Veneza a Roma por Toscana,muito belo ! – Venice to Rome Tuscany, very beautiful! – البندقية إلى روما، توسكانا، لطيف جدا!

Venezia a Roma, la Toscana, molto bello!

Viajar e descobrir ou voltar a lugares maravilhosos e românticos em apenas uma semana,a boa dica é este caminho prescrito pelo urbanista na bela Itália

RSCN0296Landi é descendente de dois nonos italianos – Domenico D’Angelo de Casoli ( região de Abruzzo ) e Gaetano Landi de Salerno (região da Campania )

Siga o Roteiro ,numa viagem rápida de 7 dias pela Toscana de carro.

Mapa-Italia

A romântica Veneza é realmente única,na sequência Padova (43,3  Km-42 min),simples e encantadora,depois Modena (160 Km – 1,43 h),atraente e tranquila,Verona ( 108Km – 1,16 h),simplesmente maravilhosa,Florença (237Km – 2,20 h ),uma história de cultura arquitetônica e preservação do bem público,Pisa ( 81,9Km- 1,00 h),uma obra de arte em mármore,Monteriggioni(149 Km – 1,34 h),que lugarzinho apaixonante,Siena (15,1  Km – 27 min),ponha história medieval nisso…linda e Roma (236 km – 2,33 h),num show de detalhes arquitetônicos que retratam a verdadeira história para turistas do mundo inteiro,lugares apaixonantes que numa semana ou num mês é muito pouco,mas limpa nossa alma e nos dá um banho de energia positiva cultural.

DSCN0473– Amo l’Italia, sempre bella e meravigliosa per tutte le generazioni, preservando questa architettura culturale, complimenti!

DSCN0491

A Itália é bela,pois a cada canto,a cada esquina,existe uma história em paredes,numa janela,num bebedouro,numa praça,num boteco embaixo de um guarda-sol ou dentro de uma cantina,tomando um belo vinho ou uma Peroni,realmente é digno de uma foto- grazie!

DSCN0520

Para quem não tem muito tempo,este trecho descrito pelo urbanista,que foi até a Itália para realizar um trabalho que está fazendo sobre enterramento de fiação aérea na cidade de São Paulo,onde estas cidades contempladas dão uma aula arquitetônica de inibição da Poluição Visual,tornando-as mais belas e leves em sua paisagem urbana e acessibilidade.

RSCN0307

RSCN0175

RSCN0329

Aproveita para dar dicas e lugares especiais para quem vai curtir uma viagem em família ou com a pessoa amada,aproveitando o tempo de percurso com paradas para um bom vinho ou uma boa cerveja.

Vamos começar por Veneza, como ponto de partida:

VENEZA – Duas noites,

DSCN9647

História, Bandeira e Localização: Nordeste de Itália,  classificada como Património da Humanidade pela UNESCO,tem cerca de 271 mil habitantes e é conhecida pela sua história com belos canais aquáticos, museus e monumentos.Estende-se por uma área de 412 km², incluindo as ilhas de Murano, Burano. Sua densidade populacional de 646 hab/km².

Bandeira:100PX-~1130px-Flag_of_Most_Serene_Republic_of_Venice_svg

Pontos que devem ser visitados: Pegar o Vaporeto em primeiro lugar e ir direto para a Praça de São Marcos para se situar neste lugar fora do real e começar a caminhar e descobrindo cada canto,cada janela florida,clicando fotos e tomando um vinho a cada parada ou uma boa Peroni bem gelada.

  • DSCN9562
  • Basílica de São Marcos
  • Basílica de São Pedro de Castello
  • Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari
  • Basílica de Santa Maria da Saúde
  • Basílica de São Jorge Maior
  • Igreja do Redentor
  • Igreja de São Zacarias
  • Basílica de São João e São Paulo
  • Igreja de Santa Maria dos Milagres
  • Igreja da Madonna dell’Orto
  • Igreja de Santo Estêvão
  • Igreja de São Sebastião
  • Igreja de São Nicolau dei Mendicoli
  • Igreja de São Roque
  • Igreja de São Pantaleão
  • Igreja de São João em Bragora

Veneza (37)

Pontes : Ponte de Rialto,dos Suspiros,dos Descalços,da Constituição e da Academia,que fazem a travessia de um lado para outro em Veneza.

Mestre (3)A maioria dos turistas hospedam-se em Mestre ,cidade tranquila que fica a 8 Km de Veneza,mas tem um inconveniente, em pegar um taxi ou ônibus que são demorados tanto para ir como para voltar de Veneza,principalmente a noite,melhor se hospedar em Veneza ,pois já estará próximo aos Vaporetos ou Taxi aquáticos,pois as estações são próximas uma das outras.

