Faria Lima, “O Melhor Prefeito de SP”

  Faria Lima,sem dúvida “O Melhor Prefeito de SP”

                                                                                                              Prefeito Faria Lima

(Rio 7/10/1909 – 4/9/1969),

este foi o melhor de todos

 

 

 

Urbanista engenheiro Vagner Landi faz esta homenagem ao melhor prefeito até hoje da cidade de São Paulo” – Prefeito de São Paulo de 1965 a 1969

Homenagem ao melhor prefeito até hoje,que São Paulo já teve,sem dúvida nenhuma “Brigadeiro Faria Lima”

 “Resgatar a importância dele para nossa história com muitas honrarias ao militar é pouco na comparação aos muitos prefeitos e prefeitas que vieram após 1969.

Muitas homenagens foram organizadas, desde o início do ano, pelo economista e ex-deputado federal José Roberto Faria Lima, sobrinho do homenageado. “Sentia a necessidade de prestar uma homenagem ao tio José, pela pessoa que ele foi e por tudo o que fez”, justifica.

Nascido no Rio, Faria Lima ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) aos 21 anos. Galgou postos até chegar à patente de brigadeiro do ar. Desde os tempos de Colégio Militar, já mostrava muita aplicação. Nos anos 30, voou muito pelo interior do País, atuando no Correio Aéreo Nacional.

Faria Lima especializou-se em Engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França. Teve participação ativa na criação do Ministério da Aeronáutica e chegou a presidir a Vasp.

Sua gestão na Prefeitura de São Paulo ficou marcada por obras como as Marginais do Tietê e do Pinheiros, as Avenidas Sumaré, Radial Leste, 23 de Maio e Rubem Berta, além do início do metrô. “Ele era um homem enérgico e acompanhava pessoalmente os canteiros de obras criados na cidade”, conta seu sobrinho. ” Madrugava, dirigindo seu Fusquinha vermelho.”

Biografia do prefeito Faria Lima

José Vicente Faria Lima (1965-69) O Brigadeiro José Vicente Faria Lima foi certamente o maior realizador de obras que a cidade teve. Pode-se discutir a sua escala de prioridades ou a pouca atenção dada ao verde, mas existe um consenso quanto ao reconhecimento de seu inspirado dinamismo. Uma vez disse:

“A cada ano crescemos uma nova Brasília, a cada dois uma nova Curitiba e a cada três uma nova Porto Alegre. É preciso construir e trabalhar muito”. E ele não fez outra coisa durante os quatro anos em que ficou responsável pela Prefeitura.

Acordava às 5 da manhã e lia os principais jornais. As 7 ligavam para a casa dos secretários e assessores comentando as notícias e a agenda do dia. Às oito horas já estava no gabinete despachando, quando não estava no helicóptero amarelo que o transportava para os canteiros de obras. Das empreiteiras cobrava ao pé da letra o respeito aos prazos contratados. Sua autoridade era sentida em todos os níveis da administração municipal.

Opinião do Engenheiro Urbanista Vagner Landi

Faria Lima, sem dúvida nenhuma, vai demorar em termos um prefeito ao nível de atuação como ele, pois em tão pouco tempo fez obras que marcaram até hoje a cara de São Paulo.

“Tinha um predicado essencial, pensava vinte, trinta anos na frente, com obras que na ignorância de muitos da época, falavam – Este cara é louco, fazer uma avenida deste tamanho”

Na verdade os políticos que vieram após Faria Lima, não chegaram a 50 %, nem em duas gestões seguidas, podemos falar de quem chegou mais perto dele foi Paulo Maluf,mas foi engolido por sua ganância pelas comissões de obras.

Lembro quando eu tinha uns oito anos de idade, na construção da Radial Leste que atravessa meu querido Tatuapé, brincávamos na tubulação de esgoto em construção sob as atuais vias da avenida. Muitos na época evocavam que ele era um exagerado com aquela obra vultosa, mas vemos que hoje, a Radial já está pequena, enquanto a Celso Garcia ficou parada no tempo.

Se Faria Lima fosse vivo já tinha colocado em projeto todas as Operações Urbanas previstas no Plano Diretor de São Paulo e já teria forçado os vereadores a revisar o Novo Plano Diretor,não deixando São Paulo parado como está hoje,sendo engolido por grandes congestionamentos.

História,

Sabe quem começou as obras do Metrô, quem abriu as marginais, Avenida Sumaré, 23 de Maio, Rubem Berta,Av. Radial Leste,Av. Rebouças, ergueu o MASP,tudo em apenas 4 anos,fantástico não é !!!

