Explosão no Rio de Janeiro – Causa : Botijões de Gás
A explosão acontecida , no Rio de Janeiro é um problema em todas as cidades do Brasil,pois o comerciante não tem noção da gravidade em ter botijões de gás em seu estabelecimento comercial e os vizinhos não sabem que ao seu lado pode ter uma bomba que pode detonar a qualquer momento. A explosão foi tão grande que é relativo a 10 kilos de dinamite,que arremessou pedestres que passavam pelo local a uma distancia de 50 metros.
São Paulo, uma cidade sem fiscalização !
São Paulo,uma cidade que detém o maior número de estabelecimentos comerciais com a atividade NR2 pela nova legislação,regida pelo decreto 49.969/08 para Licenciamentos de Funcionamento.
70% dos estabelecimentos comerciais não tem Licença !
Para obter uma Licença de Funcionamento,hoje,nas subprefeituras da capital,as regras são geridas pelo decreto que tem sua principal meta a Segurança das Edificações com os respectivos Atestados de Segurança assinados pro engenheiros de segurança,elétrico civil ou arquitetos e o principal documento para liberação do Auto de Licença de Funcionamento é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros com o respectivo Atestado de Instalação de Gás GLP(Gás Liquefeito de Petróleo),que é o gás utilizado em cozinhas.
Os estabelecimentos não servidos por gás canalizado pela Comgás,não podem de maneira alguma utilizar os botijões de GLP dentro dos estabelecimentos comerciais e sim estar dotado de regras previstas no Código do Corpo de Bombeiros,que prevê a instalação de botijões específicos fora do estabelecimento comercial,protegidos com grades e ao ar livre.
A prefeitura é conivente em não fiscalizar com rigor todos os estabelecimentos comerciais, principalmente os que trabalham com alimentação e ourives.
Cabe aos vizinhos a estes estabelecimentos denunciarem com protocolos juntos ás Subprefeituras estes estabelecimentos, contribuindo assim para sua segurança, pois morar ao lado de um bar ou restaurante que utiliza botijões é estar dando corda para a desgraça, pois uma explosão poderá acontecer com o fato ocorrido no Rio de Janeiro.
A Câmara Municipal está para aprovar uma Lei que estabelece regras para todos os estabelecimentos comerciais de obterem sua Licença de Funcionamento desde que obedeçam todas as exigências de Segurança e a atividade esteja conforme a Lei de Zoneamento em vigor,que trata conforme o decreto 49.969/08 dos fatores principais de segurança da edificação,apresentando os respectivos Atestados de Segurança assinados por profissionais devidamente registrados no CREA-Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
Mesmo que a edificação esteja irregular em sua área construída mas que atenda todas as exigências de segurança previstas no Decreto Lei.
Esperamos que o prefeito kassab que colocou coronéis ligados a polícia militar do corpo de bombeiros como subprefeitos faça valer os conhecimentos de causa para fiscalizar e proteger estes estabelecimentos tanto quanto quem mora ao lado.
As subprefeituras deveriam fiscalizar em regime de mutirão todos os estabelecimentos que não têm Licença de Funcionamento e que têm em seus estabelecimentos comerciais botijões que são verdadeiras bombas que podem matar.
Vela abaixo,notícias sobre este acidente no Rio e que sirva de alerta para você fiscalizar os seus vizinhos.