Operação Urbana Consorciada Água Espraiada – Administração João Dória – Câmara Municipal de SP , Governo do Estado de SP.

IMG-20160422-WA0026 opinião Engº Urb.Vagner Landi

Desde 2010 em nosso Blog lutamos para defender projetos inteligentes para nossa capital e o Projeto da Operação Urbana Água Espraiada seria muito importante se estivesse pronto .Sete anos se passaram , Câmara Municipal, Prefeitura Municipal , Governo do Estado , não se entenderam na parceria política , resultando hoje numa Vergonha , Desrespeito aos Moradores Locais , Desvalorização dos Imóveis , Insegurança nas Ruas e Mobilidade Urbana Péssima.

dscn0808

Foto acima ,Avenida Sto Amaro com Roberto Marinho , atualmente !

DSCN0832

Foto acima, Habitações populares ,primeiras a serem construídas ao longo da Av.Roberto Marinho,

dscn0854

Foto acima,de como encontra-se uma das ruas do bairro nobre  do Campo Belo e ao fundo as obras paralisadas do Monotrilho do Governo do Estado

Entenda o que é uma Operação Urbana,

Um conjunto de regras, aprovado por meio de um projeto de lei, para incentivar o desenvolvimento de determinada região da cidade

Nossa maior esperança é a boa vontade do “Não Político e Empreendedor” João Dória , atual prefeito da capital aposta certeira de Geraldo Alckmin, governador do estado.

por-que-sao-paulo

Outra aposta certeira de João Dória é o competente Secretário de Obras Marcos Penido , que deverá dar um grande impulso ao projeto original da Operação Urbana , de retomar as obras do Túnel entre a Roberto Marinho com Imigrantes, que desafogaria de maneira direta a Av. dos Bandeirantes e proporcionaria a ligação rápida do transporte pequeno e médio das Rodovias que desafogam nas marginais.

índice 1

Além da construção do túnel , teremos o Parque Linear sobre o Túnel , melhorando a Qualidade de Vida para todos os moradores do entorno do bairro do Jabaquara, Campo Belo, Brooklin , Itaim na Zona Sul de São Paulo.

Do Social,

O projeto é animador,pois além de eliminar por completo todas as favelas da região ,terá um trabalho social para dar uma abrigo melhor para estas famílias mais necessitadas com Habitações Populares ,dando mais dignidade e melhor qualidade de vida voltada para a habitabilidade e higiene

favelas-sp

Veja o projeto , de como ficará a região com a implantação da Linha 17 – Ouro do Monotrilho , Operação Urbana Consorciada Água Espraiada e obras do Metrô pela Avenida Santo Amaro.

https://www.youtube.com/watch?v=MCDDEWseCRQ

Veja abaixo matéria em nosso Blog sobre Marcos Penido , na administração Kassab , em 17/06/2010 , nos dá uma ideia de como é demorado uma obra de tal importância para a região do entorno da Avenida Roberto Marinho ( antiga Agua Espraiada ) , que hoje 2017 , encontra-se em total marasmo afetando os imóveis que pagam altíssimos impostos ( IPTU ) , em razão do atraso da obra de responsabilidade do Governo do Estado ( Linha 17 – Ouro – Monotrilho , que chegamos a conclusão que realmente é mais um Elefante Branco para a região , agredindo de maneira direta o urbanismo arquitetônico do entorno , impactando a Qualidade de Vida dos moradores.

marcos-penidoMarcos Penido

Esperamos que a atual administração Dória faça um bom compartilhamento Municipal/Estadual com Alckmin, sob o comando de Marcos Penido que prossiga no projeto do Parque Verde Linear sobre o futuro Túnel que ligará a Av. Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes.

joao-doria João Dória , 30 dias de gestão – Nota Dez !!!

Dória deve prestar atenção em dar continuidade em paralelo com a obra da linha 17 – Ouro com a Revitalização da Avenida Roberto Marinho , que está abandonada desde o início da administração Haddad que foi calamitosa para essa região e retomar de maneira expressiva as Habitações Populares que fazem parte da Contrapartida da Operação Urbana Consorciada água Espraiada , desalojando as pessoas das favelas/comunidades para as novas unidades a serem entregues.

Sem a remoção dessas favelas que eram dezenove e até hoje apenas três foram desativadas , então temos muito a trabalhar para recuperar o atraso do Governo do Estado e da administração bolivariana do PT.

https://engvagnerlandi.com/2010/06/17/secretario-marcos-penido-operacoes-urbanas/

Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe, para uma SP melhor !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Operação Urbana Consorciada Água Espraiada – Administração João Dória – Câmara Municipal de SP , Governo do Estado de SP.

  1. Miguel Arcanjo costa disse:

    tenho 50 anos,sou nascido e criado no Jabaquara, minha casa não e favela, porem a rua que morro esta em desapropriação.
    gostaria apenas de ressaltar que nao e tudo favela aqui nao. Apesar de nos sentirmos parte dela , nao gostaríamos de ser removidos daqui, principalmente agora que o bairro vai melhorar.
    Minha rua fica onde sera esse futuro parque, que poderia ter um pequeno desvio para nao nos afetarmos, pois aqui, ha varias residencias particulares registradas aproximadamente ha 60 anos.
    Fica aqui o protesto…

    Curtir

  2. Pingback: Monotrilho Linha 17 – Obras atrasadas da Operação Urbana Água Espraiada – Bairro do Campo Belo | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. ANÔNIMO EM FÚRIA disse:

    Há mais de 30 anos existe esse projeto; nesse meio tempo, as favelas tiveram uma explosão de crescimento, trazendo muito lixo, e degradação ambiental. Moradores antigos dizem que pescavam no córrego, havia área verde onde há as favelas.
    Espero que saia essa avenida, Vl St catarina está muito vilenta, degradada e desvalorizada, ainda mais com a construção dessas habitações de interesse social
    Espero que as pessoas que vão morar nesses prédios tenhmam consciência de coletividade e urbanidade, por que muitos dos moradores são mal educados, parecem nômades.

    Curtir

    • Concordo plenamente com você Amigo Anônimo !!!

      Curtir

    • Daniel disse:

      Sr. Vagner, não poderia concordar mais. O Sr me parece uma pessoa influente, com os contatos certos para fazer esta operação acontecer. O Sr. Tem algum dado concreto, informação ou indícios de que as favelas serão removidas e a operação terá enfim um próspero seguimento?

      Curtir

      • dANIEL , EU ACREDITO MUITO NA EQUIPE DE dÓRIA , POIS SEU sECRETÁRIO DE OBRAS mARCOS pENIDO É MUITO BOM E ERA FAVORÁVEL AO TUNEL E AO PARQUE LINEAR COM A REMOÇÃO TOTAL DA FAVELAS.ESTOU PARA MARCAR UM ENCONTRO COM ELE EM SEU GABINETE PARA SABER DA REAL SITUAÇÃO.
        VOU COLOCANDO MATÉRIAS NO BLOG,
        ABS
        VAGNER

        Curtir

  4. Daniel Braga disse:

    Olá Eng. Vagner, existe algum movimento concreto por parte da Prefeitura de São Paulo no sentido de dar um bom andamento nessas operações, ou o que temos são apenas especulações?

    Curtir

  5. juliana disse:

    e as pessoas que moram de aluguel?que não sâo donas de imóveis fazem o quê?

    Curtir

  6. Daniel Braga disse:

    Olá Eng. Vagner, deixei um comentário e questionamentos hoje, o Sr. recebeu?

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s