BAIRRO DO TATUAPÉ “O QUERIDINHO DE SAMPA”

 

 

BAIRRO DO TATUAPÉ “O QUERIDINHO DE SAMPA”

O eng.urb.Vagner Landi mais uma vez defendendo suas raízes no Tatuapé concedeu entrevista a André Alves,repórter do jornal da Associação Comercial de São Paulo “Diário do Comércio”,enviando dados importantes sobre o bairro,no qual foi resumido juntamente com outros companheiros da Distrital Tatuapé que também dessem suas opiniões.

Entre no site abaixo,na página digital do dia 14 de fevereiro de 2011,“pg 11” e leia a matéria e na sequencia desta matéria no Blog do urbanista veja dados completos e críticas positivas e construtivas sobre o bairro, por Landi

 http://www.dcomercio.com.br/especiais/dcdigital/

DADOS IMPORTANTES SOBRE O TATUAPÉ

O bairro do Tatuapé com seus 8,2 KM2 de área ,tem de renda mensal por família em torno de R$ 4.000,00,com faixa maior tendendo para classe B,com cerca de 85 mil habitantes

O Tatuapé hoje

Total da população alfabetizada: 76 669
Total de homens: 39100
Total de mulheres: 45900
Taxa de crescimento demográfico: 0,46%

O que há no Tatuapé

191 prédios de alto padrão
4 shoppings centers
17 concessionárias de veículos
31 supermercados
108 restaurantes
50 escolas de idiomas
26 colégios particulares
6 faculdades
95 construtoras e incorporadoras
58 pet shops
35 academias
                                                                                 28 laboratórios e analises clínicas
                                                                                 131 clínicas de estética

O queridinho da Zona Leste

  O Tatuapé, bairro considerado um dos três mais valorizados juntamente com Vila Nova Conceição e Campo Belo na Capital Paulistana.

Privilegia-se em ter uma alta cotação de possuir em sua população aproximadamente 50% da classe média contra a média na Capital de 30% com uma fonte de renda familiar de 4.000 reais por mês.
As construtoras e imobiliárias modernizaram-se e são consideradas as melhores em negócios de São Paulo sendo responsáveis pelo alto poder de valorização dos imóveis e empreendimentos comerciais proporcionando a Prefeitura maior arrecadação de impostos e o melhor visual arquitetônico moderno dos imóveis em torno das vias publicas.

Considerado entre os três mais cotados da capital paulistana em sua alta culinária com seus bares e restaurantes, que contribuíram em muito com a valorização dos imóveis na região, juntamente com os jardins e Vila Madalena.

Localização estratégica

Neste contexto, o Tatuapé é o bairro mais apropriado, preparado e bem localizado. “Isso sem falar que as ligações rodoviárias com o Vale do Paraíba e Sul de Minas terminam e iniciam nessa região,fácil acesso a Marginal Tiete e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos,apenas 15 minutos,beneficiando inclusive, algumas empresas como a Souza Cruz e outras, já se antecederam a esta tendência e transferiram toda a sua infra-estrutura administrativa para a Marginal Tietê”, conclui o engenheiro.

Veja na imagem do Google a distancia do final da Av.Celso Garcia até o Aeroporto Internacional de Guarulhos,apenas 13 Km

 A Prefeitura não acompanha a modernização arquitetônica da iniciativa privada

Um grande problema é que a Prefeitura não acompanha este crescimento arquitetônico deixando nossas praças publicas sem conservação, ruas e avenidas sem sinalização de solo, sem projetos de modernização urbana e o transito caótico em vias de mão dupla.
Intervenções Urbanas nos principais pontos do Bairro serão necessários por parte do poder público para a melhor qualidade de vida da população deste bairro tão querido.

Modernização no Transito

Para o engenheiro Vagner Landi, o Tatuapé ainda não passou pelas adaptações a esta lei. “Apesar de existirem as regras, não dá para ver a aplicação delas com clareza na região. Não conseguimos enxergar melhorias no trânsito próximas a grandes empreendimentos. Os investidores estão trazendo melhorias para o bairro e não têm a obrigação de saber o que é de obrigação da CET”, relata.

 

 

Segundo Landi, há muito tempo o trânsito do Tatuapé está parado e não existe perspectiva, em curto prazo, de que esta fluidez aumente. “As ruas se tornam estreitas, pois existem carros estacionados dos dois lados e com mão dupla.

“Os semáforos estão com seus tempos de abertura e fechamento totalmente desatualizados com relação à quantidade de carros que circulam no bairro”, completa o engenheiro.

Poder-se-ia utilizar o exemplo de Curitiba, pois o bairro com ruas perpendiculares caberia mãos únicas, por exemplo, uma rua vai e a outra vem, com mais saídas e entradas para a Radial Leste

 Histórico do atual crescimento 

 “Na década de 80 o Tatuapé assumiu a condição de Bairro do Terceiro Milênio e as profundas mudanças que estariam ocorrendo no bairro  testemunharam a mudança urbanística do Tatuapé, que passou de bairro predominantemente industrial para comercial e de prestação de serviços.”

O Tatuapé passou na dianteira ultrapassando o bairro da Moóca, com um crescimento acelerado diante da Zona Leste

A Zona Leste de São Paulo, com  3,8 milhões de habitantes, 35% da população da Cidade de São Paulo .

