Av.Celso Garcia – Revitalização Urbana em São Paulo – Câmara Municipal de SP

Avenida Celso Garcia na visão da equipe do Eng.Urbano Vagner Landi , estudioso dos problemas da Zona Leste de São Paulo.

avenida-celso-garcia-1960

Av. Celso Garcia…anos 60

rscn1490Opinião eng.urb.Vagner Landi

A importante ligação entre o bairro da Penha até o centro da capital , já foi considerada como romântica nos anos 60 e foi se degradando a cada ano e nos 57 anos encontra-se numa das maiores vergonhas dessa região que sempre ficou em segundo planos para os diversos prefeitos que governaram após o Brigadeiro Faria Lima ( 1965/1969), prefeito empossado sob o regime militar.

O intuito dessa ideia de projeto é demonstrar que São Paulo , está caminhando para um futuro na Mobilidade Urbana que vai ao contrário das modernas cidades/capitais do mundo Europeu e Norte Americano.

No projeto expomos nossas ideias em levar ao poder público que não podemos admitir que um número grande de linhas de ônibus vêm do fundão da Zona Leste , indo todas para um único terminal – Parque Don Pedro II , inflando o terminal e consequentemente toda região , congestionando a entrada para o centro de São Paulo , com um número assustador de ônibus comuns, bi-articulados e tri-articulados em horários não impróprios sem usuários suficientes.

Então seria criado um grande terminal da região do Vale do Aricanduva , para a chegada de ônibus e micro- ônibus das regiões da Zona Leste , onde todos os passageiros já embarcassem com o mesmo bilhete em Veículos Leves sobre Trilhos – VLT’s , a cada 4 minutos , indo em direção ao Parque Don Pedro II e Vice-Versa.

bicyclettes-amsterdam

Estacionamento de Bikes – Amsterdam – Holanda

zagreb-1

Os Veículos Leves sobre Trilhos compartilham o espaço urbano com automóveis , pedestres , bicicletas , motos e outros . Não poluem tanto o ar como no sonoro e trafegam na mesma velocidade , economicamente correto.

dsc02491

VLT’s – Zagreb – Croácia

img_3127

Zagreb

Nos acessos intermediários entre os bairros , seriam criados várias estações que teriam acesso de chegada dos usuários com Micro-ônibus , sem prejudicar o transito interno dos bairros , pois vemos hoje que as ruas não suportam grandes ônibus que não conseguem manobras suficientes para ruas adjacentes.

Terminais de bikes – bicicletas em cada estação para os usuários que vem de sua casa as estações e vice-versa.

Praças de entretenimento em cada estação  que estariam equipadas com total acessibilidade , elevadores e plataformas , lixeiras ecológicas , conjuntamente as calçadas entorno da avenida totalmente acessíveis e sinalizadas e o principal…toda a fiação aérea seria embutida.

As calçadas e as praças nas estações

Atualmente

 Hoje                                                       Amanhã

dscn0037

Amsterdam – Holanda

Escolhemos a avenida Celso Garcia por ser um local de fácil percurso , onde essa obra não pararia totalmente seu funcionamento e seria a primeira iniciativa para outras avenidas na capital como a Avenida Santo Amaro , Av. Francisco Morato , Av. João Dias e muitas outras.

 Hoje                                                      Amanhã

Sigam o trajeto abaixo em planilhas de projeto desde o Parque Don Pedro II até o Vale do Aricanduva , passando pelas várias estações pontuais nos bairros e o vídeo em questão.

01.1 Leiaute

01.2 Leiaute

01.3 Leiaute

01.4 Leiaute

01.5 Leiaute

01.6 Leiaute

01.7 Leiaute

01.8 Leiaute

Memorial

Somos profissionais da área de arquitetura, engenharia e urbanismo que nos preocupamos com o futuro de nossa cidade e estamos contribuindo com o atual prefeito e Câmara Municipal .

helena-e-vagnerVagner Landi

f-1Paula Zanelato

1780888_443908135819250_125074139222657888_nEline Souza Araujo

helena-e-vagner-1Helena Werneck

imagesVicente Carotenuto Jr

1Hendrigo Maluf

 

Nota Importante : Qualquer utilização ou cópia desses projetos não está autorizado para qualquer publicação sem autorização dos profissionais autores do projeto, pois o mesmo encontra-se registrado.

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido ,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Av.Celso Garcia – Revitalização Urbana em São Paulo – Câmara Municipal de SP

  1. Luciano da silva pereira disse:

    Adorei a idéia e apoio totalmente o projeto. Em que pé esta o início desta obra tão necessária para a região da av.Celso garcia ?

    Curtir

    • Luciano , o projeto é apenas uma ideia , estamos fazendo o possível para chegar ao João Dória , mas sempre é bom esse entendimento da ideia aos moradores da região.
      A Zona Leste Merece,
      abs
      Vagner Landi e equipe

      Curtir

  2. Pingback: Fiação Aérea – Cidade Linda Redes Aéreas – Administração João Dória Jr – Câmara Municipal de SP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. WELLINGTON OSHIKA AVILLA disse:

    Olá Vagner Landi, tudo bem? Acredito que a idéia de implantação de VLT’s na Avenida Celso Garcia seja de suma importância para o fluxo de veículos e beleza da cidade, porém sei que existe um plano aprovado pela SPTrans de transformação da Celso Garcia numa avenida parecida com a nossa 9 de Julho de hoje. Você acredita que seja mais fácil implantar a idéia do VLT ou dar continuidade no outro projeto da SPTrans? Sabendo que o projeto da SPTrans tem a idéia de corredores de ônibus centrais e passagem de veiculos pelas laterais, não acha mais viável? Obrigado! Se precisar de ajuda, estou à disposição. A idéia é ajudar e termos uma SP melhor, principalmente avenidas tão ricas e infelizmente degradadas nos dias de hoje.

    Curtir

    • Olá Wellington, nossa ideia é para ter o menos possível de desapropriações e o custo bem mais barato que o projeto da SPTRANS , que inviabilisa pois haveria desapropriação em massa , causando revolta popular.
      abs
      Vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s