Av.Celso Garcia – Revitalização Urbana em São Paulo – Câmara Municipal de SP

Avenida Celso Garcia na visão da equipe do Eng.Urbano Vagner Landi , estudioso dos problemas da Zona Leste de São Paulo.

avenida-celso-garcia-1960

Av. Celso Garcia…anos 60

rscn1490Opinião eng.urb.Vagner Landi

A importante ligação entre o bairro da Penha até o centro da capital , já foi considerada como romântica nos anos 60 e foi se degradando a cada ano e nos 57 anos encontra-se numa das maiores vergonhas dessa região que sempre ficou em segundo planos para os diversos prefeitos que governaram após o Brigadeiro Faria Lima ( 1965/1969), prefeito empossado sob o regime militar.

O intuito dessa ideia de projeto é demonstrar que São Paulo , está caminhando para um futuro na Mobilidade Urbana que vai ao contrário das modernas cidades/capitais do mundo Europeu e Norte Americano.

No projeto expomos nossas ideias em levar ao poder público que não podemos admitir que um número grande de linhas de ônibus vêm do fundão da Zona Leste , indo todas para um único terminal – Parque Don Pedro II , inflando o terminal e consequentemente toda região , congestionando a entrada para o centro de São Paulo , com um número assustador de ônibus comuns, bi-articulados e tri-articulados em horários não impróprios sem usuários suficientes.

Então seria criado um grande terminal da região do Vale do Aricanduva , para a chegada de ônibus e micro- ônibus das regiões da Zona Leste , onde todos os passageiros já embarcassem com o mesmo bilhete em Veículos Leves sobre Trilhos – VLT’s , a cada 4 minutos , indo em direção ao Parque Don Pedro II e Vice-Versa.

bicyclettes-amsterdam

Estacionamento de Bikes – Amsterdam – Holanda

zagreb-1

Os Veículos Leves sobre Trilhos compartilham o espaço urbano com automóveis , pedestres , bicicletas , motos e outros . Não poluem tanto o ar como no sonoro e trafegam na mesma velocidade , economicamente correto.

dsc02491

VLT’s – Zagreb – Croácia

img_3127

Zagreb

Nos acessos intermediários entre os bairros , seriam criados várias estações que teriam acesso de chegada dos usuários com Micro-ônibus , sem prejudicar o transito interno dos bairros , pois vemos hoje que as ruas não suportam grandes ônibus que não conseguem manobras suficientes para ruas adjacentes.

Terminais de bikes – bicicletas em cada estação para os usuários que vem de sua casa as estações e vice-versa.

Praças de entretenimento em cada estação  que estariam equipadas com total acessibilidade , elevadores e plataformas , lixeiras ecológicas , conjuntamente as calçadas entorno da avenida totalmente acessíveis e sinalizadas e o principal…toda a fiação aérea seria embutida.

As calçadas e as praças nas estações

Atualmente

 Hoje                                                       Amanhã

dscn0037

Amsterdam – Holanda

Escolhemos a avenida Celso Garcia por ser um local de fácil percurso , onde essa obra não pararia totalmente seu funcionamento e seria a primeira iniciativa para outras avenidas na capital como a Avenida Santo Amaro , Av. Francisco Morato , Av. João Dias e muitas outras.

 Hoje                                                      Amanhã

Sigam o trajeto abaixo em planilhas de projeto desde o Parque Don Pedro II até o Vale do Aricanduva , passando pelas várias estações pontuais nos bairros e o vídeo em questão.

01.1 Leiaute

01.2 Leiaute

01.3 Leiaute

01.4 Leiaute

01.5 Leiaute

01.6 Leiaute

01.7 Leiaute

01.8 Leiaute

Memorial

Somos profissionais da área de arquitetura, engenharia e urbanismo que nos preocupamos com o futuro de nossa cidade e estamos contribuindo com o atual prefeito e Câmara Municipal .

helena-e-vagnerVagner Landi

f-1Paula Zanelato

1780888_443908135819250_125074139222657888_nEline Souza Araujo

helena-e-vagner-1Helena Werneck

imagesVicente Carotenuto Jr

1Hendrigo Maluf

 

Nota Importante : Qualquer utilização ou cópia desses projetos não está autorizado para qualquer publicação sem autorização dos profissionais autores do projeto, pois o mesmo encontra-se registrado.

