Conselheiro Carrão – Revitalização Urbana – Nova meta da Administração Fernando Haddad – Urban Revitalization

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA CONSELHEIRO CARRÃO

O Blog do urbanista chegando a fabulosa marca dos 200 mil acessos ,sem fins lucrativos mas com matérias que já receberam condecorações do wordpress e lidas em todas as partes do mundo , com uma única meta que é defender a Melhor Qualidade de Vida para a cidade de São Paulo.

Sto Agostinho USAEng.Urb.Vagner Landi

Mais um projeto em pauta na atual administração,agora voltado para esta importante avenida da Zona Leste de São Paulo , localizado na região da Vila Formosa, tradicional bairro da Zona Leste Paulistana.

Detentora de um dos piores trânsitos da Zona Leste , a avenida Conselheiro Carrão trata-se de uma avenida plana e bem localizada,mas abandonada nas últimas administrações públicas.

av cons carrao

O prefeito Fernando Haddad tem o interesse em revitalizar esta região que é a principal ligação dentro do bairro de Vila Carrão/Vila formosa com o bairro do Tatuapé e São Mateus prolongada pela Av. Dezenove de Janeiro e Av.Rio das Pedras.

Paula e Vagner

Os urbanistas , engenheiro Vagner Landi e arquiteta Paula Zanelato são autores de um projeto apresentado em 2008 que ficou engavetado e agora deve sair da gaveta para a realidade , levando ao interesse da SP-Trans, para dar maior fluidez aos automóveis e ônibus na região.

aven cons carrao det projeto

A proposta pretende modernizar a via numa extensão de 3.270 metros, desde o Viaduto Antonio Abdo até a Avenida Dezenove de Janeiro.

Problema Atual

As ruas paralelas e transversais a avenida descarregam todo o transito com veículos de todos os tamanhos para entrar na avenida ou atravessá-la e com um problema grave do estrangulamento próximo ao Córrego do Rapadura ,acabando com a paciência de todos,pondo em risco a vida dos pedestres e motoristas,segundo Landi e Paula – autores do projeto.

PROJETO

aven cons carrao det proj

O quadro pode ser revertido segundo os autores do projeto , além de alinhar a avenida desde a Av. Dezenove de Janeiro até o Viaduto Antonio Abdo,com revitalização das calçadas com acessibilidade e mobiliário urbano,enterramento da fiação Aérea,faixas para ônibus e automóveis e além do paisagismo e muito verde,proporcionando a todos um visual harmonioso e melhor qualidade de vida.

Os especialistas propõem a criação de duas pistas desde a Rua Atucuri até o Viaduto Antônio Abdo. Em toda a avenida, os ônibus teriam uma faixa exclusiva na lateral da avenida com 3,60 metros de largura, enquanto os automóveis e utilitários transitariam pelas pistas centrais. O estacionamento de carros seria proibido ao longo da Conselheiro Carrão, buscando uma maior fluidez no trânsito.

Um detalhe especial para o projeto são as faixas de travessias de pedestres com piso elevado destacado ao nível das calçadas,possibilitando melhor acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.

A revitalização iria atrair grandes empreendimentos para a região,valorizando todo o entorno , deixando a paisagem urbana atualizada com os padrões internacionais.

DESAPROPRIAÇÕES

O plano elaborado pelos técnicos também destaca a desapropriação de imóveis numa área de 8.927,72 metros quadrados, que corresponde às proximidades da Rua Valentin Xavier até o Viaduto Antonio Abdo,pelo lado direito de quem vai ao viaduto.

A decisão dos urbanistas teve como base um laudo de cadastro de imóveis da Conselheiro Carrão apontando que 60% das construções estão degradadas, 30% dos estabelecimentos estão fechados ou para alugar e 10% permanecem em bom estado.

 “Após as desapropriações e a eliminação das curvas da avenida, ela se tornará uma das mais belas e funcionais da cidade. Será o fim do trânsito congestionado e das conversões perigosas”.

 

Cons Carrao

Deixe seu comentário, que o mesmo será respondido pelo urbanista,obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Conselheiro Carrão – Revitalização Urbana – Nova meta da Administração Fernando Haddad – Urban Revitalization

  1. Eng civil Diego Lisboa disse:

    Mto bom o projeto e sugeria três idéias, sendo uma viável e outras duas audaciosas.