Ele seria o futuro presidente da república indicado na época pela junta militar provisória, poderia ter mudado o rumo da política brasileira.

Vejam este trecho histórico descrito abaixo,

Naquele dia em 1969 em que teve a informação que iria ser indicado para a presidência numa homenagem no Correio Aéreo Nacional, do qual foi um dos fundadores e combinou neste almoço para conversar com o Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias (1901-1981), no mesmo prédio em que moravam no Rio de Janeiro, mas logo em seguida sofreu um mal estar e teve um acidente vascular cerebral, provavelmente o ataque resultou das fortes emoções. ( Este trecho foi descrito pelo engenheiro José Meiches,83 anos que foi o secretário de obras do Brigadeiro Faria Lima em 1965-1969)

 

Relatei este fato e sempre levo o  nome de Faria Lima como o melhor prefeito que São Paulo já teve,pois sou um estudioso em política urbana principalmente em nossa capital e acompanhei em todos estes anos os desmazelos que vários prefeitos fincaram seu nome em nossa cidade.

Sabemos que São Paulo cresceu assustadoramente nestes últimos quarenta anos,que após Faria Lima tivemos, Paulo Maluf,Miguel Colasuonno,Olavo Setúbal,Reynaldo de Barros, Antonio Salim Curiati,Mario Covas,Janio Quadros,Luisa Erundina,Paulo Maluf,Celso Pitta,Marta Suplicy,José Serra e Gilberto Kassab

São Paulo começou a crescer assustadoramente a partir da década de 30, justamente quando surgiram as prefeituras e até hoje não sabemos onde vamos parar.Com o passar do tempo, notamos que a maioria deles só fez política,encobriram a corrupção e poucos fizeram,deixando nossa cidade numa total “Zona Urbanística” num sentido bem pejorativo da palavra.Da relação abaixo, sem dúvida nenhuma o melhor foi José Vicente Faria Lima, que tinha uma visão há 30 anos à frente.

Outro que podemos destacar em realizações de obras importantes na capital é Paulo Salim Maluf,que tem um histórico de grandes realizações na sua vida pública,mas peca pelos inúmeros processos de suspeitas de corrupção .A lastimável indicação do seu sucessor Celso Pitta,eleito em virtude da grande porcentagem de 93% de aprovação de Maluf como prefeito,mas Pitta fez um governo aberto aos vereadores com negociatas e escândalos,abalando a popularidade de Maluf,pois em suas frases famosas como;Se Pitta não for um bom prefeito nunca mas votem em mim !,Estupra mas não mata !

Marta Suplicy com gastos astronômicos, poucas obras interessantes e a famosa frase “Relaxa e Goza”

O atual  Gilberto Kassab tem mostrado um esforço tremendo,mas sua popularidade caiu tanto que nem pode hoje subir no palanque de Serra,com um aumento de IPTU de 35 a 45% e o fechamento com sua fiscalização voraz,de muitos comércios com selo Lacrado que geravam muitos empregos.

Estas situações de ações destes prefeitos que levam a população ao descrédito, pois pagamos tantos impostos nesta cidade e o retorno é pífio em educação, saúde e qualidade de vida.

Discutimos muito em meu Blog, O Novo Plano Diretor de São Paulo,A Revisão do Código de Edificações e Zoneamento da Cidade,mas precisamos de Prefeitos que amem nossa cidade e não pensem apenas em interesse próprio e sim na melhor qualidade de vida para todos nós que moramos e trabalhamos nesta cidade.

 

Anexo:Lista de prefeitos da cidade de São Paulo,sua história e realizações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Prefeito de São Paulo)

Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de intendentes, interventores e prefeitos do município de São Paulo. De 1899 a 1914, o chefe do poder executivo municipal chamava-se intendente e a prefeitura, intendência. Somente a partir de 1930 é que surgiram as prefeituras como hoje a conhecemos.

[editar] Intendentes, Interventores e Prefeitos

Nome início do mandato fim do mandato Observações

 

 

    5 de dezembro de 1931    
12 Silva Teles 24 de maio de 1932 2 de outubro de 1932 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
Artur Sabóia 3 de outubro de 1932 28 de dezembro de 1932 interinamente
13 Teodoro Augusto Ramos 29 de dezembro de 1932 1 de abril de 1933 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
Artur Sabóia 2 de abril de 1933 22 de maio de 1933 interinamente
Osvaldo Gomes da Costa 23 de maio de 1933 30 de julho de 1933 interinamente
Carlos dos Santos Gomes 31 de julho de 1933 21 de agosto de 1933 interinamente
14 Antônio Carlos de Assunção 22 de agosto de 1933 6 de setembro de 1934 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
15 Fábio da Silva Prado 7 de setembro de 1934 31 de janeiro de 1938 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
Paulo Barbosa de Campos Filho 1 de fevereiro de 1938 15 de fevereiro de 1938 interinamente
16 Fábio da Silva Prado 16 de fevereiro de 1938 30 de abril de 1938 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo

