Engenheiro Urbanista Vagner Landi foi o palestrante no dia 10 deste mês na Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo
Objeto da Palestra: Operação Urbana Celso Garcia
Projeto de Revitalização da Av. Conselheiro Carrão
Landi deu início à palestra explicando o termo técnico entre Operação Urbana e Área de Intervenção Urbana.
OPERAÇÃO URBANA: As Operações Urbanas Consorciadas são o conjunto de medidas coordenadas pelo Município com a participação dos proprietários,moradores,usuários permanentes e investidores privados,com o objetivo de alcançar transformações urbanísticas estruturais,melhorias sociais e a valorização ambiental notadamente ampliando os espaços públicos,organizando o transporte coletivo,implantando programas habitacionais de interesse social e de melhorias de infra-estrutura e sistema viário,num determinado perímetro.
ÁREA DE INTERVENÇAO URBANA: São porções de territórios de especial interesse para o desenvolvimento urbano, objeto de projetos urbanísticos específicos, nos quais poderão ser aplicados instrumentos de intervenção, previstos na Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001-Estatuto da Cidade, para fins de regularização fundiária, execução de programas e projetos habitacionais de interesse social, constituição de reserva fundiária, ordenamento e dimensionamento da expansão urbana, implantação de equipamentos urbanos e comunitários, criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes, criação de unidades de conservação ou proteção de outras áreas de interesse ambiental.
Operação Urbana Celso Garcia,uma avenida esquecida desde o governo Faria Lima,que na opinião do engenheiro não houve até hoje um prefeito ao nível de Faria Lima,que em quatro anos de prefeitura começou as obras do Metrô, abriu as marginais, Avenida Sumaré, 23 de Maio, Rubem Berta,Av. Radial Leste,Av. Rebouças, ergueu o MASP,tudo em apenas 4 anos,fantástico !!!
Landi demonstrou com fotos a degradação da avenida com imóveis fechados,asfalto em má conservação,calçadas sem acessibilidade,iluminação precária,deixando os presentes abismados com o apresentado.
Projetou o lugar como um importante eixo de ligação do centro da cidade até o bairro da Penha que também está contemplado com uma Operação Urbana que é a Amador Bueno,também esquecida no tempo.
Vários imóveis encontram-se degradados nas duas avenidas sendo propícios a desapropriação em seu entorno,viabilizando a maior fluidez para ônibus,automóveis,faixas para motos,bicicletas e até implantação de monotrilho,pois o espaço comportaria em projeto que tem que ser elaborado pelo executivo do governo com a opinião popular em Audiências Públicas.
ladeira da Penha no bairro histórico de Sampa
Landi tem uma idéia de projeto fantástica que aliviaria o centro do bairro da Penha recuperando os prédios históricos ,eliminando o fluxo contínuo de ônibus e automóveis proporcionando maior atrativo turístico para o centro da Penha que é a interligação de uma Operação Urbana a outra,Celso Garcia com Amador Bueno,com um túnel que teria início na Ladeira da Penha até a Avenida Amador Bueno logo após o Cemitério da Penha,evitando muitas desapropriações,com apenas 1540 metros de comprimento,aliviando o tráfego intenso daquela região.
Detalhe vista aérea do início do Tunel Nossa Senhora da Penha na Ladeira da Penha até a Av. Amador Bueno da Veiga,logo após o Cemitério da Penha com apenas 1540 mIsto tudo, Landi deixou bem claro que são idéias para contribuir com o poder público para que coloquem em prática com a participação popular para a melhor qualidade dos bairros da Zona Leste de São Paulo.
Vagner Landi e sua sócia a Arqta Paula Zanelato
Outro assunto em pauta foi o projeto apresentado oficialmente da Av.Conselheiro Carrão elaborado por Landi e sua equipe,entregue na época para o subprefeito Vicente Marques,o qual já está na Secretaria de Infra Estrutura da Prefeitura para análise há dois anos.
Alguns comerciantes presentes criticaram o projeto,pois foi excluído o estacionamento ao longo da avenida de ambos os lados para seis pistas de rolamento sendo duas para ônibus e quatro para automóveis,com alinhamento padrão para as calçadas,reforma do mobiliário urbano,revitalização urbanística dentro dos padrões prefeitura.
Quanto ao estacionamento Landi argumentou que o pedido do subprefeito foi para fluidez melhor do transito que é um fato agravante hoje nesta avenida e o aproveitamento melhor de espaços perdidos, mas pode-se mudar o projeto para que seja implantado estacionamento de ambos os lados para satisfazer os comerciantes antigos da região, mas por outro lado prejudica a fluidez do transito,pois hoje o comércio está jogando estacionamento para dentro do estabelecimento tendo a seu favor o rebaixamento de 50% da guia em frente de sua loja.
A visão que Landi é para atrair grandes empreendimentos comerciais e residenciais para a região, pois a Av. Conselheiro Carrão tem seu charme especial e é um importante eixo de ligação do bairro do Tatuapé para a Vila Carrão e Vila Formosa.
Após a apresentação Landi foi homenageado com um diploma da Associação Comercial de São Paulo, entregue pelo Superintendente José Garris Del Valle e pelo Coordenador de Política Urbana Juarez Neves
Pingback: Av.Celso Garcia-Desapropriações-Projeto SP-TRANS | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Pingback: Avenida Celso Garcia – Mais Oito Anos se Passaram e NADA!!! | Eng. Urbanista Vagner Landi