    Sugestão 1. Incluiria no projeto a criação de avenidas Retas e paralelas com a Av Conselheiro Carrão em mão de sentindo único da Rua Antonio de Barros até Av Arraias do Araguaia (Vila Nova York) ou Av Barreira Grande vindo pelas Ruas Renato Rinaldi e Eng Guilherme Cristiano Fender e Rua Rogério Giorgi e Rego Barros que ligaram até a Av Arraias do Araguaia ou Av Barreira Grande.
    Criaria na Rua Antonio de Barros um túnel que ligaria na Av Radial Leste e na Rua Mello Peixoto (Av Marginalzinha).

    Sugestão 2. Também acredito que para melhorar a mobilidade na Zona leste deveria criar avenidas sob os rios Arincanduva e Tietê criando free way.

    Sugestão 3. Criação de uma nova radial Leste (segunda Free Way) ai sim fazendo uma Gde desapropriação desde a marginal Pinheiros em Santo Amaro até Suzano. Fazendo uma Gde rota de mobilidade em São Paulo com desapropriacão em vários bairros para criação de gde via com 12 faixas de cada sentido, ciclovia, metrô, parque linear, bolsões de estacionamento e criação de Gdes condomínios de escritórios e shoppings na Zona Leste e Z.Sul replanejando toda a cidade.
    SUGESTÃO ABRI ESTE MEGA PROJETO PARA (PPP) OS CHINESES. Prefeitura, Governo Estadual e investidores pagam a desapropriação e os chineses executam o Gde projeto dando terrenos para os chineses explorarem a construção e comercialização de shoppings e gdes empreendimentos multi funcionais (novo aeroporto, shoppings com hotel, apartamentos, escritórios, Hospitais, Supermercados). Geraria mais de 2 milhões de empregos e movimentaria a economia.

    Curtir

  2. Olá Fátima,realmente se realizarem parte deste projeto sem demolições para o alinhamento da avenida,não vai adiantar nada e também vamos ficar chateados,pois a Cons.Carrao poderia ficar muito linda e valorizaria todo o entorno.Quanto ao Subprefeito Quintino,ele que tirou nosso projeto do arquivo para ser realizado por completo,mas quem manda é o prefeito e que tem que engolir somos nós contribuintes.A população local deve se manifestar na mídia para pedir esta obra por completo….at. Vagner Landi

    Curtir

  3. Fatima disse:

    Bastante interessante o governo querer revitalizar a Av. Conselheiro Carrão, mas um tanto absurdo realizar esse projeto e não retirar as curvas dessa avenida, em particular essa curva citada na altura da Rua Rodrigues Velho.
    Eu como a Beatriz, ainda guardo na memória, a época em que esse trecho era mão dupla e tornou-se contramão, pelos acidentes que ocorriam ali, cheguei a presenciar automóveis baterem de frente e gente muito ensanguentada. Essa curva é realmente muito perigosa.
    Espero que caso essa curva não seja retirada, não tenham a infeliz ideia de torná-la mão-dupla novamente, seria como pedir para que pessoas morressem ali, isso seria um crime anunciado.
    Concordo plenamente com a opinião da Beatriz qdo ela diz: “não tem como resolver o problema do gargalo que se forma ali, sem eliminar essa curva”.
    Realmente! Não há como acabar com o trânsito que se forma ali, sem a eliminação dessa curva no trecho contramão, ali é como foi dito: um gargalo, mas acrescento que a curva na altura da Rua Atucuri também tem que ser retirada para a melhoria do trânsito local, muito embora, a curva na altura da Rua Rodrigues Velho seja bem mais problemática.
    O projeto apresentado é perfeito, deixar a Conselheiro Carrão sem essas curvas e alargá-la, seria uma solução primorosa, principalmente para nós que moramos por muitos anos nessa região e que temos uma visão clara da situação e do que realmente o local necessita para melhorá-lo.
    Lamentável saber que o Prefeito Haddad e seu atual subprefeito o engenheiro Quintino querem fazer o projeto sem resolver os reais problemas da avenida Conselheiro Carrão, apenas “embelezar” a região!

    Curtir

  4. Beatriz disse:

    Irei enviar á Gazeta do Tatuapé sim!!
    Agora, pensando aqui com meus botões… engraçado é esse pessoal, querer fazer um projeto maravilhoso como este, sem desapropriar, afinal o que mais há nesta Avenida, são imóveis em estado de abandono, portanto o que o prefeito quer fazer? Realizar o projeto com perfeição e resolver o maior problema, que é justamente aquele terrível gargalo, ou apenas fazer parte dele, ou seja, maquiar a avenida e deixar aqueles imóveis caindo aos pedaços?? Na minha opinião não tem como resolver o problema do gargalo e consequentemente, o trânsito medonho que forma-se ali, sem abrir aquela curva. Abraços á vcs e parabéns!!!