 

16 Fábio da Silva Prado 16 de fevereiro de 1938 30 de abril de 1938 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
17 Prestes Maia 1 de maio de 1938 10 de novembro de 1945 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
18 Abraão Ribeiro 11 de novembro de 1945 14 de março de 1947 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
19 Cristiano Stockler das Neves 15 de março de 1947 28 de agosto de 1947 prefeito nomeado pelo interventor federal no estado de São Paulo
20 Paulo Lauro 29 de agosto de 1947 25 de agosto de 1948 prefeito nomeado pelo governador do estado
21 Milton Improta 26 de agosto de 1948 3 de janeiro de 1949 prefeito nomeado pelo governador do estado
22 Asdrúbal da Cunha 14 de janeiro de 1949 27 de fevereiro de 1950 prefeito nomeado pelo governador do estado
23 Lineu Prestes 28 de fevereiro de 1950 31 de janeiro de 1951 prefeito nomeado pelo governador do estado
24 Armando de Arruda Pereira 1 de fevereiro de 1951 7 de abril de 1953 prefeito nomeado pelo governador do estado
25 Jânio Quadros 8 de abril de 1953 6 de julho de 1954 prefeito eleito
Porfírio da Paz 7 de julho de 1954 17 de janeiro de 1955 vice-prefeito eleito

 

26 Jânio Quadros 18 de janeiro de 1955 5 de fevereiro de 1955 prefeito eleito
27 William Salem 6 de fevereiro de 1955 1 de maio de 1955  
28 Juvenal Lino de Matos 2 de julho de 1955 10 de abril de 1956  
29 Vladimir de Toledo Piza 11 de abril de 1956 7 de abril de 1957  
30 Ademar Pereira de Barros 8 de abril de 1957 7 de abril 1961 prefeito eleito
31 Prestes Maia 8 de abril de 1961 7 de abril de 1965 prefeito eleito
32 José Vicente Faria Lima 8 de abril de 1965 7 de abril de 1969 prefeito eleito
33 Paulo Maluf 8 de abril de 1969 7 de abril de 1971 prefeito nomeado pelo governo estadual
34 José Carlos de Figueiredo Ferraz 8 de abril de 1971 21 de agosto de 1973 prefeito nomeado pelo governo estadual
Brasil Vita 22 de agosto de 1973 27 de agosto de 1973 interinamente
35 Miguel Colasuonno 28 de agosto de 1973 16 de agosto de 1975 prefeito nomeado pelo governo estadual

 

36 Olavo Setúbal 17 de agosto de 1975 11 de julho de 1979 prefeito nomeado pelo governo estadual
37 Reinaldo de Barros 12 de julho de 1979 14 de maio de 1982 prefeito nomeado pelo governo estadual
38 Antônio Salim Curiati 15 de maio de 1982 14 de março de 1983 prefeito nomeado pelo governo estadual
Francisco Altino Lima 15 de março de 1983 10 de maio de 1983 interinamente
39 Mário Covas 11 de maio de 1983 1 de janeiro de 1986 prefeito nomeado pelo governo estadual
34 Jânio Quadros 1 de janeiro de 1986 1 de janeiro de 1989 prefeito eleito
35 Luiza Erundina 1 de janeiro de 1989 1 de janeiro de 1993 prefeita eleita
36 Paulo Maluf 1 de janeiro de 1993 1 de janeiro de 1997 prefeito eleito
37 Celso Pitta 1 de janeiro de 1997 25 de maio de 2000 prefeito eleito
Régis de Oliveira 26 de maio de 2000 13 de junho de 2000 vice-prefeito eleito
37 Celso Pitta 14 de junho de 2000 1 de janeiro de 2001 prefeito eleito
38 Marta Suplicy 1 de janeiro de 2001 1 de janeiro de 2005 prefeita eleita
39 José Serra 1 de janeiro de 2005 31 de março de 2006 prefeito eleito
40 Gilberto Kassab 31 de março de 2006 1 de janeiro de 2009 vice-prefeito eleito
Gilberto Kassab 1 de janeiro de 2009 atualidade prefeito reeleito

 

Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_prefeitos_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s