Londres – Respeito ao cidadão em mobilidade urbana e acessibilidade.
Opinião eng.urb.Vagner Landi
As cidades do Reino Unido impressionam como viver numa cidade, que os impostos arrecadados são investidos no cidadão , na preservação do Patrimônio Histórico Milenar, Educação , Saúde , Transporte Público e principalmente na “Educação” do povo ao cidadão e na limpeza urbana das cidades.

O respeito ao cidadão pagador de impostos está no dia a dia de cada um do lado externo da sua casa.
O transporte em Londres é tão organizado que Ônibus , Metrô ou Trem para quem utiliza é a facilidade, pois por um simples aplicativo no celular(Citymapper) equivalente ao Google Maps , que indica ao cidadão quantos metros à pé é a sua chegada ao ponto/estação mais perto da sua estadia e o cartão Oyster Card , adquirido nas máquinas das estações que acumula os créditos em Libras utilizado quando você entra nos transportes públicos.
Todos os ônibus são de dois pisos totalmente acessíveis com plataformas para pessoas com Mobilidade Reduzida e Ar Condicionado agradável, sistematizados apenas para cartões do sistema viário oficial da cidade ( Oyster Card ) , que podem atingir determinadas Zonas , A , B , C , D e outras diferenciando suas tarifas diárias ou semanais , muito pratico e eficiente , também agregados a Metrô e Trens.
Oyster Card – Cartão de transporte inteligente.
O Cartão é carregado diário , semanal facilitando suas andanças como turista ou como morador de Londres , recarregando em máquinas espalhadas nas estações e também conferindo o saldo quando entra nos veículos de transporte.
O passe semanal , lhe dá o direito de andar a vontade de ônibus , trem ou metrô por um valor bem menor .
Usar o metrô para ir e voltar do aeroporto de Heathrow, que se localiza na zona 6, você deve carregar seu Oyster Card com um adicional.
Veja o calculador de passagens e coloque a estação do seu hotel.
Por exemplo :
https://tfl.gov.uk/fares/find-fares/tube-and-rail-fares/single-fare-finder
Todo Brasileiro que vai a Londres fica admirado pela organização e o respeito pelo cidadão , caminhando em calçadas sem qualquer desnível ou saliências , fiação embutida , pisos táteis em todos os trajetos e a Paisagem Urbana rodeadas por árvores muito bem tratadas e podadas perfeitamente além dos canteiros e jardins exuberantes.
Quando falamos nesses detalhes podemos pensar… mas isso é só onde turista frequenta… não é !!!……. mas em qualquer Zona da grande Londres.
OS TAXIS LONDRINOS , O CHARME DAS RUAS DE LONDRES



Realmente vai te dar aquela vontade de curtir uma volta num táxi londrino , que são bem equipados e motoristas profissionais , além do preço não ser de assustar.

O problema de pegar taxi em Londres é que numa cidade tão bem organizada e com Obras de Arte a cada quadra , andamos muitos e as vezes ficamos longe de alguma estação , então pelo cansaço de ter que baldear entre Ônibus / Metrô , pegamos os famosos taxis.
BICILCLETAS NA CAPITAL LONDRINA
A bicicleta é um dos principais meios de transporte para qualquer pessoa independente da classe social, pois além de serem muito respeitadas , transitam junto com automóveis mesmo em locais que não haja ciclovias , até nas calçadas é permitido.
Em parceria com o banco Santander, a prefeitura de Londres disponibiliza centenas de bicicletas por toda a cidade.
O serviço está disponível 24 horas por dia , você chega até uma das estações de bicicletas, paga uma taxa de acesso com cartão de crédito (2 libras) em uma maquininha e retira uma bicicleta, caso devolva em até 30 minutos , não precisa pagar ou a cada sessão de 30 minutos mais duas libras.

Esta foto acima mostra muito bem as informações de solo, acessibilidade , faixas de pedestres , linhas sinuosas de atenção e estacionamento de bikes e o principal a Fiação Embutida , detalhe este principal em toda Londres.

Como o Londrino em sua maioria não tem carro, sua bicicleta fica guardada em pontos estratégicos ( lado direito da foto acima ) nas quadras residenciais , com chaves para cada usuário , pagando-se para isso uma taxa anual.
Aplicativos para usar o transporte em Londres são o Google Maps e o Citymapper.