Veneza (44)

O  passeio de Gôndola,

Veneza (187)

Veneza (145)

Veneza (185)

Veneza (144)

Veneza é realmente fantástica e não tem nada igual em outro lugar no mundo.pois não existem ruas e sim vielas aquáticas com muita história para contar,pelos gondoleiros venezianos ( Preço por pessoa 40 euros por cerca de 30 minutos),imperdível por  tão especial.

DSCN9527

DSCN9507

DSCN9633

Fotos Italia,Grecia e Turkia 012

Restaurantes nas entranhas ou nos canais principais levam-nos a tomar uma cálice de vinho ou uma garrafa inteira ( DICA : Ristorante Trattoria Povoledo)

DSCN9541

DSCN9542

DSCN9548

A Praça de São Marco é o ponto principal para caminhadas pelas vias de Veneza e é muito fácil ir de uma ponto para outro pelos Vaporetos com bilhete único e não deixe de ir até a Estação Murano,para compra uma lembrança em Vidro de Murano original.

DSCN9504

DSCN9501

Murano, um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros.

Saindo de Veneza,pode-se ir para Padua(Padova),que fica a 43,3Km em apenas 42 minutos.

PADUA – só de passagem,

História, Bandeira e Localização: Nordeste de Itália, 212.500 habitantes (440.023 com a sua área metropolitana,com área de 92 Km2,densidade de 2267 hab/Km2, Pádua,fez parte da história onde Galileu Galilei viveu 18 anos de sua vida,onde passou-se parte da peça A Megera Domada de WILLIAM SHAKESPEARE.

Bandeira:100px-Wappen_Padua

Fundada em 1222 a Universidade de Pádua é a sétima mais antiga do mundo e a terceira da Itália,mas é dona do Jardim Botânico mais antigo do mundo,patromônio mundial da UNESCO,fundado em 1545,enquanto nosso Brasil foi descoberto em 1500,é muita histéris em nossa frente,magnífico !

padova

padova 1

padova 2

padova 4

O franciscano português  Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Pádua em 1195) passou parte de sua vida e faleceu em 13 de junho de 1231,que é festejada pelos paduanos-DIA DA FESTA DEL SANTO

padova 5

Padua é uma lugar simples e encantador que pode ficar como lugar de passagem para tomar uma café,da manhã,pois fica muito próximo de Veneza e tem um lugar especial que não pode-se deixar de ver.

A terra onde nasceu,Luciano Pavarotti,cantor de ópera e Enzo Ferrari,fundados da Scuderia Ferrari.

– A igreja.Chiesa Degli Eremitani, Musei Civici di Padova, Prato della Valle, Palazzo della Ragione, a Basilica di S. Antonio, Cappella degli Scrovegni com os afrescos de Giotto…..

http://www.turismopadova.it/

Saindo de Padua,.pode-se ir para Modena,que fica a 158 Km em apena 1,50 h Minutos e curtir as plantações de uvas pelo percurso,

padova 3

MODENA – Só de passagem,

História, Bandeira e Localização:

Modena,região da Emília-Romanha, província de Modena, com cerca de 180 mil habitantes . Estende-se por uma área de 182 km², densidade populacional de 989 hab/km²,atraente e tranquila,onde vemos pessoas de idade andando de bicicletas em ruas projetadas livre de acidentes com automóveis,o respeito pelo pedestre é visto a cada esquina arborizada e a elegância dos seus habitantes dando um aspecto de boa qualidade de vida,também pode servir de passagem e se tiver mais tempo vá visitar o Museu da  Ferrari  em Maranello, cerca de 18 km de Modena, apenas a poucos passos do complexo fábrica da Ferrari e do circuito de Fiorano.

Bandeira:100px-Modena-Stemma130px-Flag_of_the_Duchy_of_Modena_svg

Em Modena visite a Piazza Grande,o  Teatro Storchi  e curta suas ruas tranqüilas,parando para tomar um sorvete,um bom vinho ou um café e muitas lojinhas para compras pequenas.

modena (5)

modena (4)

modena (3)

modena (2)

modena (1)

modena

Caso esteja com tempo sobrando vá até Maranelo e visite o Museo Enzo Ferrari,para os amantes do carro vermelho mais famoso e cobiçado do mundo, fica apenas  19 km de Modena.

http://museo.ferrari.com/

http://www.emiliaromagnateatro.com/teatri/teatro-storchi/

Saindo de Modena,pode-se ir para Verona,que fica a 105 Km em apenas 1,13h minutos.

