Estádios para a Copa do Mundo 2014 no Brasil – Queda do Itaquerão Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi A Construtora Odebrecht,uma das melhores da engenharia brasileira deu um show de engenharia na construção do Estádio do Corinthians – O Itaquerao,localizado na periferia de São Paulo,na Zona Leste da capital.
Esta obra deverá sofrer investigação do Ministério Público Federal pois envolveu muitos políticos ,principalmente o ex-presidente Lula,que foi o principal articulador juntamente com seu amigo de arquibancada Andrés Sanches,ex-presidente do Corinthians,passando por cima de varias etapas antes do inicio da obra,que atualmente ninguém sabe quanto o Corinthians já dispôs de dinheiro e se atendeu a Contra-Partida imposta pela prefeitura de São Paulo.Tudo está coberto debaixo de panos,que poderão ser descobertos,acredito eu,pós Copa do Mundo.
Quanto a André Sanches elogiado em varias matérias em nosso Blog sobre esta obra,jogou na mídia que o Corinthians queria o seu estádio e não faria questão de inaugurar a Copa 2014 e jogou a moeda para o governo municipal e estadual em época de eleição e no momento em que o corinthiano Lula intermediou junto a Odebrecht de colocar o dinheiro na frente para o Corinthians pagar não sabemos como e quando….esta é a pura verdade ,todos sabem! Com tudo isto André foi muito inteligente com uma equipe de trabalho de mídia em cima do nome Corinthians,contratou grandes jogadores investindo numa folha salarial tremenda,conquistando assim o titulo de campeão mundial,dando tudo certo,mas o caminho para pagar esta obra está muito obscuro.
Um episódio muito triste ,foi o acontecido ontem no desabamento do guindaste na colocação da última peça do xadrez desta vultuosa obra,que por motivos de correr contra o tempo,veio a levar duas vidas,com sinais de falha humana,provavelmente, no manuseio desta máquina que é a maior do mundo,de fabricação alemã.
Um episodio muito feio foi a agressão ao Daniel Vasques repórter da Folha de São Paulo,pelo grupo que acompanhava Andre Sanches,quando cobria o acidente no Itaquerao,que estava tirando fotos profissionalmente do caminhão, esmagado e de um corpo preso que era retirado das ferragens em razão do desabamento da parte de uma cobertura quando foi expulso por funcionários do Corinthians e da Odebrecht e xingado pelo ex-presidente.
Os funcionários seguiram o jornalista no terreno da obra, tentando retirar o seu celular à força. Ameaçaram agredi-lo e quebrar seu telefone,já longe do local do acidente, ele foi cercado pelo grupo, sem a presença de bombeiros ou policiais.
Os funcionários começaram a empurrá-lo e a dar socos na sua perna, na altura em que o celular estava guardado. Andres, que havia ficado perto do caminhão, juntou-se em seguida ao grupo. As agressões persistiram de todos os lados,triste episódio,pois até operários da Odebrecht que trabalham na obra intervieram para defender o jornalista e quase foram agredidos também. O mais absurdo foi ainda um policial militar chegou ao local e disse que o repórter teria de apagar todas as imagens. Sob xingamentos e ameaças do grupo, o jornalista apagou fotos e vídeos de apenas um dos dois celulares que ele levava consigo, já que o grupo ignorava que ele portava dois celulares.
OBRAS E PRAZO DE ENTREGA
O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014. A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros. No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas. De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro. Após o acidente, o Ministério Público de São Paulo informou que irá aguardar um novo laudo da perícia, a ser realizado pela Polícia Civíl, que aponte as causas do ocorrido e indique um eventual comprometimento na estrutura da construção para se posicionar
O MP-SP já havia instaurado inquérito para investigar aspectos de segurança e impactos no entorno da obra do Itaquerão,que na verdade estão em ritmo acelerado,comprometendo a vida de trabalhadores e a segurança de trabalho não só dentro da arena mas no entorno. Quanto ao entorno das obras de mobilidade urbana,está preocupante ao contrário dos estádio que apesar deste acidente deverá ser entregue em abril de 2014,mas aparenta preocupação na entrega para a Copa do Mundo 2014.
Acompanhe o antes e depois pelo infografico ilustrado pela Folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/11/78791-antes-e-depois-do-itaquerao.shtml Vejam matérias abaixo no Blog do urbanista com vistas aos estádios para a Copa do Mundo, Maio de 2011 https://engvagnerlandi.com/2011/05/25/estadio-do-corinthians-para-a-copa-2014-na-opiniao-do-urbanista/
Agosto de 2013 https://engvagnerlandi.com/2013/08/08/world-cup-2014-stadium-atletico-paranaense-arena-da-baixada-estadio-do-atletico-paranaense-copa-2014/ Deixe seu comentário que o mesmo será publicado,editado e respondido, Obrigado !!!
Pingback: Stadiums for World Cup 2014 – What are the ten most beautiful stadiums in the world | Eng. Urbanista Vagner Landi