamos,participamos de Conseg’s que não conseguem nada e vamos continuar com o mesmo embrólio,na minha opinião.
      Abs e Feliz Ano Novo e obrigado pelo comentário
      Vagner Landi

      Curtir

      • Marcos Thomazetti de Souza disse:

        Infelizmente ( ou não) sou um sonhador incorrigível e ainda espero viver para apreciar a Av Celso Garcia revitalizada! Quem sabe com a cara de Av Paes de Barros na nossa vizinha Mooca??
        Grande abraço e vou continuar lendo suas publicações, que aliás, são interessantíssimas!
        Ótimo 2014 para todos nos!

        Marcos

        Curtir

      • Vamos sonhar juntos pois com a atual administração acho que não teremos muita esperança

        Curtir

  11. Eng. Luz disse:

    Vamos lá pessoal…. coisas novas vamos revitalizar a Av. Celso Garcia, temos que ver coisas modernas coisas velhas ficam no Museu.

    Curtir

  12. Jorge Zacharias disse:

    Para quê obras deste porte em uma região histórica e que pode oferecer outras soluções, muitas presentes no comentário do leitor acima? Sou a favor de revitalizar, mas com critério e eficiência. Dois fatores são decisivos para a deterioração da avenida, a fiação elétrica exposta e a quantidade de ônibus poluentes e ineficientes. Sugiro que se implante o VLT nesta extensão, circulando pelo centro da avenida com pontos de parada. Isto retiraria os ônibus da avenida que somente aportariam a ela para transbordo de passageiros do eixo VLT para os bairros vizinhos; além disto contribuiria com mais um transporte de média capacidade auxiliar ao metrô e aos trens. A via do VLT pode comportar grama em quase toda a extensão, exceto cruzamentos, o que deve se corroborado com o plantio de árvores nas calçadas, levando-se em conta a retirada da fiação externa, mantendo-se somente a rede aérea do VLT que não contribui para a poluição visual. Teríamos uma avenida agradável, com arborização e pouco investimento. No trecho histórico a presença do VLT contribui para a preservação e certamente agradará a população. Vale lembrar que este projeto apresentado privilegia o transporte sobre pneus (ônibus e carros), bem como o consumo de combustível fóssil, mantendo a poluição nos mesmos patamares. Esta é minha opinião, parabéns pelo blog, grande abraço. Prof. Dr. Jorge Zacharias

    Curtir

    • Professor Zacarias ,temos que brigar por Audiências Públicas para rever este projeto faraônico e nossa presença é muito importante conjuntamente com associações de bairros ,Conseg’s Tatuapé,Parque São Jorge,Moóca,Associação Comercial e não deixar que a prefeitura e SPTRANS venham pensar apenas em ônibus e deixar o VLT de lado,você tem toda a razão.Concordo com o projeto para esta região mas que contemple VLT principalmente e tire estes ônibus poluentes a diesel e que não saia escondido pegando todos de surpresa.
      Alerta ao prefeito Haddad !!!