VERONA – Só de passagem,

História, Bandeira e Localização:,localiza-se na região do Vêneto, com cerca de 256 mil habitantes. Estende-se por uma área de 206,63 km², tendo uma densidade populacional de 1 182 hab/km²

Bandeiraimages

Aí dá vontade de ficar uma ou duas noites,pois Verona é maravilhosa e muito romântica,banhada pelo Rio Adige,que é o segundo maior rio da Itália com 410 km atravessando as cidades de Trento,Legnago,Carvazere e Chioggia e Verona

DSCN9782

DSCN9819

DSCN9763

firenze

DSCN9748

Acima o urbanista com a mão no seio direito de Julieta,sinal que para os turistas dá sorte no amor,segundo a lenda na região do Vêneto.

Obs; Quando falamos em duas noites,é que geralmente quando a viagem pinga-pinga é feita de carro ou de trem,chegamos no final da tarde,então contamos duas noites para curtir a cidade a noite quando chegamos e no dia seguinte inteiro…ok

História,

A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram, representa também, em um modo excepcional o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da historia europeia.

300px-Balkon_der_Julia_Verona

Verona é um dos locais onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare.No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas.

  • Anfiteatro romano
  • Catedral gótica (séc X)
  • Igreja românica de São Zeno
  • Vários palácios, como o Palazzo del Consiglio
  • Castel Vecchio
  • Ponte Scaligero (1354)

Saindo de Verona,pode-se ir para Florença(Firenze),que fica a 237 Km em 2:20 h de carro,direto sem parar.

Obs: Todas as estradas ( Auto Estrada) são dotadas de pedágio que ao entrar em uma delas,receberá um bilhete e só irá ser cobrado quando sair da auto-estrada para qualquer cidade um lugarejo,entregando o bilhete que recebeu,num preço justo.

Obrigatoriamente deve-se ficar de duas a três noites,porque Firenze é,

“Divino, Meraviglioso, Fenomenale”,

FIRENZE(FLORENÇA) – Duas noites,

História, Bandeira e Localização: maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 371 Mil Habitantes,com uma área de 102 km², tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km²

Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo

Bandeira,100px-Firenze-Stemma

História,

Florença tem origem num antigo povoado etrusco, e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme, o Velho, que chegou ao poder em 1437. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica.

Na foto,Piazza Santa Croce é uma das principais praças do centro de Florenza.

Firenze (1)

Firenze (2)

Firenze (14)

Sinagoga,

A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore (“Templo Principal”), é considerada uma das mais belas da Europa.

https://it.wikipedia.org/wiki/Tempio_Maggiore_Israelitico_di_Firenze

Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonard da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros.

Vemos abaixo,a paisagem urbana tão bem preservada e cuidada com a fiação enterrada há anos ,acessibilidade e o respeito ao cidadão e detalhes de como é simples sinalizar o transito com poucos semáforos.

Firenze (15)

Firenze (16)

Firenze (17)

Firenze (18)

Firenze (20)

Santa Maria del Fiore (Catedral de Florença)

  • Palazzo Vecchio(Palácio Velho)
  • Galleria degli Uffizi
  • Palácio Pitti
  • Palazzo Strozzi
  • Ponte Vecchio (Velha Ponte)
  • Santa Maria Novella

Firenze (11)

Firenze (10)

Um lugar muito bonito são as margens do Rio Arno que é um rio da Itália que nasce nos Apeninos e atravessa a região da Toscana e percorre 241 km e passando por Florença e Pisa antes de desaguar no Mar Tirreno.

300px-LocationArno

Firenze (12)

Muito engraçado reparar nas figuras que tomam banho às margens do rio.

 Firenze

Firenze (3)

 

Basílica de Santa Croce

A Basílica é a maior igreja franciscana do mundo. Suas características mais notáveis ​​são as suas dezesseis capelas, muitas delas decoradas com afrescos de Giotto e seus alunos, e seus túmulos e cenotáfios .

Firenze (4)

Firenze (5)

Firenze (6)

Firenze (7)

Firenze (8)

Neste local já foram sepultados os mais ilustres italianos,como, Michelangelo Buonarroti , Nicolau Maquiavel , Enrico Fermi , Galileo Galilei , Ugo Foscolo , Guglielmo Marconi ,Luigi Cherubini , Leon Battista Alberti , Vittorio Alfieri , Gioacchino Rossini , Lorenzo Ghiberti , Lorenzo Bartolini , Pier Antonio Micheli ,Bartolomeo Cristofori , Giovanni Gentile ,por isso é conhecido também como o Templo das Glórias Italianas.

