Despoluição do Rio Pinheiros – Promessas políticas até 2022 – Depollution of the Pinheiros River

 

Rio Pinheiros – A Promessa para 2022 pelo Governador Dória

DSCN1275Opinião ,eng. urb. Vagner Landi

O Rio Pinheiros hoje não é um Rio e sim um canal operado pelo homem que controla seu volume de entrada ou saída pela Usina Elevatória de Traição que tem como objetivo reverter o curso das águas dos rios Tietê e Pinheiros.

traicaoG

Antigamente suas águas iam para a Represa Billings e Guarapiranga, revertendo o curso do rio , sendo que nos dias de hoje a Emae é autorizada a mandar água para a Billings quando há indícios de enchentes.

Desde quando o Rio Pinheiros deixou há anos de receber água limpa da Billings e da Guarapiranga , virou um Esgotão a Céu Aberto.

Rio Pinheiros morto hojeRio Pinheiros hoje

Como era o Rio no início do século passado,

Rio Pinheiros inicio do século

onde passava Rio Pinheiros

Pagamos na conta de Água sendo que metade do custo é de esgoto , do qual não é tratado , alimentamos os políticos que governam o estado de São Paulo há 25 anos ( PSDB ) , que sempre jogaram promessas de campanha pra cima dos eleitores , seguindo este continuísmo com Dória atual governador que prometeu o Rio limpo até dezembro de 2022.

Rio Pinheiros navegávelBanhistas no Rio Pinheiros 1

Com certeza como Dória vem se portando enfrentando o Presidente numa campanha para derrubá-lo , elogiando o Lula e o Maia , certamente o povo já viu como está sendo tratado e esta promessa para 2022 será cobrada ao novo governador que não sabemos quem vai ser.

Qual a meta da Sabesp e do Secretário de Obras do Estado , o competente engenheiro Marcos Penido, Secretario de infraestrutura e Meio Ambiente

Ao invés de tentar despoluir diretamente o rio, o foco será dado aos córregos que desaguam no Rio , com construção de Mini estações de tratamento e recuperação da água dos córregos, para que um dia o rio tenha um aspecto urbanístico , revertido em utilidade para a população metropolitana.

índice

Como todos projetos bem elaborados visualizam um sonho para melhorar a Qualidade de Vida dos habitantes da cidade , mas todo político gosta de inaugurar maquetes também , muito utilizado pelos Dinossauros do PSDB e antigo PMDB hoje MDB, ao longo dos anos , mas obra entregue na data prometida, só na gargalhada !!!

Valores astronômicos foram jogados no ar com pacotes de mais 14  licitações de R$ 1,5 bilhão , que irão sumir ao longo do caminho, provavelmente.

No final de 2022 , vamos ter as desculpas da situação atual financeira do Brasil da qual será agravada pela Pandemia de 2020 , e deverão prorrogar para 2025 , prometendo mentiras em época de campanha , penso eu !!!

…….. mas o cheiro do Rio diminuiu como vocês podem perceber… esperem pra ver !!!

Outra promessa do atual governador , além de garantir a Despoluição total do Rio Pinheiros em 2022 , também irá privatizar o prédio da Usina da Traição para transforma-lo em uma espécie de Puerto Madeiro Paulista… será !!!

A parceria com órgãos como a Sabesp, Emae, Daee, Cetesb e a Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente, tem mais promessas como de limpar  sua margem, o governador afirmou que até dezembro de 2022 as duas estações de energia elétrica à beira do Pinheiros serão removidas, e os fios serão enterrados.

Tem mais promessas, a despoluição do Tietê também está a caminho – e acontecerá em 8 anos, começando por Guarulhos e Mogi das Cruzes ,promessas que foram feitas há décadas por políticos do seu partido .

Alguns links abaixo sobre o projeto e história desse Rio que corta parte da nossa capital
https://www.youtube.com/watch?v=0ZDfLI2BuW4

https://www.youtube.com/watch?v=uls9E93EiSM

https://www.youtube.com/watch?v=CmaTsofmog4

https://www.youtube.com/watch?v=78IdDciKE0I

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s