Enchentes em São Paulo – Drenagem Urbana – Sujismundo em SP

Enchentes em São Paulo – Drenagem Urbana – Uma cidade difícil pra se viver !

Vagner IbirapueraEnchentes em São Paulo estão intensas por falta de planejamento urbano e mau uso do espaço urbano,são os principais fatores apontados pelo Engenheiro urbano Vagner Landi, especialista em Política Urbana e Visão Estratégica de Cidades.

01

O maior problema nas inundações periódicas na cidade de São Paulo é o descaso há anos de administrações municipais que se preocupam só com obras que aparecem aos olhos dos contribuintes e as que não aparecem como troca – substituição – limpeza de bueiros – limpeza de galerias.

enchentes_20110,,35463974-FMM,00

O último item citado acima , nos dá uma ideia quando vemos as limpezas de bueiros em São Paulo, como mostra na foto abaixo, recente na Av.Salim Farah Maluf – Zona Leste de São Paulo , se o bueiro está entupido desta maneira o que não falarmos das galerias de pequeno – médio – grande diâmetro que devem estar com sua área de escoamento diminuída por não haver uma limpeza de desobstrução de lamas,pedaços de madeiras e outros objetos que escoam em direção de rios e afluentes.

lIMPEZA bUEIROS EM sp

Passam administrações e ninguém é capaz de implantar uma operação de limpeza aos diâmetros das galerias subterrâneas,que podem contribuir em cerca de 50% de aproveitamento do escoamento das águas pluviais se as mesmas estiverem limpas.

images (2)20110302-enchentesp

Outro grande problema tanto de âmbito Estadual como municipal seria intensificar as propagandas na mídia sobre educação ao povo de não jogar tudo o que é descartável em suas casas nas calçadas ou em córregos a céu aberto,como pneus,sofás,garrafas pet’s e muitos outros objetos não degradáveis.

Sujismundo,

Criado por Ruy Perotti ,o personagem foi ao ar em setembro de 1972, numa série de quatro filmetes, que variavam entre 60 e 90 segundos de duração, e eram exibidos na TV e no cinema. Também foram produzidos cartazes e jingles. A campanha foi retirada do ar em novembro do mesmo ano. Em 1973, Sujismundo voltou, na companhia de Sujismundinho, uma criança que abandonava os maus hábitos mais rapidamente que os adultos.

Perotti_Sujismundo

Um bom exemplo de propaganda há tempos atrás era do famoso Sujismundo que nós que temos mais de 40 anos nos lembramos muito bem.

https://www.youtube.com/watch?v=-XCa1C7RB9E

https://www.youtube.com/watch?v=HN5-00ET6rQ

Os sistemas de coleta de lixo também são pífios em nossa cidade onde não temos uma coleta seletiva acima nos níveis aceitáveis e os altos índices de poluição pela falta de educação da população,principalmente periférica e de comunidades que vivem em áreas invadidas a beira de córregos a céu aberto.

enchente-625

Muitas áreas em São Paulo , principalmente em áreas próximas aos rios e áreas isoladas em bairros de baixa vulnerabilidade urbana poderiam,sim, abrigar mini piscinões para conter a ida brusca de águas de chuva aos rios principais de captação , retardando a elevação dos níveis críticos.

images (3)

Em São Paulo existe no Código de Edificações uma fórmula que calcula pela área construída em relação a área de terreno do imóvel a ser construído uma caixa de captação de águas de chuva ( pluviais ) e taxa mínima de permeabilização de 15 a 30% que são obrigatórios em projetos de aprovação na prefeitura de São Paulo , mas a fiscalização não é suficiente e não têm por parte dos prefeitos a preocupação de fiscalizar este item tão importante aos novos empreendimentos,não importando o tamanho da obra.

908

Outro fator importante ,também, são as calçadas drenantes que poderiam ajudar em muito a drenagem urbana , captando a água proveniente das chuvas de baixa e alta intensidade.

pisodrenante

Veja abaixo matéria editada no Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida e também na mídia escrita sobre calçadas drenantes e matérias drenantes na paisagem urbana.

https://engvagnerlandi.com/2013/01/18/drenagem-urbana-calcadas-drenantes-calcadas-verdes-em-sao-paulo/

O Novo Plano Diretor de São Paulo está demorando demais em ser colocado em prática, deixando a cidade parada em ideias novas , onde preocupações com Habitações Populares que ficam nas promessas para suprir o déficit das moradias de baixa renda , também atrasam a votação na Câmara Municipal por pedidos de mais Audiências Pública, para discutir assuntos idiotas de promessas políticas , deixando de lado este fator importante que é a Drenagem Urbana , pouco discutida neste Plano tão importante para nossa capital.

 Deixe seu recado que o mesmo será publicado e respondido pelo Urbanista, Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Enchentes em São Paulo – Drenagem Urbana – Sujismundo em SP

  1. Ednea de Lima Bassi disse:

    Olá amigo do meio ambiente e da preservação dos rios e afluentes e nascentes, esse trabalho deve ser publicado diariamente, é educação plena e a consciência do dever de cada um, em especial dos Órgão competentes que gerencia a Cidade de São Paulo. Grata por manifestar apresentar soluções e trazer a luz, a cobrança do Gestor e seus subalternos. Trabalhar em pro da
    eficiência e da saúde pública, meu apoio eterno
    Ednea de Lima Bassi

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s