Firenze (26)Giadino di Boboli

Firenze (27)

430px-Boboli_pianta_antica

Os Jardins de Boboli é um parque histórico na cidade de Florença com 45.000 m2 – isto mesmo !!!,,um exemplar modelo de jardim italiano para te deixar de boca abaerta de tanta beleza e grandeza,um dos lugares mais belos que já fui,no grande Ducal do Palácio Pitti, que antigamente era um posto militar – Forte di Belvedere, para a segurança do rei e de sua família.

Firenze (24)

O jardim, acolhe cerca de Um milhão de visitantes por ano com entrada livre,que acolhe mais de 800 mil visitantes a cada ano, é um museu a céu aberto retratando a real arquitetura e paisagismo com coleção de esculturas, que vão desde a antiguidade romana do século XX.

Firenze (23)

Os jardins por trás do Palácio Pitti, a residência do primeiro Medici família, então a Lorraine e Savoy , foram construídas entre o XV e o século XIX .

Firenze (25)

O estilo renascentista do palácio,foram configurando ao longo do tempo num estilo rococó toscano que além de proporcionar a vista sobre a cidade,te leva a caminhos cobertos com cascalho que nos levam a fontes,pequenos templos e lindas obras de arte em mármore branco,estátuas divinamente espetaculares como um cavalo alado magnífico,sem falar nos lagos e fontes.

O jardim tem quatro entradas acessíveis pelo público: o pátio do Palazzo Pitti, o Forte di Belvedere, a partir de Via Romana,a praça de Porta Romana, além de uma saída “extra” na praça Pitti.

O arquiteto Nocholas Tribolo,criou a extensão do prédio original e ampliou o paisagismo em meados de 1549 e durante o governo de Cosimo II ( 1609 – 1 621 ), o jardim foi triplicado a sua extensão ao trabalho de Giulio Parigi e seu filho Alfonso , criadores do segundo eixo em direção a Porta Romana

Firenze (28)

O jardim foi aberto ao público pela primeira vez, embora com as devidas limitações, durante o reinado de Pedro Leopoldo de Lorena. .

Os jardins têm uma configuração triangular vagamente alongada em geral, com encostas íngremes e quase dois eixos perpendiculares que se cruzam, perto da Fonte de Netuno que se destaca na paisagem. A partir dos caminhos eixo central, então, desenvolver uma série de terraços, passarelas, vistas em perspectiva com estátuas, caminhos, clareiras, jardins murados e edifícios, uma fonte inesgotável de ambientes curiosos e espetaculares.

 Não esqueça de tomar um” gelato al pistacchio e fragola” em Firenze !

Firenze (9)

Um bom lugar para compras é na Via Guicciardini,22 e diga que conhece o Engenheiro Urbano Vagner Landi para o meu amigo italiano Alberto,casado com uma brasileira,pois na sua loja você encontra produtos em couro italiano legítimo,vale a visita-Bottega Italiana

Firenze (29)

Esta homenagem é de um brasileiro em Florença para este italiano muito simpático…está é pra você Alberto “SALUTE !!!”

Saindo de Florença(Firenze),pode-se ir para Pisa,que fica a 81,9 Km em apenas 1:00 h.

PISA – Só de passagem,

Pisa é uma região da Toscana, província de Pisa, com cerca de 85 mil habitantes,estendendo-se por uma área de 185 km², tendo uma densidade populacional de 462 hab/km²

Bandeira:100px-Pisa-StemmaBandiera_repubblica_di_Pisa

Acredita-se que a inclinação da famosa Torre de Pisa se deva ao facto de lá ter existido mar ou um estuário maior que o actual. O porto encontra-se sob a estação ferroviária de San Rossore. Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que São Pedro desembarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma.

DSCN9907

Há 20 séculos o estuário encontrava-se a 4 km do mar o que fazia do Porto das Maravilhas o maior porto romano, só igualado na sua importância pelo porto de Óstia, perto de Roma; actualmente a cidade encontra-se a 17 km do litoral

 DSCN9897

DSCN9886

DSCN9881

Detalhes maravilhosos nestas verdadeiras obras de arte em Pisa.

Pisa (3)

Pisa (4)

Pisa, na verdade só tem de interessante a Torre de Pisa e os…..,construções em mármore classificadas como divinas obras de arte e a instigante Torre inclinada nos deixa a pensar se a mesma sempre foi inclinada desde sua inauguração,por não sair fora do Epicentro máximo,mas é muito legal visitar por uma vez apenas,para tirar as famosas fotos segurando a mesma para que não caia.

Porque a Torre não cai ?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-torre-de-pisa-e-inclinada

Saindo de Pisa,pode-se ir para Monteriggione,que fica a 149 Km em apenas 1,34 h.