Círculo vermelho, letra no alto – nome da parada – direção dos ônibus e as linhas que passam por ali.
O círculo vermelho indica que é uma parada de ônibus.
A letra no alto serve para você identificar no mapa da parada e quais ônibus passam ali.
“towards” é a direção
“bus route” é a rota
“stop” é aquela letra lá em cima.
OBS: Nos mapas das paradas, todas as linhas têm um número, e algumas só funcionam à noite.


No detalhe da foto acima, a Princesa Diana que viveu por 15 anos no Palácio de Kensington e muitas vezes passeava nesses jardins maravilhosos para conversar com o jardineiros junto com seus filhos.


Obras de Arte
Como é bom viver numa cidade onde os Patrimônios Históricos são respeitados pela população e poder tirar fotos sem que haja uma grade de proteção , jamais imaginar uma pichação ou lugar para se encostar e dormir , como a atual situação da nossa cidade de São Paulo.









Calçadas em Londres
As calçadas em Londres , como podemos notar na foto abaixo são totalmente acessíveis sem qualquer obstáculo ou depressão com placas encaixadas de forma retilínea e fáceis para quaisquer manutenções que forem necessário , tanto para hidráulica como para manutenção da Fiação Aérea , ponto alto na Paisagem Urbana de Londres.





Detalhes de Acessibilidade nas calçadas e faixas em ziguezague para alertar o motorista de sua obrigação de parar o carro , pois existe uma travessia de pedestre. ( Foto acima na famosa Abbey Road )
Este pequeno resumo neste Post sobre esta cidade maravilhosa que é um exemplo de retribuição dos impostos recolhidos pelos Londrinos , o que não podemos comparar com nenhuma cidade brasileira, infelizmente o Povo tem o governo que merece !!!
Deixe seu comentário que o mesmo será respondido e publicado, Muito obrigado !!!
É impressionante como o espírito britânico está impregnado em cada detalhe, sem alarde, sem modernismo, sem politicagem.
Tudo é feito para o Povo, com arte, dedicação e preocupação em servir.
Ainda bem que temos pessoas como você, Vagner, que tem a sensibilidade para captar todos os detalhes que apresentou e, principalmente, o caráter para levar os comentários ao púlpito de nossa Assembleia, encarando políticos retrógrados e egoístas.
Parabéns, meu Amigo.
CurtirCurtir
Obrigado Dr. Celso , essas comparações com cidades de primeiro mundo é a nossa esperança para uma São Paulo melhor.
CurtirCurtir
Parabéns Vagner por mais este excelente assunto, você com sua visão crítica analisa perfeitamente as condições de uma cidade, pena que no Brasil apenas pensamos em ladrões no governo, no supremo e no parlamento, será que algum dia poderemos ter cidades como Londres?
CurtirCurtir
Obrigado Nivaldo , vindo de você este elogio , fico agradecido !!!
CurtirCurtir
Obrigado Nivaldo , mas do jeito que pensam nossos políticos , jamais chegaremos nesse nível, pois a cidade é segundo plano para eles e a retribuição dos impostos pagos sabemos para onde vai….
CurtirCurtir
Exelente!!!
Para os que pretendem conhecer essa bela metrópole essa explanação é de grande ajuda para maior conhecimento de como o dinheiro do contribuinte é usado em seu benefício
CurtirCurtir
Obrigado, querida , muito bem colocado !!!
CurtirCurtir
Realmente, PENA QUE NOSSOS POLÍTICOS NÃO PENSAM ASSIM !!!
CurtirCurtir
Muito bom! Escreveu com tantos detalhes que me sentir andando nas ruas de Londres novamente! Cidade eh bonita, iluminada, cidade composta de construções com arquiteturas mescladas entre o antigo e o novo…
Parabéns!
Gostei
CurtirCurtir
Valeu Murilo, seu comentário merece muito ,pois você é o melhor Guia Brasileiro em Dublin e recomendo para todos… tel . +353 89 941 0669 ( Murilo )
CurtirCurtir
OBRIGADO MURILO PELO COMENTÁRIO E UM ABRAÇO PARA O PESSOAL DE DUBLIN….
CurtirCurtir