Sul da Itália – Costa Amalfitana – Sicilia – Calábria – Puglia – Abruzzo – Tips to meet the South of Italy
Para você leitor do Blog da Política Urbana e Visão Estratégica de Cidades,voltado para a Melhor Qualidade de Vida,também proporciona matérias sobre viagens e dicas de lugares,tudo registrado nas lentes do urbanista,boa leitura !
Continuação do Post matéria Sul da Itália Costa Amalfitana,link no rodapé deste post,
Travessia de Balsa para Messina/ Sicilia
As travessias de balsa para Sicília,saem de Villa San Giovanni (antes de Reggio Calábria na Calábria),para Messina a cada uma hora com barcos muito grandes que carregam ônibus e caminhões também.Os ingressos são comprados na hora com filas de espera sem problemas maiores,mas uma dica importante é comprar apenas o bilhete de ida e depois o bilhete de volta,se não vão te cobrar muito além do necessário,pois após dois dias te cobrarão um bônus para ficar indo e voltando por três meses,o que não interessa.
De Messina para Taormina pela famosa Avenida Boccetta,você vai pegar a estrada sinuosa e muito linda para chegar a Pérola da Sicília,
Taormina,
Lugar de parada de transatlânticos e um dos lugares mais lindos do mundo, Taormina é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Messina, com cerca de 9.902 habitantes. Estende-se por uma área de 13 km², situa-se sobre o monte Tauro tendo uma densidade populacional de 762 hab/km².
A cidade foi fundada por Andrômaco, conhecido por sua riqueza e nobreza de espírito, que reuniu os refugiados de Naxos, que havia sido arrasada pelo tirano Dionísio, em uma colina próxima de Naxos chamada Tauro; após algum tempo, a cidade passou a se chamar Tauromenium.
Augusto expulsou os habitantes da cidade, substituindo-os por colonos romanos,notando-se que na cidade em suas ruelas charmosas,as peças tradicionais de porcelanas de cabeças dos Deuses dão uma lição cultural aos nossos olhos mantendo a tradição secular do lugar.
Teatro Grego,
O centrinho de TAORMINA, é bom sentar em qualquer lugar e tomar uma boa Peroni ou tomar um bom vinho siciliano e depois comer um belo Canoli de Taormina ou o verdadeiro sorvete de Pistache, o mais famoso da Itália,acompanhando a verdadeira musica,
Dica Boa: Um bom lugar para se hospedar é o Atahotel Capotaormina no Mar Jônio,arquitetura desafiadora num lugar paradisíaco a preço bom,para ficar pelo menos três dias,pois sua localização está na boca do centro de Taormina,5 minutos de carro ou o próprio ônibus do hotel.
Banhar-se no Mar Jônio ou curtir o Vulcão Etna em atividade da varanda do seu quarto,não tem preço !
Dica: Em Taormina se toma o melhor sorvete de Pistache da Itália,de massa ou de palito.
Além de Taormina,tem que visitar o Vulcão Etna,pois vale a pena as seis horas de ida e volta,para sentir na pele a força da natureza em paisagens inesquecíveis e um show de fotos.
Indo para o Etna,você vai conhecendo os vilarejos no entorno de Taormina e a vida cotidiana de uma Qualidade de Vida tranquila num lugar divino e maravilhoso,
Etna – Vulcão
Dica: Para ir ao Vulcão,deixa-se o carro num ponto estacionado,pega-se um teleférico e depois um ônibus 4X4,que te leva até o ponto próximo a cratera do Etna que está em atividade.
Muitas Joaninhas são vistas ao pé das encostas do Etna,pois são atraídas pela energia do local,
Dica: Quando for ao Etna,vá agasalhado pois a altitude é alta e venta frio e tem picos de neve mesmo em épocas quentes,
Etna, la forza della natura in una bella campagna siciliana
Saindo de Taormina,é bom ir direto,atravessando a Sicilia,para a linda e histórica Palermo,do outro lado da ilha,saindo do mar Jonio para o mar Tirreno,esticando 263 km,
Palermo,
Palermo é uma comuna italiana, capital da província de Palermo e da Região Siciliana, sendo a maior cidade da ilha da Sicília. Está localizada na costa norte da ilha, estendendo-se por uma área de 158 km²,sendo a quinta mais populosa cidade italiana, depois de Roma, Milão, Nápoles e Turim, e o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília. Sua população, em 2005, era de 721 163 habitantes e a densidade demográfica, 4 564 hab/km². O aglomerado urbano conta com cerca de 860 000 habitantes e a área metropolitana (constituída de 27 comunas), 1 036 954 habitantes.
Dica: Não deixe de ir ao mais antigo Bar/Café da Itália fundado em 1860 e já frequentado por grandes mafiosos e poderosos chefões italianos e personalidades do mundo inteiro – Spinnato dal 1860.