MONTERIGGIONI – Só de passagem,

Toscana pura,

DSCN9967

Sinta-se na verdadeira Região Toscana,na província de Siena,com apenas 99 km2 e população de 7,9 mil habitantes com uma densidade populacional de 80 hab/Km2,faz deste lugar no coração da Toscana magnífico e muito peculiar por suas construções em pedras e uma vista maravilhosa do monte toscano,valendo a pena chegar no almoço e ficar uma noite no hotel dentro das muralhas de MonteriggionI para curtir um bom vinho nas mesas ao ar livre e jogar conversa fora com um grupo de amigos….é muito bom !!!

Fotos Italia,Grecia e Turkia 172

Fotos Italia,Grecia e Turkia 180

DSCN9979

DSCN9914

DSCN9911

DSCN9929

DSCN9922

Não deixe de tomar um Brunello Di Montalcino por um preço muito especial na sua região nata.

Detalhes arquitetônicos que não podem ser deixados de lado,

DSCN9948

DSCN9972

DSCN9973

DSCN9954

DSCN9974

DSCN9978

DSCN9985

Qualquer idade é possível curtir este lugar especial( acho que o John Lennon não morreu ! )

DSCN9993

Este lugar pitoresco não pode ser deixado de lado numa viagem curta pois fica muito próximo de Siena

Saindo de Monteriggioni,pode-se ir para Siena,que fica a 15,1 Km em apenas 27 minutos.

SIENA – Só de passagem,

Maravilhosa…. e esta tem história….

História, Bandeira e Localização:  é uma cidade da região da Toscana, província, com cerca de 53 mil habitantes com apenas  118 km² com  uma densidade populacional de 447 hab/km², dotada de boas Faculdades com um grande potencial de jovens que fazem grandes encontro s na praça principal da cidade Piazza Del Campo,todos os dias,para tomar um bom sorvete ou um bom capuccino.

Bandeira,100px-Siena-Stemma

Siena é dotada por uma notável unidade estilística do seu centro histórico, universalmente conhecida pelo seu património artístico ,classificado pela UNESCO como Património da Humanidade

RSCN0314

História.

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, e podem-se encontrar numerosas estátuas e obras de arte mostrando, tal como em Roma, os irmãos amamentados pela loba.

foto (6)

Foi um povoamento etrusco e depois colônia romana , refundada pelo imperador Augusto. Era, contudo, uma pequena povoação, longe das rotas principais do Império. No século V, torna-se sede de uma siena cristã.

foto (10)

foto

foto (7)

As antigas famílias aristocráticas de Siena reclamam origem nos Lombardos e à data da submissão da Lombardia a Carlos Magno (774). A grande influência da cidade como pólo cultural, artístico e político é iniciada no século XII, quando se converte num burgo autogovernado de cariz republicano, substituindo o esquema feudal.

foto (8)

Todavia, o esquema político conduziu sempre a lutas internas entre nobres e externas com a cidade rival de Florença(Firenze). Data do século XIII, a ruptura entre as facções rivais dos Guibelinos de Siena e dos Guelfos de Florença, que seria argumento para a Divina Comédia de Dante.

foto (1)

Em 4 de Setembro de 1260, os Guibelinos apoiaram as forças do rei Manfredo da Sicília e derrotaram os Guelfos em Montaperti, que tinham um exército muito superior em armas e homens. Antes da batalha, toda a cidade fora consagrada à Virgem Maria e confiada à sua proteção  Hoje, essa proteção é recordada e renovada, lembrando os sienenses da ameaça dos aliados da Segunda Guerra Mundial e bombardearam a cidade em 1944, o que felizmente não veio a acontecer.

Siena rivalizou no campo das artes durante o período medieval até o século XIV, com as cidades vizinhas. Porém, devastada em 1348 pela Peste Negra, nunca recuperou o seu esplendor, perdendo também a sua rivalidade interurbana com Florença.

Hoje Siena tem um aspecto muito semelhante ao dos séculos XIII-XIV. Detém uma universidade fundada em 1203, famosa pelas faculdades de Direito e Medicina, e que é uma das mais prestigiadas universidades italianas.

Em 1557 perde a independência e é integrada nas formações políticas e administrativas da Toscana.

Siena também deu vários Papas, sendo eles: Alexandre III, Pio II, Pio III e Alexandre VII.

foto (3)

Siena,cidade fantástica pelas suas construções medievais num belo jogo de vielas monumentais,que fazem você descobrir caminhos em meio a lojas,cantinas e bares em ruas de pedras fascinando desde crianças até aos mais velhos,inesquecível.

