Tallinn é eleita a Capital Verde da Europa 2023


Opinião : eng.urb.Vagner Landi

Cidades Europeias
As cidades europeias se traduzem aos nossos olhos de turistas , como exemplo, cidades respeitadas pelos seus lideres e prefeitos, garantindo o futuro sustentável para seus moradores e pagadores de impostos,……comparando ao que acontece em todas as cidades do nosso Brasil em grande maioria.
A preservação da história das cidades , a preservação do Património Histórico , vemos pouco em nossas cidades , construções históricas demolidas pela especulação imobiliária , acordos políticos e demais interesses .
Orgãos de Patrimônio Histórico comandados por políticos e não técnicos de prima categoria, fizeram da nossa história, lembranças apenas em fotos de recordações.
Perguntamos porque as cidades europeias são lindas em suas paisagens urbanas há centenas de anos…… porque o respeito tanto de quem as administram e aos moradores são iguais , respeitar o Patrimônio Histórico Público tem ligação direta com a educação de seu povo.
O concurso realizado desde 2010 na Europa – Capital Verde Europeia – mobiliza a vontade dos políticos e da população em fazer o melhor em prol da melhor Qualidade de Vida nessas cidades que para participar do concurso precisam apresentar um plano de conduta , seguindo as seguintes diretrizes :
Mitigação de Mudanças Climáticas,
Desempenho de energia,
Mobilidade Urbana Sustentável,
Uso Sustentável do Solo
Mitigação de ruído.
As cidades se comprometem a enfrentar desafios como metas até 2030 ,no meio Ambiente em poluição do Ar e Sonora, Água da mais alta qualidade, Trato com a Natureza e Biodiversidade e o cuidado com os Resíduos sólidos e líquidos.
Tallinn – Estônia
É a capital e maior cidade da Estônia , localizada no Golfo da Finlândia , junto ao mar Báltico na Costa Norte do país. Tem cerca de 400 000 habitantes, aproximadamente um terço da população total do país.

Cidades Europeias ganhadoras desde 2010
2023 – Tallinn – Estônia
2022 – Grenoble – França
2021 – Lahti – Finlândia
2020 – Lisboa – Portugal
2019 – Oslo – Noruega
2018 – Nijmegen- Holanda
2017 – Essen – Alemanha
2016- Ljubljana – Eslovênea
2015 – Bristol – Reino Unido
2014 – Copenhagen – Dinamarca
2013 – Nantes – França
2012 – Vitória-Gasteiz – Espanha
2011 – Hamburgo – Hamburgo
2010 – Estocolmo – Suécia
Lindo lugar!  E o nosso VLT?????? Quando irá chegar????? Pelo jeito nosso governador e prefeito não tem interesse em perder o apoio do lobby das emrpesas de ônibus, né. Abraço amigo! Zacharias
CurtirCurtir
Professor , parece que o Ricardo Nunes está começando a trabalhar agora…. vou perguntar na Câmara Municipal.
abs
Vagner
CurtirCurtir
Qualidade de vida é que nós precisamos abç
CurtirCurtir
Com certeza, mas do jeito que vai…. difícil !!!!
abs
Vagner
CurtirCurtir