Plano Diretor de SP – Mobilidade Urbana – Habitação Popular,problemas da Grande Metrópole

PLANO DIRETOR 2014, está pronto para ser aprovado em São Paulo,entre conflitos com os Sem-Terras e o grande problema da Mobilidade Urbana

Brasão_da_cidade_de_São_Paulo.svg

Plano Diretor está para ser aprovado e as diretrizes para nossa capital serão direcionadas para a Melhor Qualidade de vida em nossa capital……Será ???

48

Na foto acima,Monotrilho em construção na Zona Sul de SP,

A Zona Leste potencial de maior área populacional da capital paulistana parece carecer de muitos projetos,com incentivo da Copa do Mundo em torno do Estádio do Corinthians vem colaborar para conhecimento mundial desta área tão deteriorada na maior metrópole das Américas.

Na foto abaixo,Estádio do Corinthians e o bairro de Itaquera ao entorno,

Arena Corinthians em constrcao

DSC00945Opinião do Eng.Urb,Vagner Landi

Será que esta Revisão do Plano Diretor vai direcionar estrategicamente o desenvolvimento para esta região ou a situação tende a piorar?

Veja abaixo matéria com o urbanista há mais de uma ano sobre estes problemas que envolvem o PL e a região de Itaquera.

TATUAPÉ E PENHA – Urbanista propõe batalha por Operação Urbana na Zona Leste

COTIDIANO

 Equipe Grupo Leste

gt

gzl

06/05/2013

A revisão do Plano Diretor pode dar aos moradores a oportunidade de “ressuscitar” as avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. A opinião é do engenheiro e urbanista Vagner Landi, que defende a revitalização da primeira avenida citada, desde o Largo da Concórdia até a Avenida Aricanduva. Para ele, além de se tratar de uma via histórica para a cidade, a Celso Garcia é responsável pela ligação entre o centro e o bairro da Penha.

MOMENTO DE COBRAR
Para o engenheiro, a Avenida Celso Garcia sempre foi um corredor de ônibus, desde 1965. “Agora, do que adianta criar um espaço condicionado aos coletivos, onde está previsto uma Operação Urbana?”, questiona. Landi ressalta que chegou o momento da população cobrar, pois o Plano Diretor foi deixado à parte por administrações passadas.

O urbanista lembra que a Operação Urbana é importante no sentido dela promover a parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada para revitalizar a região e todo o seu entorno. “Com o plano, é possível aumentar o potencial construtivo, atraindo grandes empreendimentos residenciais e comerciais”, revela.

FAIXAS EXCLUSIVAS
Segundo Landi, a secretaria responsável pelas obras poderá revitalizar a arquitetura local, além de criar projetos de fluidez de trânsito, implantação de monotrilhos e corredor de ônibus. A Prefeitura poderá, ainda, desenvolver pistas para automóveis e faixas exclusivas para motos e bicicletas, sem contar os projetos de drenagem urbana e acessibilidade.

DEGRADAÇÃO
Conforme o engenheiro, como muitos imóveis estão degradados e abandonados nestas avenidas, seria descabido o prefeito Fernando Haddad propor um projeto apenas de corredor de ônibus, esquecendo do entorno dos bairros do Brás, Mooca, Belém, Tatuapé, Parque São Jorge, entre outros, que podem ser revitalizados a partir da proposta de Operação Urbana.

TÚNEL
Outra solução proposta pelo engenheiro é a interligação das avenidas Celso Garcia e Amador Bueno por meio de um túnel passando por baixo do centro histórico da Penha, com 1,5 Km de extensão unindo, conseqüentemente, o centro de São Paulo e o bairro de São Miguel, ajudando a desafogar a Radial Leste.

Detalhe vista aérea do início do Tunel Nossa Senhora da Penha na Ladeira da Penha até a Av. Amador Bueno da Veiga,logo após o Cemitério da Penha com apenas 1540 mimagem_googleearth1-tunel-da-penha

O que o Engenheiro Urbanista pensa hoje em clima de Copa do Mundo sobre a revitalização da Zona Leste,

Em tratando-se de Celso Garcia,principal eixo de ligação do centro da cidade com a periferia leste da cidade,temos esta região que é toda plana e facilita a implantação de uma opção que se enquadra ao perfil natural da região,facilitando assim um projeto perfeito para uma solução ecológica que é o VLT = Veículo Leve sobre Trilhos , que parece com o Metro mas caminha sobre trilhos e compartilha o espaço com automóveis,vistos em todos os países como solução simples e segura para o deslocamento da população.

VLT em Vitoria-Gasteiz na Espanha

Vitoria-Gasteiz na Espanha Monotrilho

VLT em Barcelona,convive com automóveis,ônibus e pedestres,

foto monotrilho Barcelona

Monotrilho Barcelona 1

Além de ser uma solução ecológica de não poluir,por ser totalmente elétrica,o espaço que ocupa para circular é totalmente drenante e verde, sendo ecologicamente correto.

O Charme dos Bondes na cidade do Porto em Portugal,pelas lentes do Urbanista,

bonde cid do Porto

Cid do Porto 1

Em Belém – Lisboa – Portugal,

Belem Portugal VLT

vLT pORTUGAL BELEM

Outra solução para ligação entre o final da Avenida Celso Garcia com o início da Av.Amador Bueno da Silva é a criação de um Túnel que ligaria estes trechos com apenas 1.540 metros de extensão,passando sobre o Centro Histórico da Penha,podendo também se implantar ao centro da Penha,monotrilhos,excluindo de vez os ônibus que degradam e poluem .

Interessante que soluções tão simples não são consideradas pelos nossos vereadores qualidade aos patamares das melhores cidades do mundo e só aprovam projetos pífios e não elevam nossa cidade ao nível das grandes cidades do mundo.

O engenheiro urbanista,estudioso em Política de Cidades e nos problemas da capital paulistana tem no pensamento projetos que eliminariam por completo ônibus nas principais avenidas de São Paulo,com a implantação de Monotrilhos = VLT ,por tratar-se de áreas planas e eliminação dos principais poluentes da cidade,os ônibus arcaicos que circulam em nossa capital.

Deixe seu recado,clicando abaixo,

Obrigado !!!

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Plano Diretor de SP – Mobilidade Urbana – Habitação Popular,problemas da Grande Metrópole

  1. Pingback: Plano Diretor Estratégico – Prefeitura de São Paulo – Strategic Master Plan – City of São Paulo – | Eng. Urbanista Vagner Landi

  2. Luiz Sanches disse:

    Sr. Landi, gostei muito da idéia da revitalização da Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. Como o sr. mesmo disse são avenidas históricas que encontram-se totalmente degradadas. Bom legado da Copa do Mundo seriam intervenções nos bairros que passam as respectivas avenidas.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s