Lugares para conhecer além de andar por suas ruas e vielas,

foto (9)

A Catedral de Siena construída em mármore preto e branco, as cores simbólicas de Siena, derivadas dos lendários cavalos dos fundadores da cidade, Senius e Aschius.

foto (2)

A Praça Piazza Del Campo,que é o ponto principal para quem chega em Siena.

foto (4)

Saindo de Siena,pode-se ir para Roma,que fica a 236 Km em apenas 2,33 h.

ROMA – Três noites

História, Bandeira e Localização: A área metropolitana tem cerca de 2 546 804 habitantes (2001),e estende-se por uma área de 1285 km², tendo uma densidade populacional de 1981 hab/km², o que a torna na maior cidade da Itália.

images (1)

Fundada no ano de 753 a.C por Rômulo e o seu irmão Remo.

Bandeira,images

História,

Rómulo e Remo envolveram-se numa luta e Rómulo acabou por assassinar o seu irmão Remo. No começo foi governada por reis mas, novamente de acordo com a tradição, tornou-se uma República em 509 a.C.

RSCN0307

A cidade cresceu e, no final da República, Roma era a capital de um vasto império em volta do Mar Mediterrâneo. No seu auge, durante o século II, a cidade chegou a ter cerca de 45 000 prédios de apartamentos, e uma população de 1 600 000 pessoas.

DSCN1015

Em virtude da sua vasta história o turismo possui um papel vital na economia de Roma, dado o status da cidade como um dos mais famosos e mais conhecidos destinos turísticos do mundo. A cidade é também um centro bancário e financeiro, embora já ultrapassado por Milão. Outras atividades de destaque são o marketing e a moda (roupas de griffe).

Fotos Italia,Grecia e Turkia 373

200px-Tracciato_GRA_nomisvincoli.svg

DSCN1020

O projeto de Roma é muito importante e inteligente já projetado há anos,com um grande anel viário que circunda Roma  por uma auto-estrada circular de cerca de 68,2 km de perímetro, designada de Grande Raccordo Anulare (grande cordão circular), que intersecta todas as estradas consulares que datam da Roma Antiga, como a Via Salaria, a Nomentana, a Flaminia, Cassia, Aurelia, Portuense, Appia, Tuscolana,não havendo qualquer problema para quem alugar um carro,pois as estradas são super bem sinalizadas e com limite de 130 km por hora e dá até para andar mais com os possantes carros,pois lá não se faz direito da Indústria da Multa,como em nosso país.

DSCN1059

DSCN1021

Detalhes de um simples bebedouro numa viela de Roma a uma pomba pousada na Fontana di Trevi,a uma janela residencial tipica de Roma ou um grupo de estátuas humanas,na Via del Corso.

DSCN1075

DSCN1076

DSCN1060

Guaritas com policiais super elegantes e gentis por todo o lado e viaturas em alto estilo,

DSCN1055

Lugares que não podem deixar de conhecer em Roma

Basílica e Praça de São Pedro – Capela Sistina (VATICANO)

RSCN0244

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro

Fotos Italia,Grecia e Turkia 198

RSCN0312

RSCN0173

RSCN0174

RSCN0175

RSCN0176

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano

Panteão

DSCN1050

DSCN1049

DSCN1047

DSCN1023

DSCN1038

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%A3o_(Roma)

Fontana di Trevi

RSCN0297

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fontana_di_Trevi

Italia 786

Templo de Saturno no Forum Romano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Saturno

Castelo de Santo Angelo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Santo_%C3%82ngelo

Palacio do Quirinal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Quirinal

Coliseu

Roma 1 (8)

RSCN0308

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu_de_Roma

Arco Constantino

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Constantino

Via Del Corso ( para comprar suas roupas,Diesel,Aldo,Replay e Camisarias e Vestidos Italianos,que é uma rua de Roma que cruza a cidade saindo da Piazza Venezia até a Piazza del Popolo,sendo um segmento da Via Flaminia.

DSCN1008

Deste Post,uma pequena idéia de uma viagem curta,

No percurso acima,demos um exemplo de uma viagem tranquila,de apenas sete noites para ter a opção de embarcar num navio  que pode te levar a Sicilia,conhecer a cidade de Taormina,na propia Itália,Atenas e Creta na Grécia antiga e Ephesus na Turkia.