    Curtir

  5. Beatriz disse:

    Olá! Achei essa matéria e fiquei meeeeega feliz!!!
    Finalmente alguém conseguiu perceber que Av. Conselheiro Carrão precisa de uma revitalização!!
    O bairro merece a revitalização dessa avenida, porque é super gostoso para se viver e posso falar, porque cresci nesta avenida. Desculpe meter meu bedelhinho, mas sou apaixonada por esse bairro e principalmente por essa avenida.

    Gostaria de saber mais sobre o seu projeto, por exemplo:

    Você acredita que só desapropriando o lado direito (lado ímpar) de quem vem da Av. 19 de Janeiro para o Viaduto Antônio Abdo será o suficiente?

    Vejamos:

    Uma das maiores dificuldades, acredito que seja, em relação aquela terrível curva bem fechada, que hoje é contramão, que fica +- na altura do número 1.191 (sentido da Av. 19 de Janeiro para o Viaduto Antônio Abdo, esquina com a Rua Rodrigues Velho), onde tornou-se contramão, justamente pela periculosidade. Como vc pretende eliminar essa curva??
    Acredite!! Eu conheço o quanto ali é perigoso, porque eu com 5 anos de idade na época, quase fui atropelada por um carro que perdeu o controle nessa curva!! Você acredita que só desapropriando o lado direito (lado ímpar) de quem vai para o Viaduto Antônio Abdo, já resolverá o problema dessa curva?

    Outra dúvida: Vi no pouco do projeto apresentado nessa página, que vc pretende criar 2 faixas para ônibus (vai e volta), mais 4 faixas para carro, sendo 2 sentido o centro e 2 sentido bairro. Considerando que hoje a Avenida Conselheiro Carrão só possui 2 faixas, sendo 1 sentido centro e outra sentido bairro, podemos concluir que deverá acontecer uma grande área de desapropriação, para que possa comportar seu projeto. Vc acredita que apenas desapropriando o lado direto será suficiente?

    Outra: Quando irá começar a ser realizada essa revitalização?? Tem data ou ainda é só promessa do prefeito Fernando Haddad??

    Nossa!! A curiosidade é um bichinho que está me consumindo. Quero ver como vai ficar a Conselheiro Carrão, não me aguento de curiosidade em ver esse projeto!!! Achei pouca as informações do projeto. Fale ++ sobre ele!!

    Desculpe se minhas perguntas foram inapropriadas, mas não estou conseguindo visualizar seu projeto. Na verdade não estou acreditando que finalmente esse projeto tornar-se-á realidade, parece um sonho, pois desde pequenina escuto as pessoas falarem: Um dia essa avenida vai ser alargada e ficará linda. Estou louca pra ver isso acontecer.

    Ah!!! Por favor se seu projeto começar a ser realizado na Avenida Conselheiro Carrão, por favor, poste notícias, eu adoraria acompanhar cada passo dessa realização.

    Curtir

    • Olá Beatriz,mande seu comentário para a Gazeta do Tatuape, para o repórter Sérgio pelo email,
      sergio@gazetanet.com.br e de seu nome completo que ele poderá publicar na próxima edição.
      Beatriz, fizemos este projeto na época a pedido do então subprefeito Vicente Marques na gestão do Serra,mas não foi pra frente.Agora com o atual subprefeito eng.Quintino na gestão HAddad,parece que vai sair,mas sem desapropriação, o que na minha opinião não vai adiantar muito,pois o principal problema e o gargalo que vc conhece muito bem…..mas as opiniões na mídia dos moradores será muito útil para realizar esta obra por inteiro!pois está região que sendo revitalizada,alavancaria urbanisticamente falando e valorizava toda a paisagem urbana e os imóveis em seu entorno.
      Quanto a largura da avenida,estudamos que alinhando as calçadas a 3,10 m em cada lado ,comportaria todas as faixas projetadas.
      Para vc ter acesso ao projeto,marque um horário com o subprefeito para ele te mostrar o projeto que está exposto na Subprefeitura de autoria minha e da minha sócia arquear PAula Zanelato.
      Obrigado pelo comentário e estAmos a inteira disposição em nosso escritório mó Tatuape a Rua Tijuco Preton328, tel. 20922922…..vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s