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido ,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Av.Celso Garcia – Revitalização Urbana em São Paulo – Câmara Municipal de SP

  1. Diego disse:

    Gente que projeto maravilhoso, digno de primeiro mundo.
    Pena que não conseguimos tirar do papel sem envolvimento dos politicos.

    Nem mesmo os da zona leste que votamos se importam em apoiar =(

    Curtir

    • Olá Diego , o legal é ter pessoas que nem voce , que elogiam um trabalho que fizemos por amor a Zona Leste e que já mostramos para vários políticos, que na verdade nem se interessaram. Mas não vamos desistir e logo devemos apresentá-lo na Associação Comercial distrital Tatuapé. Divulgaremos em nosso Blog em breve.
      abs
      Vagner

      Curtir

  2. Genildo Alves de Albuquerque disse:

    Estragaram a Celso Garcia, falar em Fundão da zona leste por que não mora naquela região. A Celso Garcia é a principal linha de entrada dos trabalhadores que vem pro centro. Agora as pessoas tem que acorda bem mais cedo por causa de um projeto sem sentido algum. Esse projeto só vai beneficiar uma classe . Aproveita e faz um projeto onde a população fossem beneficiada com transporte de qualidade aí ninguém precisaria ir trabalhar de carro próprio. Parece que tá vivendo no mundo da lua. No nosso país algo pra dá certo teria que zerar tudo , falo sobre políticos que visam só o dinheiro … Volto a repetir estragou a Celso Garcia …..

    Curtir

    • Amigão , esse projeto beneficiaria todas as classes sociais e melhoraria em muito o transporte urbano , pois é uma tecnologia sem poluição sonora e do ar , além de recuperar a paisagem urbana . A pessoa quando se expressa expõe seus conhecimentos de acordo com sua cultura. Estamos atravessando um momento crítico em nosso país pois o povo tem que aprender a votar e respeitar nossos monumentos culturais , nossas praças , nossos rios e saber limpar sua calçada e jogar o lixo na lixeira , respeitar os professores , os idosos. A cultura do povo é muito importante principalmente quando as mesmas se expressam , aí conhecemos cada uma. Nosso projeto é apenas uma ideia para Melhorar a Qualidade de Vida da nossa cidade,
      abs
      Vagner Landi

      Curtir

  3. Édina Santos melo disse:

    Boa noite !! Sou moradora do parque São Jorge e trabalho na região do Brás. Gostaria muito de saber quem está sendo favorecido com essas mudanças feitas na Av Celso Garcia e nas ruas do parque São Jorge . Acredito que quem fez esses projetos não faz uso dele agora , Mais eu os convido a usa -ló para vocês sentirem o que os moradores da região estão passando com esse projeto sem sentido e só veio a prejudicar quem mora no bairro. Gostaria de saber como eu posso chegar até a rua cavalheiro no Brás fazendo uso da av Celso Garcia. Espero que vocês repensem esse projeto é nós devolva o mínimo de sossego que agente tinha antes dessas mudanças . Aguardo uma resposta . Obrigada

    Curtir

    • Olá Édina, acho que você está equivocada em seu comentário , e não entendeu a matéria em nosso Blog.
      Veja nosso projeto no clipe do Blog que é sobre implantação de Veículos Leves sobre Trilhos- VLT’s , retirando todos os ônibus da Celso Garcia , com desapropriações apenas onde tiver estações intermediárias nos bairros e as ligações internas com micro-ônibus. O VLT É UMA TECNOLOGIA USADA NO TRANSPORTE URBANO NAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO , POLUIÇÃO DO AR E SONORA ZERO,
      Essa alteração é fruto do atual secretário de transportes municipal do atual prefeito de São Paulo , Bruno Covas aquém a senhora deve reclamar !!!……………..at. Vagner Landi

      Curtir

    • Genildo Alves de Albuquerque disse:

      Esse autor do projeto deve ter morado na Europa né possível

      Curtir

      • Olá Genildo , trazemos ideias de outras cidades do mundo em nossas viagens para ver se nossos políticos saibam retribuir a nós pagadores de impostos uma Melhor Qualidade de Vida nessa cidade. Está difícil mas temos que lutar para o futuro dos nossos filhos e netos.
        Agora não precisa ter morado na Europa para ter mais esclarecimentos !!!
        abs
        Vagner Landi

        Curtir

  4. Váguiner Egidio disse:

    Este projeto é ótimo “no papel”, mas o que realmente está sendo feito é exatamente o contrario pois estão tirando a via exclusiva de ônibus e abrindo o fluxo de veículos particulares no sentido centro , que deve piorar e muito o trânsito na via.