 A dimensão dessa região, é maior (em população), que 14 estados brasileiros individualmente: PB; ES; AM; AL; RN; PI; MT; MS; SE; RO; TO; AC; AP e RR. A diferença é  gritante, cada estado desses, embora menor que a Zona Leste, tem direito a eleger, 3 senadores, e no mínimo 8 deputados federais. Isso sem contar, que cada um tem assembléias legislativas e câmaras de vereadores.

A Zona Leste é maior que muitos países, vejam a lista, com sua população em milhões: Uruguai 3.5 – Panamá 3.2 – Jamaica 2.7 – Porto Rico 3.7 – Líbano 3.8.

Classes Sociais,
–  5% dos moradores da região, pertencem a classe “A”.

 – 95% restantes vão das classes “B” a “E”, baseados em hábitos de consumo e níveis de renda. 

O que carece o Bairro do Tatuapé

O bairro de maior crescimento da Zona Leste de São Paulo possui 3,86 m² de área verde para cada um deles, isso contando desde pequenos canteiros e jardins até grandes parques, segundo dados da SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), publicados no Atlas Ambiental de 2003 – último registro.  Este é um índice considerado baixo, já que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que o índice de área verde por região deve ser igual ou superior a 12m² por habitante urbano.

A situação torna-se ainda mais preocupante se lembramos que, nos próximos anos, o Tatuapé deverá receber cerca de 50 mil novos moradores, que devem ocupar os lançamentos imobiliários e dividir o mesmo ar com os habitantes já existentes, pois ao que se percebe o índice de áreas verdes não tem acompanhado o crescimento imobiliário e comercial do bairro.

A cobertura vegetal é o principal componente regulador do clima dentro do espaço e para isto dever-se-ia pensar nos próximos anos em calçadas verdes,maior área drenante nas praças públicas e incentivos a plantação de mudas de árvores na frente dos imóveis,para melhorar a Sustentabilidade e a Melhor Qualidade de Vida.

 Plano Diretor

 Foi anexado na Câmara Municipal para a próxima Revisão do Plano Diretor, pela Distrital Tatuapé uma solicitação de Área de Intervenção Urbana (AIU)

Quanto à AIU, Landi explicou  que se trata de um instrumento de política urbana previsto no Estatuto da Cidade. Sua criação requalificará a malha viária de transportes, direcionamento do trânsito e sinalização do solo; revitalizará ruas e praças; padronizará as calçadas com acessibilidade portadores de necessidades especiais e idosos, além de reformar o mobiliário urbano.

Para o engenheiro, a inclusão desta Intervenção Urbana na Revisão do Plano Diretor levará ao Tatuapé uma convivência mais harmônica entre os estabelecimentos comerciais e residenciais, valorizando a  qualidade de vida local.

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para BAIRRO DO TATUAPÉ “O QUERIDINHO DE SAMPA”

  1. Pingback: Subprefeitura do Tatuapé – Câmara Municipal deSP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  2. Fernando Borges disse:

    Sou morador do Tatuapé e amo meu bairro. Gostaria de ver estes números atualizados e acompanhar a evolução deste que é o bairro mais bacana para se viver em São Paulo.

    Curtir

    • oLÁ fERNANDO , EM BREVE ESTAREMOS COLOCANDO OS NUMEROS ATUALIZADOS
      ABS
      VAGNER

      Curtir

      • Victor Manuel Rodrigues Monção disse:

        Boa tarde! Daqui de Portugal lanço um pedido: Seria possível uma e ou/ imagem da Padaria Deliciosa na avenida Celso Garcia – Tatuapé dos anos 5o ?Antecipados agradecimentos. Victor Monção

        Curtir

  3. Boa Tarde Vagner, trabalho em uma incorporadora que fica na região da Mooca. Atualmente estamos realizando estudos sobre o Tatuapé e encontrei o seu Blog. Achei muito interessantes e com grandes informações a respeito do bairro no qual estou fazendo uma avaliação do mercado imobiliário.

    Se tivermos a possibilidade de trocar mais figurinhas estou a disposição. Grande abraço.

    Curtir

  4. Sueli Monteiro de Oliveira disse:

    O queridinho de Sampa é meu também, pois nasci aqui e adoro meu bairro. Muito embora tenha presenciado mudanças drásticas nesses últimos 20 e poucos anos, muitas facilidades vieram e o Tatuapé se transformou num município . Entretanto com um custo ambiental elevadíssimo, de cortar o coração de quem viu uma mata como a Paula Souza, vir quase que completamente abaixo e a poluição chegar em vários sentidos. Achei muito interessante este artigo e vou procurar acompanhar.

    Curtir

    • Obrigado Sueli pelo comentário,vi seu comentário hoje dia 12, estou em Roma.
      Logo estareI fazendo matérias sobre o Plano Diretor de Sao Paulo,focando bastante o bairro do Tatuape,com matérias na Gazeta do Tatuape e na Floha de Sao Paulo.
      Abs
      Vagner

      Curtir

  5. Simone disse:

    Adorei esse artigo,gostaria de dados mais recentes, o que mudar agora em 2012, qual foi o cresecimento.
    Muito obrigada.
    Simone

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s