Plano Diretor de São Paulo– Aprovação sobre Pressão na Câmara Municipal de São Paulo

bandeira1Plano Diretor

– Aprovação sobre Pressão na Câmara Municipal de São Paulo

dubai 2012 197_001Em varias matérias em nosso Blog desde 2012, data em que o mesmo já deveria ser revisado desde sua criação no Governo de Marta Suplicy,enviamos varias idéias de projetos ,principalmente para a nossa Zona Leste da capital paulistana e outras áreas principais de Mobilidade Urbana,mas estamos presos aos interesses das construtoras e da pressão dos Movimentos Sem Terras . mapa-zona-leste-sp Defendemos muito a Zona Leste,porque é a região que nos últimos trinta anos foi a mais esquecida em nossa capital,região hoje, com  3,8 milhões de habitantes, 35% da população da Cidade de São Paulo Parquedocarmo  A dimensão dessa região, é maior (em população), que 14 estados brasileiros individualmente: PB; ES; AM; AL; RN; PI; MT; MS; SE; RO; TO; AC; AP e RR. A diferença é  gritante, cada estado desses, embora menor que a Zona Leste, tem direito a eleger, 3 senadores, e no mínimo 8 deputados federais. Isso sem contar, que cada um tem assembléias legislativas e câmaras de vereadores. mapa sp A Zona Leste é maior que muitos países, vejam a lista, com sua população em milhões:  =Uruguai 3.5 – Panamá 3.2 – Jamaica 2.7 – Porto Rico 3.7 – Líbano 3.8. Classes Sociais, –  5% dos moradores da região, pertencem a classe “A”.  – 95% restantes vão das classes “B” a “E”, baseados em hábitos de consumo e níveis de renda.  Radialleste

Com a Copa do Mundo,ficou mais conhecida mundialmente centrada no bairro de Itaquera e muitos incentivos devem ser direcionados para esta região na Revisão do Plano Diretor com investimentos na Habitação  Popular, Mobilidade Urbana,Centros Comerciais e Industriais na região,tornando como ponto principal a geração de emprego na própria região,evitando que trabalhadores cruzem a cidade para trabalhar.

Mais Escolas no Plano Diretor

Este fator é muito importante,mas temos que investir em educação e cursos técnicos pois para dar empregos a estes trabalhadores próximo de suas moradias,os mesmos têm que serem capacitados para tal,pois as empresas precisam de qualidade e não de números. Os Sem Tetos sem-teto-camara Quanto aos sem tetos,os mesmos não têm o direito de passar na frente de quem está esperando uma moradia nos programas de Habitação Popular da prefeitura e do estado,forçando a barra na força e em ameaças sobre o Legislativo na Câmara Municipal,para aprovação do Plano Diretor,impondo varias ZEIS – Zonas de Interesse Social em áreas nobres da capital onde o custo do IPTU é altíssimo conflitando classes sociais em certas regiões aumentando o índice de criminalidade em certas regiões.

Educação , Saúde e Segurança

Aprovar um Plano Diretor não é só pensar em crescimento arquitetônico, mobilidade urbana,mas sim em educação,saúde e segurança. O Plano Diretor vai ser aprovado nos próximos dias, para dar seqüência ao direcionamento da parte técnica do mesmo e das diretrizes da Lei de Zoneamento,com varias falhas ,inviabilizando as aprovações de projetos na capital paulistana.

 O atual sistema de Aprovações Eletrônicas de Alvarás para Obras Novas

O sistema eletrônico herdado da administração Kassab,foi uma bomba no bolso do paletó de Haddad,que também até agora está falho nas Subprefeitura,inviabilizando investimentos na construção civil para pequenos investidores aos projetos até 1.500 m2,com funcionários perdidos na maioria das subprefeituras,não por incompetência,mas sim pelo sistema que é falho e impede que  profissionais em projetos e aprovações têm que esperar cerca de 12 meses ou mais para aprovação do projeto que em muitos casos a obra fica pronta,impedindo que se tire o Auto de Conclusão – Habite-se, documento hábil para a regularização junto ao Cartório de Registro de Imóveis,impedindo a venda do imóvel e sua Licença de Funcionamento se for comercial.

 Citamos estes problemas,porque somos profissionais da área e sabemos o que passamos com este sistema atual desta administração que só vai melhorar quando o sistema voltar a ser aprovado em processo físico com entrada de projetos e documentos no papel que era muito mais rápido que no eletrônico,parece ironia mas é a pura verdade.

Tomamos estas criticas como construtivas a atual administração pois podemos comparar que as falhas estão em projetos abaixo de 1.500 m2 que são aprovados na Secretaria das Subprefeituras,pois em contra-partida a Secretaria Municipal de Licenciamento ( antiga SEHAB ) ,melhorou em muito em comparação a administração passada com projetos de grandes áreas sendo aprovados em tempo hábil juntamente com os processos de Segurança nas Edificações – SEGUR – (antigo Contru).

As melhorias são sentidas em todos os departamentos tanto em logística como no atendimento técnico que temos que merecer em elogios aos melhores técnicos – engenheiros e arquitetos que direcionam em aprovações os projetos do crescimento da cidade de São Paulo.

Esperamos que o Plano Diretor seja colocado em funcionamento seguindo as diretrizes das regras e fiscalizado para que ninguém construa irregularmente e obedeça o Uso e Ocupação do Solo dos empreendimentos novos residenciais e não-residenciais,para alinharmos numa linha positiva e reta para a Melhor Qualidade de Vida,que tanto defendemos em nosso Blog.  

Deixe seu comentário que o mesmo será respondido e publicado, Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s