    Curtir

  5. Carlos Eduardo disse:

    Pessoal da equipe, gostaria de saber se vcs estão a parte da implementação em curso da mão dupla da celso garcia e proibição das conversões à esquerda.
    http://www.gazetavirtual.com.br/celso-garcia-mudanca-no-transito-e-gradual/
    Essa medida além de nada resolver criará um transito adicional nos bairros, sobretudo proximo a Salim Maluf, agravando a deterioração da região. Estou tentando uma mobilização para impedir essa proposta absurda. Posso contar com seu apoio? A Celso Garcia não suporta trânsito no sentido centro.
    Abs
    Carlos Eduardo

    Curtir

  6. Fabio Santos disse:

    Vagner, eu gostei da idéia, mas fiquei com algumas duvidas:
    . No cruzamento com Celso Garcia x Salin Farah tem predios na borda da avenida (Após Carrefour). A ideia seria mesmo construir uma ponte neste cruzamento?
    . Ademais, há diversos trechos da avenida bem estreitos. Nestes pontos a Celso Garcia ficaria exclusiva para o VLT?

    Curtir

    • Olá Fabio, essa é apenas uma ideia para as principais avenidas de São Paulo. Só haveria desapropriações nas áreas onde estariam previstos as estações e a avenida continuaria na mesma largura com o mesmo volume de carros. O viaduto já está previsto há anos , mas nenhum prefeito coloca no programa.
      abs
      Vagner

      Curtir

  7. Pingback: Bruno Covas o mais novo prefeito de SP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  8. Pingback: 500.000 Acessos alcançados em 03 de janeiro de 2018 – Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida – Happy New Year 2018 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  9. Reinaldo Freitas disse:

    Olá Vagner Landi, ajudaria fazer um abaixo assinado para tirarmos isto do papel ?

    Pode contar comigo.

    Obrigado
    Reinaldo Freitas

    Curtir

    • Olá,Reinaldo , seria muito bom um Abaixo Assinado , mas primeiro deveríamos demonstrar esse projeto nas Associações de Bairros ou Conseg’s , mas também estamos mantendo contato aom a assessoria do João Dória para darmos de presente essa ideia de projeto ao nosso prefeito.
      Vamos manter contato tel: 20922922
      abs
      Vagner

      Curtir

  10. Luciano da silva pereira disse:

    Adorei a idéia e apoio totalmente o projeto. Em que pé esta o início desta obra tão necessária para a região da av.Celso garcia ?

    Curtir

    • Luciano , o projeto é apenas uma ideia , estamos fazendo o possível para chegar ao João Dória , mas sempre é bom esse entendimento da ideia aos moradores da região.
      A Zona Leste Merece,
      abs
      Vagner Landi e equipe

      Curtir

  11. Pingback: Fiação Aérea – Cidade Linda Redes Aéreas – Administração João Dória Jr – Câmara Municipal de SP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  12. WELLINGTON OSHIKA AVILLA disse:

    Olá Vagner Landi, tudo bem? Acredito que a idéia de implantação de VLT’s na Avenida Celso Garcia seja de suma importância para o fluxo de veículos e beleza da cidade, porém sei que existe um plano aprovado pela SPTrans de transformação da Celso Garcia numa avenida parecida com a nossa 9 de Julho de hoje. Você acredita que seja mais fácil implantar a idéia do VLT ou dar continuidade no outro projeto da SPTrans? Sabendo que o projeto da SPTrans tem a idéia de corredores de ônibus centrais e passagem de veiculos pelas laterais, não acha mais viável? Obrigado! Se precisar de ajuda, estou à disposição. A idéia é ajudar e termos uma SP melhor, principalmente avenidas tão ricas e infelizmente degradadas nos dias de hoje.

    Curtir

    • Olá Wellington, nossa ideia é para ter o menos possível de desapropriações e o custo bem mais barato que o projeto da SPTRANS , que inviabilisa pois haveria desapropriação em massa , causando revolta popular.
      abs
      Vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s