Erice
Erice é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Trapani, com cerca de 25.251 habitantes. Estende-se por uma área de 47 km², tendo uma densidade populacional de 537 hab/km²,fica no topo do monte Eryx, 750 m acima do nível do mar e que dá origem ao seu nome. A montanha é isolada em uma grande planície (lembrando levemente um ovo em pé em uma mesa), o que faz com que a cidade possua vistas espetaculares de Trápani, Marsala e do mar ao seu redor .
As ruas de pedras, estreitas que só passam carros pequenos,comum como todas as cidadelas italianas,por sinal que a indústria italiana prefere os carros pequenos.
Igrejas e monastérios, fazem de erice um banho de cultura aos nossos olhos como um castelo feníci, castelo do Pepoli, da época dos sarracenos, e o castelo de Vênus, da época dos normandos.
Em Érice fica o Centro Ettore Majorana para Cultura Científica, que ocupa vários prédios que antes pertenciam a Igreja Católica (antigas igrejas e monastérios). O instituto é basicamente um local dedicado de encontros científicos e escolas de física e outros assuntos, atraindo pesquisadores e estudantes de todo mundo.
Chiesa Di Sant’Alberto Dei Bianchi-Sec XV-XVIII
O charme de Érice são os cantores populares que exalam a pura música siciliana,que conhecemos e preservamos muito aqui em São Paulo,pelos descendentes de italianos nas cantinas do Bexiga.
Na Torre de Pepoli,
Dica: Não pode ir a Sicilia e não conhecer Erice,é fantástico e não deixe de comer o mais famoso Canoli,
Bom restaurante,chique e bonito e barato,fica no Hotel Moderno Erice,cujo o restaurante é o San Nicola,que fica na Via Vittorio Emanuele,63,decorado com pinturas lindíssimas e ambiente bem familiar.
Segesta– Sitio Arqueológico,
Segesta foi a antiga capital dos elimianos, localizada no noroeste da Sicília, hoje na comuna italiana de Calatafimi-Segesta. Os gregos a conheciam por Egesta
De acordo com a tradição Segesta foi fundada por Acestes e por companheiros de Eneias, e o povo autóctone, os elimianos, logo foi helenizado. Na Antiguidade Segesta permaneceu em perene conflito com Selinute, que repercutiu para outros locais e acabou revertendo em sua destruição por Cartago em 307 a.C., mas foi reconstruída. Em 276 a.C. aliou-se a Pirro do Épiro, mas rendeu-se aos romanos em 260 a.C., que concederem a ela o status de cidade livre, mas pouco se sabe sobre sua história durante a dominação romana. Nas invasões dos vândalos, foi destruída novamente, e hoje permanece apenas como um sítio arqueológico, com vários monumentos, especialmente um grande templo dórico.
Templo de Segesta e Ruinas do Antigo Teatro
Saindo de Palermo e indo em direção a Messina novamente,pelas costas do mar Tirreno a 71 km chega-se a Cefalu,
Cefalu,
É uma comuna italiana na província de Palermo , localizado na costa norte da Sicília ,no Mar Tirreno cerca de 70 km a leste da capital da província e 185 km a oeste de Messina .População de 14 mil habitantes,considerada como uma das principais atrações turísticas da região,com vida noturna animada e jovem,atrai turistas da própria Itália e de todas as partes do mundo,pois o charme de suas ruelas e vielas dão uma atmosfera radiante e encantadora e os preços convidativos das lojas e restaurantes,pois vive do turismo pelo seu pequeno tamanho,mas atrai milhões de turistas.
Milazzo,
Milazzo é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Messina, com cerca de 29.792 habitantes. Estende-se por uma área de 24 km², tendo uma densidade populacional de 1241 hab/km².
Milazzo,já próximo a Messina,é tranquila,litoral maravilhoso banhada pelo mar Tirreno,boa parada para tomar um bom vinho siciliano,é claro ou mais um sorvete de Pistache antes de chegar a Messina para atravessar com o Barco/Balsa para a Sorrento/Calábria.
Dica: Só de passagem ou vale a pena ficar uma noite,para se preparar para sair da Sicília e ir para a linda Calábria.
L’Italia è molto bella e deliziosa
Sud Italia è speciale perché è semplice e cordiale – Salvare il Italia
Ver Post anterior da Costa Amalfitana e Post da continuação desta matéria para a Calábria
Post da edição nº01
3º
4º
Veja abaixo matérias editada neste ano pelo urbanista em visita de Veneza a Roma por Toscana,
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado na Web e respondido pelo Urbanista,
Obrigado !!!
Pingback: Sul da Itália – da Calábria a Itália Central – Tips from Calabria Italy Central | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Pingback: Sul da Itália a Itália Central- Puglia –Basilicata – Abruzzo – Lazio– Tips to meet the South of Italy | Eng. Urbanista Vagner Landi
Pingback: Sul da Itália – Costa Amalfitana – Tips South of Italy – Amalfi Coast | Eng. Urbanista Vagner Landi