Curtir Roma,nem se fala,faz de você curtir  um espetáculo de arte,cultura,religião,amor,regada a vinho ou com uma Moretti ou Perone,em qualquer esquina ou qualquer praça,

Fotos Italia,Grecia e Turkia 382

Fotos Italia,Grecia e Turkia 375

Fotos Italia,Grecia e Turkia 390

Roma 1 (14)

” pis Roma è molto bella”,

abaixo o circuito onde eram realizadas as antigas corridas de carruagens romanas,onde foi filmado o filme Ben-Hur

Rodado nos anos 1950, o filme de Wiliam Wyler se tornou uma das maiores produções cinematográficas cristãs de todos os tempos. Atualmente, consta na lista das obras recomendadas pelo Vaticano

Fotos Italia,Grecia e Turkia 207

ben-hur 4(1)

Depois de tudo isto,ainda você poderá pegar um navio em Civitavecchia,um porto que fica a 70,7 KM de Roma , apenas 1,11 h e ira para a Grécia,Turkia e muito mais ou voltar para o nosso Brasil querido!

Ringrazio tutti i nostri fratelli italiani siamo trattati molto bene e sono molto divertente e accogliente, grazie!

RSCN0247PREGO !!!

Estas viagens realizadas por nossa equipe , onde as fotos estão disponíveis para colagens ,são colhidos dados de revitalização urbana e preservação do patrimônio histórico,conceito de retorno de impostos arrecadados para o contribuinte em relação governo/população,acessibilidade e mobiliário urbano,transportes públicos,tudo isto são pontos para a Melhor Qualidade de Vida,tão defendida em nosso Blog,que levamos ideias para nossos governantes tiradas deste países de primeiro mundo em Audiências Públicas muito pouco realizadas na cidade de São Paulo,mas com paciência fazemos a nossa parte para poder melhorar a vida nesta São Paulo,tão castigada em suas administrações passadas,mas chegaremos lá,para futuras gerações terem, uma Qualidade de Vida melhor.

Obrigado,deixe seu comentário que responderemos  o mais breve possível,clicando abaixo em “ Deixe seu Comentário”

.

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Veneza a Roma por Toscana,muito belo ! – Venice to Rome Tuscany, very beautiful! – البندقية إلى روما، توسكانا، لطيف جدا!

  1. Mauricio Maia disse:

    Olá, Vagner! Gostaria de fazer seu roteiro, mas viajo no inverno, pretendo passar o Natal e o reveillón na Itália. O que vc acha? Dá para dirigir sem problemas? Alguma recomendação específica?

    Curtir

    • Olá Maurício,
      Sem problemas sugiro dormir 2 noites em Veneza em MESTRE cidade próxima, pois tem ônibus a toda hora, compre o ticket no próprio hotel,Pisa só de passagem , Padova, Modena , também. Vale dormir 1 noite em Verona, 1 noite em Siena, 2 noites em Firenze e 4 noites em Roma, ou mais em outros lugars.
      As estradas são excelentes e não há problema.Só tomar cuidado ao estacionar nas cidades, prestar atenção nas placas e horarios de estacionamento.
      Na região de Monterigione e Moltalcino proximo a Siena , não deixe de tomar um vinho Brunelo de Moltalcino.
      Da proxima viagem vá a Costa Amalfitana….o lugar mais lindo do mundo,
      Boa Viagem e reserve os hoteis pelo Hoteis.com e aluguel de carro pela Europcar
      abs
      vagner

      Curtir

  2. Marcio Gomes disse:

    Vagner, achei seu roteiro superinteressante. Pergunto porém: Você conhece San Giminiano? Vale a pena conhecer? Me indicaram e pensei em incluir no roteiro. Se achar que vale a pena, aonde incluo San Giminiano no roteiro?
    Abraço,
    Márcio Gomes

    Curtir

  3. Aline Resende disse:

    Olá, Vagner.
    Estou programando uma viagem para a Itália durante 7 dias com as minhas tias.
    Vou alugar um carro com motorista, encontrei o seu roteiro e achei espetacular!
    Porém fiquei com umas dúvidas ao inserir as cidades num mapa. Verifiquei que:
    1) De Veneza para Florence, você fez: Veneza-Padua-Modena-Verona-Florence mas Verona está em outra ponta. O melhor não seria Veneza-Padua-Verona-Modena-Florence?
    Se optar por Padua-Bolonha-Modena-Florence, você conhece a região de Bolonha?

    2) Indo de Florence para Roma, a cidade de Pisa sai completamente de uma via direta. Temos que ir para oeste e depois voltar para a região central. É isto mesmo? E vale a pena ir até Pisa?

    Agradeço desde já a atenção.
    Att,
    Aline

    Curtir

  4. Solange Fonseca disse:

    Realmente maravilhoso!!! A maneira pratica e inteligente do seu texto nos deixa completamente
    satisfeitos, num texto tao curto ! Parabens!