      Curtir

  13. Engenheiro Mario Teixeira de Branco. disse:

    Caro colega Wagner,
    Não há dúvidas que esse projeto é fantástico, em detalhes. Tudo o que alcança a visão do nobre urbanista é espetacular. Seduz ao mais ingênuo munícipe que se não se vê envolvido nessas áreas desapropriadas, porém o nobre urbanista não participa de questões fundamentais a esse contexto. Enumerando questões de altíssima relevância, atente aos pontos. 1) Para onde vão as famílias ? Ah ! danem-se. milhares de famílias moram na Celso Garcia ! É isso então ?, A divulgação desse projeto tem causado enorme mal estar em todas as pessoas que imaginam seus imóveis desapropriados. 2) Sabedores que são das indenizações pois a prefeitura não paga o que vale os imóveis, esse projeto está levando pessoas hoje a um estado de total desespero. Isso é desumano, merece e cabe uma ação na justiça de indenização por danos morais esse mal estar a pessoas que com sacrifício construíram seu patrimônio. 3) Qual o objetivo desse projeto ? Vazão de trânsito, ou embelezamento ? Quanto a vazão não há engarrafamento na Celso Garcia a não ser no horário de pico, onde muito antes desse momento e depois, as outras avenidas, Radial e Marginal estão totalmente paradas, Atente para o detalhe que há cerca de seis anos consegui junto ao departamento de trânsito a implantação de estacionamento na própria avenida, no trecho entre a s ruas Bernardo Magalhães e Vilela. Os estudos de tráfego concluíram que das 9 as 17 horas era possível e assim se fez. Um mundo de cruzamentos e semáforos e o gargalo da Penha sim prejudicam o andamento do fluxo nos horários de pico. Esse projeto vai fechar os cruzamentos e demandar alternativas para cruzar a avenida ? Afirmo que esse projeto não atenderá os objetivos a que se destina quanto a vazão. Não atenderá.4) No trecho do Tatuapé, há muito tempo não encontramos imóveis fechados, Aqui a coisa anda bem, temos todos tipos de comércio e serviços a disposição.
    Vejo que falta sensibilidade e alcance de visão, pois a prefeitura está quebrada, não tem dinheiro pra nada devido os altos juros pagos pela Dívida Pública.
    O prefeito Hadad agora cobra um aumento violento de impostos para tentar atender suas promessas de campanha.
    A maior prioridade hoje é saúde e educação, a prefeitura está deixando um mundo de pessoas morrerem em imensas filas de espera e mal atendimento. E quanto a educação nem se fale.
    Tantos são os argumentos que daria um livro.
    Quer revitalizar a Celso Garcia ? Te dou a solução. A solução é um Metrô por baixo da Avenida, o que atenderia a demanda da mesma pois reduzirá e muito a circulação de ônibus e ajudará de forma definitiva a vazão da linha Leste do Metro que está no limite da sua capacidade.
    Quer embelezar, faça então um projeto de DESPOSTERIZAÇÃO, Tire os postes da Celso Garcia e os faça subterrâneos. Simples assim.
    Com certeza essas duas soluções são muito e muito mais baratas e eficientes para a resolver os problemas e principalmente não estuprará as famílias e comerciantes das áreas envolvidas.
    Tenham esses homens que idealizam esse projeto de sonhos, pelo menos respeito por essa imensa população envolvida, que é todo povo da cidade de São Paulo, pois torrar dinheiro público fará faltar verbas em outras áreas, como já mencionei, em toda cidade e o cidadão que mora do outro lado da cidade pagará caro por isso.

    Engenheiro Mario Teixeira de Branco.

    Curtir

    • Mario,concordo plenamente com vc,e acho que este projeto é eleitoreiro e precisará de varias Audiências Publicas para a sua aprovação e muitas acoes correrão na justiça .Sou a favor de um projeto que contemple a Operação Urbana ,pois com O.U.todo o entorno valorizará,pois o potencial construtivo vai para 4 vezes a área do lote,
      Sou a favor do VLT,presente em todas as principais capitais europeias que é uma energia limpa e segura e convive naturalmente com os automóveis.
      Quanto as desapropriações,sou a favor ao trecho do Largo da Concordia ate a Av.S.F.Maluf. O trecho a partir da S.F.M. não há necessidade de desapropriações,apenas de passagens subterrânea na Rua Tuiuti e Antonio de Barros e também do possível Túnel que passaria sob o Centro Histórico da Penha ,vc sabe que defendo há tempo.
      Mario vamos estar juntos nessa briga e quero ajudá=los pois tenho conhecimento como vc da região e não deixar que idiotas de plantão,que não sabem da historia de quem mora no bairro e dos problemas que não são os mesmos da periferia pós Penha.
      O Tatuapé é grande e o Parque S.Jorge faz parte dele.
      Obrigado pelo comentário e vamos nos encontrar para saber direito sobre este projeto que está debaixo dos panos,tipico da administra,ao PT.
      ABS
      VAGNER LANDI

      Curtir

    • robson bertezini disse:

      Concordo.A solução definitiva é o metrô.Existe um projeto de metrô para a Celso Garcia.Ele chegou a ser levado até Brasília,por parte da bancada paulista, na época do Kassab,com previsão de um orçamento inicial,mas não foi pra frente.Não sei porque não foi pra frente.Implantar corredores de ônibus , com plataforma de pré-embarque,como devem ser os bons corredores talvez não dê conta da demanda.Não sou especialista na área,mas será que há espaço para fazer corredores nessa avenida, da forma que eles devem ser? No mais ,a a avenida precisa de uma revitalização completa, com paisagismo,mais iluminação,postes subterrâneos e etc…

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s