Subprefeitura do Tatuapé-Um novo caminho para o próximo Prefeito

Subprefeitura do Tatuapé-Um novo caminho para o próximo Prefeito

Subprefeitura do Tatuapé

O Tatuapé cresceu muito nos últimos vinte anos, ocasionando um grande pólo gerador de tráfego em razão dos lançamentos de grandes empreendimentos como Shopping Center, Edifícios comerciais e residênciais, aumentando consideravelmente a população fixa e transitória do Bairro. A Subprefeitura da Mooca a qual rege nosso bairro não suporta há tempo os pedidos de administração pública solicitados em razão do crescimento.

O Perfil do BAIRRO DO TATUAPÉ:

  • Área: 8,2 quilômetros quadrados
  • População Aproximada: 85.000 Hab.
  • Total da população alfabetizada: 76 669
  • Total de homens: 39100
  • Total de mulheres: 45900
  • Taxa de crescimento demográfico: 0,46%

O que há no Tatuapé:

  • 198 prédios de alto padrão
  • 4 shoppings centers
  • 17 concessionárias de veículos
  • 28 supermercados
  • 85 restaurantes
  • 51 escolas de idiomas
  • 26 colégios particulares
  • 6 faculdades
  • 95 construtoras e incorporadoras
  • 53 pet shops
  • 35 academias
  • 21 laboratórios e analises clínicas
  • 117 clínicas de estética
  • OBS: Atualizado em junho de 2011

As ruas não têm um padrão projetado correto de fluidez de transito sentido único, com várias ruas com mãos duplas travando a passagem de carros maiores em virtude de estacionamentos nas laterais das ruas, semáforos sem sincronismo, sinalização precária, mobiliário urbano abaixo do desejado.
A acessibilidade é o principal fator que não tem crescido em nosso bairro, sem projetos por parte da subprefeitura ou da secretaria a qual faz parte, fazendo com que pessoas de mobilidade reduzida fiquem a mercê de calçadas irregulares, faixas de pedestres sem a mínima condição de travessias em ruas locais internas do bairro.
Não vemos por parte dos Conseg’s e Associações de Bairros força suficiente perante a Subprefeitura em relação aos pedidos feitos pelos moradores do bairro, e sim uma luta a toa, sem progresso. Falta na verdade, uma administração que trabalhe em prol das necessidades do bairro e não apenas para fiscalizar e multar e sim orientar, ajudar e contribuir para a melhor qualidade de vida do Tatuapé e região.

Complexo Viário Pe Adelino

Landi sempre defendeu que esta obra não resolveria o problema do Tatuapé, por uma série de motivos. A Rua Pe Adelino já começa estrangulada desde a Pça Silvio Romero que não deveria ter automóveis estacionados a cinquenta metros antes do semáforo. Não há acesso para a Av.Salim Farah Maluf sentido marginal sem sinalização em vários trechos do complexo podendo ocasionar sérios acidentes futuros. No sentido contrário, temos dois inconvenientes, um semáforo logo na saída da ponte e o estrangulamento da Rua Pe Adelino, que na verdade deviria ser alargada em um dos lados para dar maior fluxo de veículos. Não há acesso para o bairro do Belém pela Rua Pe Adelino,ficou igual como era antes,temos que ir até o Viaduto Guadalajara construído há quarenta anos atrás. Acessibilidade tão defendida pelos nossos governantes,não existe,demonstrando o desrespeito ao cidadão numa obra pública como muitas na cidade de São Paulo. Quanto ao outro lado,antes do viaduto Catiguá-Belém,a população ganhou a permanência da Torre de Alta Tensão no meio da rua,que maravilha da engenharia moderna ! Os problemas vão se agravando com estas obras pontuais,que não têm um seguimento de projetos,como por exemplo a construção de uma passagem superior da Av.Celso Garcia sobre a Salim Maluf,que poderia evitar a parada do transito em ambas avenidas. Interessante que nossa Zona Leste sempre foi esquecida na atual administração, com duas Operações Urbanas previstas no Plano Diretor, ainda não revisado, expirando em 2012, com a O.U.Celso Garcia e a O.U. Amador Bueno,que poderiam contribuir em muito com projetos direcionados ao Complexo Pe Adelino e ao bairro do Tatuapé,Belém,Água Raza,Parque São Jorge e Penha.

Landi propôs na última Audiência Pública do Plano Diretor, na qual é integrante da Política Urbana da Associação Comercial Distrital Tatuapé, duas propostas para a região que são A.I. U – Área de Intervenção Urbana no quadrilátero do Tatuapé entre o Complexo Viário Pe Adelino, Rua Demétrio Ribeiro, Rua Itapeti, Rua Apucarana, Radial Leste até o Complexo, forçando o Executivo a criar um projeto de melhorias urbanas com a participação da comunidade local em Audiências Públicas, voltados à melhor qualidade de vida.

Define-se com A.I.U, como um instrumento de política urbana previsto no Estatuto da Cidade, que requalificará a malha viária de transportes, direcionamento do transito e sinalização do solo, revitalização das ruas, praças e padronização das calçadas com acessibilidade para pessoas especiais e idosas, reforma do mobiliário urbano.

– Operação Urbana Pe Adelino incorporada na Operação Urbana Celso Garcia, com a principal meta do projeto, tornar a Salim Fora Maluf uma via expressa sem semáforos desde a Av.Luis Ignacio de Nada Melo até a Av. Marginal, com criação de três passagens superiores sobre a Salim Maluf, na altura da Rua da Mooca, Rua do Acre e Abel Ferreira e na Av.Celso Garcia.

Clique abaixo e veja a área da Operação Urbana Pe Adelino para a proposta de Revisão do Novo Plano Diretor de São Paulo

 http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=107235916630106252813.0004744922a81da6ea481&ll=-23.5513,-46.576753&spn=0.011389,0.0106&z=16

 Landi também é responsável pela criação do projeto de um Túnel que ligaria a Av. Celso Garcia com a Avenida Amador Bueno da Veiga com apenas 1.540 metros de extensão ligando as duas Operações Urbanas. Outro fator importante para o nosso bairro é o nosso Cartão Postal que não é o Complexo Viário e sim, a Praça Silvio Romero, que nunca foi terminada que está largada e mal acabada.

Vagner Landi é engenheiro civil,formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo,especialista em Urbanismo e Política Urbana

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Subprefeitura do Tatuapé-Um novo caminho para o próximo Prefeito

  1. Rogerio disse:

    Engenheiro Landi, o novo acesso da Rua Restinga sentido Salim/Marginal também é digno de nota. O motorista, ao acessar a Salim é obrigado a fazer uma curva de 90º num espaço reduzidíssimo, correndo o risco de avançar na outra faixa e provocar uma colisão. Quanto a Celso Garcia em Novembro de 2009 saíram diversas notícias na mídia de que a Prfeitura de SP pediu recursos da União para construção de linha de metrô subterrânea sob a Av Celso Garcia. Vc sabe a quantas anda este projeto?

    Curtir

    • Olá Rogério,são tantas tentativas políticas a respeito da Celso Garcia e te garanto que vai ser campanha política para o próximo prefeito.
      Defendo esta avenida como um Operação Urbana,prevista no Plano Diretor,mas não foi colocada em projeto ainda pelo executivo e nem vai ser colocada no governo Kassab,infelizmente,depois o pessoal vai se arrepender se perderem as eleições e mais uma vez nossa Zona Leste vai ficar esquecida em relação a esta importante avenida bem com a Amador Bueno também.
      Isto é tudo balela política de Metrô subterraneo,nem projeto tem !
      abs
      vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s