TALLINN – Capital Verde Europeia 2023

Tallinn é eleita a Capital Verde da Europa 2023

Opinião : eng.urb.Vagner Landi

Cidades Europeias

As cidades europeias se traduzem aos nossos olhos de turistas , como exemplo, cidades respeitadas pelos seus lideres e prefeitos, garantindo o futuro sustentável para seus moradores e pagadores de impostos,……comparando ao que acontece em todas as cidades do nosso Brasil em grande maioria.

A preservação da história das cidades , a preservação do Património Histórico , vemos pouco em nossas cidades , construções históricas demolidas pela especulação imobiliária , acordos políticos e demais interesses .

Orgãos de Patrimônio Histórico comandados por políticos e não técnicos de prima categoria, fizeram da nossa história, lembranças apenas em fotos de recordações.

Perguntamos porque as cidades europeias são lindas em suas paisagens urbanas há centenas de anos…… porque o respeito tanto de quem as administram e aos moradores são iguais , respeitar o Patrimônio Histórico Público tem ligação direta com a educação de seu povo.

O concurso realizado desde 2010 na Europa – Capital Verde Europeia – mobiliza a vontade dos políticos e da população em fazer o melhor em prol da melhor Qualidade de Vida nessas cidades que para participar do concurso precisam apresentar um plano de conduta , seguindo as seguintes diretrizes :

Mitigação de Mudanças Climáticas,

Desempenho de energia,

 Mobilidade Urbana Sustentável,

 Uso Sustentável do Solo

 Mitigação de ruído.

As cidades se comprometem a enfrentar desafios como metas até 2030 ,no meio Ambiente em poluição do Ar e Sonora, Água da mais alta qualidade,  Trato com a Natureza e Biodiversidade e o cuidado com os Resíduos sólidos e líquidos.

Tallinn – Estônia

É a capital e maior cidade da Estônia , localizada no Golfo da Finlândia , junto ao mar Báltico na Costa Norte do país.  Tem cerca de 400 000 habitantes, aproximadamente um terço da população total do país.

Cidades Europeias ganhadoras desde 2010

2023 –  Tallinn – Estônia

2022 – Grenoble – França

2021 – Lahti – Finlândia

2020 – Lisboa – Portugal

2019 – Oslo – Noruega

2018 – Nijmegen- Holanda

2017 – Essen – Alemanha

2016- Ljubljana – Eslovênea

2015 – Bristol – Reino Unido

2014 – Copenhagen – Dinamarca

2013 – Nantes – França

2012 – Vitória-Gasteiz – Espanha

2011 – Hamburgo – Hamburgo

2010 – Estocolmo – Suécia

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para TALLINN – Capital Verde Europeia 2023

  1. Jorge Zacharias disse:

    Lindo lugar!   E o nosso VLT?????? Quando irá chegar????? Pelo jeito nosso governador e prefeito não tem interesse em perder o apoio do lobby das emrpesas de ônibus, né. Abraço amigo! Zacharias

    Curtir

  2. João Batista disse:

    Qualidade de vida é que nós precisamos abç

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s