Monotrilho Linha 17 – Zona Sul – Promessa de João Dória para 2022 Governo do Estado de São Paulo

 

Monotrilho Linha 17 – A Vergonha continua com a promessa agora para 2022 .

DSCN1562_262Opinião – Eng. Urb. Vagner Landi

Acompanhamos desde 2011 em nosso Blog essa Vergonha de obra considerada uma das maiores cubagens de concreto armado em obras da Cidade de São Paulo, agora nas mãos de João Dória atual governador de São Paulo que promete para 2022 a entrega da obra e também a entrega do Rio Pinheiros totalmente despoluído , enquanto isso moradores da Região dos bairros do Jabaquara, Aeroporto, Campo Belo , Brooklin Novo e Velho , Itaim e Vila Olímpia sofrem com a degradação da avenida Roberto Marinho e arredores com pistas encolhidas há mais de 8 anos com canteiros de obras paralisadas e muitos moradores de ruas montando barracos ao longo do córrego que segue com a avenida , contrastando com prédios de alto padrão que cresceram ao redor da avenida , revitalizando as Ruas do bairro , mas a Prefeitura e Governo do Estado prometeram e não entregaram até hoje essa obra que revitalizaria a região . Hoje acreditar em promessas de obras faraônicas é acreditar em Papai Noel , não vale mais a pena em contar com as promessas dos políticos atuais…. essa é a pura verdade !!!

DSCN2863

DSCN2876

DSCN2873

Toda a Verdade sobre o atraso dessa obra.

Na verdade é que o Governo do PSDB de Geraldo Alckmin/Serra tinha fechado um contrato grandioso com uma empresa fabricante de Trens para Monotrilhos com largura da viga/trilho da Linha 17 é de 80cm já construída e a terminar em vários pontos do trajeto que eram para os trens da SCOMI ,fabricante da Malásia que faliu e não entregou os trens, isto é levou o dinheiro e nem havia começado a construir os trens . Então a nova empresa que ganhou o Novo Consorcio , empresa Chinesa … entenderam … SKYRAIL opera com viga/trilho de 70 cm , onde será preciso alterar diversos componentes para assemelhar aos trens da Malásia Golpista, inclusive a diversos sistemas operacionais aos da atual fornecedora chinesa…….. haja acordos para todos os lados !!!

20200505_141228

DSCN2870

DSCN2877

O  governo do Estado que continua nas mãos do PSDB ,comemorou o destravamento desse imbróglio das compras dos trens, inclusive aprovando um orçamento maior comparado a de outro Consórcio , ainda não garante atual vencedora da concorrência , a BYD , desclassificando a SIGNALLING , a qual fez uma proposta bem mais barata , mas foi desclassificada pelo Metrô , entrou na justiça não garantindo um caminho livre para trabalhar.

MONOTRILHO LINHA 17

skyrail-cabine-960x640

Por enquanto ficamos sonhando com as maquetes e promessas do PSDB

Caso a Justiça não resolva o mais rápido possível essas diferenças, a inauguração que era para a Copa do Mundo de 2014, passou para final de 2017, passou para 2022 e é capaz de passar para a Copa do Mundo de 2026… não sei até quando !!!

Favorecimentos desta Obra para a Região Sul da Capital.

A Linha 17-Ouro é uma linha perimetral em forma de monotrilho cuja previsão de inauguração é uma incógnita, sendo construída desde abril de 2012 pelo Consórcio Monotrilho Integração (vias e material rodante), Consórcio Monotrilho Pátio (pátio de trens), Consórcio Monotrilho Estações (estações Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro e Campo Belo) e Consórcio Tiisa-DP Barros (estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, e Vereador José Diniz)…. comissão pra tudo quanto é lado !!!

https://www.metrocptm.com.br/gestao-doria-assina-ordem-de-servico-para-fabricacao-dos-trens-da-linha-17-ouro-com-a-byd/

Ela tem 17,7 km de extensão com 18 estações, previsão de transportar 420 mil pessoas por dia , se um dia estiver concluída. As obras atuais vão da estação Morumbi (ligada à linha 9-Esmeralda) ao Aeroporto de Congonhas.

Operação Água Espraiada

A Operação Água Espraiada foi lançada e aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo há mais de 17 anos pela prefeita Marta Suplicy, inclusive muito feliz no acerto como visionária.

Vieram novos prefeitos como Kassab, Haddad , Dória e Bruno Covas ,foram dando a famosa enrolada nos paulistanos com Kassab retardando as Habitações Populares e Haddad piorando cada vez mais e bloqueando a construção do túnel que ligaria a Av. Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes. Essas atitudes de Fernando Haddad e Bruno Covas/Doria , colaboraram para que São Paulo se encontre hoje como uma das cidades que perderam pontos na classificação de Qualidade de Vida na América do Sul.

O Túnel que ligaria a Av. Roberto Marinho a Rodovia dos Imigrantes, sob um Parque Linear para a população da região seria magnífico juntamente com Habitações Populares com moradia digna para retirar todas as favelas do entorno dessa avenida, que estão encravadas em bairros nobres da Zona Sul da nossa capital.

Hoje além de não construírem nem 20% do prometido dede a gestão Kassab/Serra, muitos edifícios estão paralisados há mais de dois anos.

campo belo 11

Prefeitos que valeram para nossa capital

malufPaulo Maluf

Podem falar de Paulo Maluf , mas foi um ótimo prefeito para São Paulo que não deixou de entregar nenhuma obra prometida e fez obras pontuais para a cidade , apesar de sua fama também, mas São Paulo não pode reclamar, pois é fichinha perto dos barões da Lava Jato e dos Dinossauros do PSDB.

Outro prefeito que na minha opinião foi o melhor da história para a cidade de São Paulo, FARIA LIMA.

Faria LimaFaria Lima

Governou São Paulo de 1965 a 1969 com projetos de obras faraônicas , que o chamavam de louco , mas imagine naquela época uma 23 de Maio,Rubem Berta, Rebouças, Radial Leste,Marginal Tietê/Pinheiros além de obras nas áreas de saúde, educação, bem-estar social

Vejam matérias em nosso Blog sobre a história dessa obra na capital,

https://engvagnerlandi.com/2019/03/17/monotrilho-linha-17-metro-campo-belo-linha-lilas-do-metro-zona-sul-da-capital-de-sao-paulo/

https://engvagnerlandi.com/2018/07/29/av-roberto-marinho-obras-que-nunca-terminam-a-zona-na-zona-sul/

https://engvagnerlandi.com/2017/02/03/operacao-urbana-consorciada-agua-espraiada-administracao-joao-doria-camara-municipal-de-sp-governo-do-estado-de-sp/

https://engvagnerlandi.com/2017/04/30/monotrilho-linha-17-obras-atrasadas-da-operacao-urbana-agua-espraiada-bairro-do-campo-belo/

https://engvagnerlandi.com/2011/07/23/manifestacao-contra-o-tunel-roberto-marinho-na-operacao-urbana-agua-espraiada/

Deixe seu comentário, que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe.

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s