Rio Pinheiros – A Promessa para 2022 pelo Governador Dória
Opinião ,eng. urb. Vagner Landi
O Rio Pinheiros hoje não é um Rio e sim um canal operado pelo homem que controla seu volume de entrada ou saída pela Usina Elevatória de Traição que tem como objetivo reverter o curso das águas dos rios Tietê e Pinheiros.
Antigamente suas águas iam para a Represa Billings e Guarapiranga, revertendo o curso do rio , sendo que nos dias de hoje a Emae é autorizada a mandar água para a Billings quando há indícios de enchentes.
Desde quando o Rio Pinheiros deixou há anos de receber água limpa da Billings e da Guarapiranga , virou um Esgotão a Céu Aberto.
Como era o Rio no início do século passado,
Pagamos na conta de Água sendo que metade do custo é de esgoto , do qual não é tratado , alimentamos os políticos que governam o estado de São Paulo há 25 anos ( PSDB ) , que sempre jogaram promessas de campanha pra cima dos eleitores , seguindo este continuísmo com Dória atual governador que prometeu o Rio limpo até dezembro de 2022.
Com certeza como Dória vem se portando enfrentando o Presidente numa campanha para derrubá-lo , elogiando o Lula e o Maia , certamente o povo já viu como está sendo tratado e esta promessa para 2022 será cobrada ao novo governador que não sabemos quem vai ser.
Qual a meta da Sabesp e do Secretário de Obras do Estado , o competente engenheiro Marcos Penido, Secretario de infraestrutura e Meio Ambiente
Ao invés de tentar despoluir diretamente o rio, o foco será dado aos córregos que desaguam no Rio , com construção de Mini estações de tratamento e recuperação da água dos córregos, para que um dia o rio tenha um aspecto urbanístico , revertido em utilidade para a população metropolitana.
Como todos projetos bem elaborados visualizam um sonho para melhorar a Qualidade de Vida dos habitantes da cidade , mas todo político gosta de inaugurar maquetes também , muito utilizado pelos Dinossauros do PSDB e antigo PMDB hoje MDB, ao longo dos anos , mas obra entregue na data prometida, só na gargalhada !!!
Valores astronômicos foram jogados no ar com pacotes de mais 14 licitações de R$ 1,5 bilhão , que irão sumir ao longo do caminho, provavelmente.
No final de 2022 , vamos ter as desculpas da situação atual financeira do Brasil da qual será agravada pela Pandemia de 2020 , e deverão prorrogar para 2025 , prometendo mentiras em época de campanha , penso eu !!!
…….. mas o cheiro do Rio diminuiu como vocês podem perceber… esperem pra ver !!!
Outra promessa do atual governador , além de garantir a Despoluição total do Rio Pinheiros em 2022 , também irá privatizar o prédio da Usina da Traição para transforma-lo em uma espécie de Puerto Madeiro Paulista… será !!!
A parceria com órgãos como a Sabesp, Emae, Daee, Cetesb e a Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente, tem mais promessas como de limpar sua margem, o governador afirmou que até dezembro de 2022 as duas estações de energia elétrica à beira do Pinheiros serão removidas, e os fios serão enterrados.
Tem mais promessas, a despoluição do Tietê também está a caminho – e acontecerá em 8 anos, começando por Guarulhos e Mogi das Cruzes ,promessas que foram feitas há décadas por políticos do seu partido .
Alguns links abaixo sobre o projeto e história desse Rio que corta parte da nossa capital
https://www.youtube.com/watch?v=0ZDfLI2BuW4
https://www.youtube.com/watch?v=uls9E93EiSM