Subprefeitura do Tatuapé – Câmara Municipal deSP

Subprefeitura do Tatuapé – Zona Leste somos nós !!!

M2081S-1029

Subprefeitura do Tatuapé , pode ser inaugurada na próxima gestão com a reeleição de Fernando Haddad ou com um novo prefeito que vier, pois já foi aprovado em primeira votação na Cãmara Municipal de São Paulo.

O projeto é do vereador Toninho Paiva qua há anos vem trabalhando em cima de reivindicações das Associações de Bairros e Conseg’s ( Tatuapé e Parque São Jorge ).

A região do Tatuapé é tão extensa e empreendedora que existem dois Conseg’s ( Conselhos de Segurança , atuantes em defesa dos moradores em todas as áreas, Segurança , Saúde , Educação e Mobiliário Urbano , assim como manutenção urbana de ruas e avenidas.

20160427_151214Opinião do Eng.Urbano Vagner Landi

Como é bom ser Tatuapeense e conviver diariamente com o progresso deste bairro tão querido e valorizado , o que me lembra desde a criação da Avenida Radial Leste por Faria Lima 1965/1969 , onde na época de sua construção diziam os críticos que ele era louco de abrir uma avenida tão extensa e larga .

foto Tatuape 2

Recordações com a passagem de pedestres sobre a linha de trem na Rua Tuiuti, os colégios Congonhas do Campo , Ascendino Reis, Catalano , o Corinthians de Vicente e Marlene Matheus , as Padarias Lisboa e Montenegro , o Mercado na Praça Silvio Romero e os famosos ônibus elétricos e muitas outras recordações.

padaria-lisboa-2

O crescimento do bairro do Tatuapé  , deu-se a sua localização estratégica , próximo as ligações rodoviárias com o Sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba , acesso rápido a Marginal do Tiete e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Além do crescimento vertical  , teve um crescimento em bares e restaurantes , considerado hoje em São Paulo entre os três melhores em culinária da capital e valorização imobiliária.

ch-nova-lei-de-zoneamento-Rodrigo-500x334

As mudanças urbanísticas aconteceram desde a década de 1980 , com grandes empreendimentos imobiliários pela iniciativa privada , não acompanhado pelo poder público em manutenção de ruas, praças , escolas , postos de saúde e outros.

O bairro carece de áreas verdes , pois nosso índice é de 3,86 m2 para cada habitante , contra 12 m2 estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

3e8432e1537f4baba478fd0d6a8080f8Av Salim Farah Maluf, semáforos atrapalham o trânsito ao longo da avenida , ligação entre litoral e Rodovias

O trânsito no Tatuapé  , ainda persiste em duas mãos  com estacionamentos laterais , onde as ruas poderiam ser de mão única com proibição de estacionamentos em horários de pico, mas infelizmente a Companhia de Engenharia de Tráfego responsavel pela Zona Leste carece de técnicos de bom nível.

picture-1-005Av.Celso Garcia abandonada até hoje

A esperança com o próximo prefeito com a Subprefeitura do Tatuapé

Mais uma vez esperamos que o próximo prefeito eleito ou reeleito  , abra o projeto já aprovado em primeira votação na Câmara Municipal , da criação da Subprefeitura do Tatuapé , de autoria do Vereador Toninho Paiva e dê mais autonomia aos subprefeitos para criação de novos projetos.

Em relação ao cargo de Subprefeito desde a administração Marta Suplicy , o subprefeito nunca teve autonomia para expor suas idéias para o de melhor para o bairro , ficando subordinado apenas para administrar que nos leva a supor que este cargo volte a ser designado como Administrador Regional , pois ser subprefeito hoje na atual administração não significa nada.

Motivos para a criação da SubTatuapé;

A importância da Subprefeitura do Tatuapé seria ótimo para desafogar a Subprefeitura da Moóca e Vila Formosa/Aricanduva,pois com a divisão de áreas haveria maior atendimento as reivindicações das Associações de Bairros para melhoria do bem público.

Acesse o Blog da Política Urbana e Qualidade de Vida,

HTTP://engvagnerlandi.com/

Vagner e Ruberval

Nosso Blog pediu a opinião deste importante engenheiro Tatuapeense da gema para dar sua opinião da criação da SubTatuapé;

Roberval Janeli Santos

Justificativas que elucidam as razões da existência  por uma SUB-PREFEITURA NO TATUAPÉ.

Na opinião de Janeli , a necessidade de ser feita uma nova Sub Prefeitura , estão lincadas a algumas situações justificando a necessidade.

  • Já existiu essa Sub e foi retirada sem razão.
  • O nosso bairro é um dos mais antigos do Brasil ano de 1.560 data do inicio.
  • Nosso bairro cresceu muito verticalmente tornando-se um dos mais pungente da Zona Leste.
  • Temos um dois maiores entroncamentos metro-ferro-rodoviario.
  • Temos 3 Universidades.
  • Temos um dos maiores Clubes do Brasil o Corinthians.
  • Temos 4 Shopping.
  • Temos 1 Hospital Municipal
  • Temos grandes Hospitais particulares.
  • Restaurantes e Padarias com mais de 100 anos,teatros.
  • Temos dois Parques Públicos, varias praças e famosas como a Silvio Romero. etc…

Como cuidar disto tudo nos dias de hoje?

Vivemos na era da informação tudo acontece com as velocidades que se aproximam , as do pensamento.

Sem se ter uma administração mais próxima dos moradores e  voltada para esses problemas de um grande Bairro com mais de  4 séculos de existência,ruas que necessitam de limpeza publica adequada,tratamento das estruturas/pavimentações que já estão rompidas.

As calçadas mau cuidadas , dificuldades de mobilidade de pessoas, cadeirantes e idosos.

Existem  muito mais argumentos que justificam implantação de imediato  a Sub Prefeitura do TATUAPÉ.

Roberval Janeli Santos , nascido Tatuapé ,toda a minha família foi construída aqui, estudei no EE Prof. Ascendino Reis na Rua Tuiuti,  também sou formado em Engenheiro Civil e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho.

foto Tatuape 1

Vejam abaixo matérias desde 2008 ,na mídia com o eng.urbano Vagner Landi, sobre o assunto;

https://engvagnerlandi.com/2011/02/14/bairro-do-tatuape-o-queridinho-de-sampa/

https://legalmentenegra.wordpress.com/materias/jornal-fato-paulista/materias/2008-2/18092008-%E2%80%9Co-tatuape-esta-abandonado-pela-subprefeitura-da-mooca%E2%80%9D-diz-vagner-landi-edicao-88/

https://engvagnerlandi.com/2010/07/07/subprefeitura-do-tatuapeuma-realidade-proxima-para-a-z-leste/

loga GazetaConheça a história do bairro do Tatuapé contado pelo jornal mais famoso da Zona Leste do saudoso Romano Neto – A Gazeta do Tatuapé ;

jardineira-1935

A trajetória da Educação no Bairro Gigante

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido pela equipe do Blog da Política Urbana e Qualidade de Vida;

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s