    Curtir

    • Olá Solange, obrigado pelo parabéns, mas viajar é a melhor curtição nessa nossa passagem que Deus nos ofereceu e temos que aproveitar pois conhecer lugares maravilhosos neste Planeta não tem preço.
      Em nosso Blog tem muitas materias focando sempre a Melhor Qualidade de Vida nas cidades.
      Vá na coluna direita logo embaixo em Viagens e Dicas de lugares no mundo.
      Em breve faremos matéria sobre New Orleans ( Festival do Jazz ) e Dallas no Texas
      Estaremos embarcando agora dia 21.
      abraços e Muita Energia Positiva

      Curtir

  5. Vera Leão disse:

    Olá!
    Irei p Itália em junho com minha mãe e mais dois amigos. Pensamos em fazer Veneza -Roma de carro e achei suas dicas hiper úteis para montarmos nosso roteiro. Parece que quero parar em todos os lugares!
    Tem alguma forma de entrarmos em contato c você p sanar futuras dúvidas?
    Muito obrigada e parabéns!

    Curtir

  6. Joseli disse:

    Adorei seu site e suas fotos. Entrei para rever lugares que visitei e quero voltar. O seu tour teve momentos inspiradores pois ainda me falta Siena, Pissa. Obrigada por ter compartilhado. Abraço

    Curtir

    • Olá Joseli,
      Siena é maravilhoso , fica logo após de Monteriggione e Montalcino , mas dá pra vir de carro de Piza que precisa de apenas duas horas para conhecer e depois dá pra descer para Siena,mas antes almoçar em Monteriggione ,passar por Montalcino e dormir em Siena uma noite e duas noites em Firenze.
      Abs………….e obrigado pelo comentário e siga o n osso Blog que tem varias cidades pra vc conhecer clicando em Pesquisar…..como Sul da Italia,Madri,Barcelona, Dubai ,Atlanta,Los Angeles,Croacia,Praga,Portugal e muitas outras.

      Curtir

  7. Luisa disse:

    Bom dia! gostaria de fazer uma viagem por italia veneza roma, mas não tenho ideia de quanto dinheiro é preciso?

    Curtir

    • oLÁ lUISA,
      Se vc for por conta propria, alugue um carro com GPS,que não terá problemas.
      Reserve hoteis pelo Hoteis.com que é muito bom.
      Para gastos diarios com refeições e poucas compras pela minha experiência, vc vai gastar na faixa de 200 Euros por dia,
      pois alem da comida, tambem tem os ingressos em varios lugares.
      Mas o melhor é pegar o Onibus de Turismo ,aquele que tem tradutor e vc vai na parte de cima apreciando a cidade e parando e subindo e descendo qtas vezes quiser,
      Vá sem medo e felicidades.
      abs
      Vagner

      Curtir

  8. Pingback: Sul da Itália a Itália Central- Puglia –Basilicata – Abruzzo – Lazio– Tips to meet the South of Italy | Eng. Urbano Vagner Landi

  9. Marcelo disse:

    Fantástico seu roteiro. Parabéns.
    Gostaria de saber quanto tempo se leva, em média, de Roma a Veneza pela via mais rápida, de carro? As estradas são boas?

    Curtir

  10. Angela R.R. disse:

    Oi Vagner, tudo bem? Acompanho seu blog, e algumas de suas dicas de viagem tem sido super úteis (como a motorista D. Elisa em Lisboa). Vc. teria alguma indicação de transfer para o aeroporto em Roma? Algum contato? Grata, abs

    Curtir

    • Olá Angela,as matérias no Blog são voltadas para ideias para melhorar a capital paulistana,mas se tornaram,também,boas dicas para quem quer viajar.
      Em Roma, dependendo do Hotel que vc ficar e os hoteis que ficam proximo ao aeroporto,e são mais baratos,todos tem transfer para o aeroporto e vice-versa e tambem te lavam ao centro da cidade de hora em hora.
      abs
      Vagner

      Curtir

  11. Comentario de Marilene L’Abbate no e-mail do urbanista:
    Caro fratello Landi: VIVA SAN PAOLO LIBERO! Somos dez estados que votamos na Azul-Democracia do calabrese José Serra + três estados-traidores-convidados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Salvador-Bahia = 13 estados = TERRANOSTRA, capital San Paolo. Quem nasceu ou nascerá nessa Terra-Bendita é um ORIUNDI. O seu Angelo Custode está muito feliz com você, e avisa-o de que transformará a sua Vida em 360 graus. A sua próxima morada é a Nostraterra, no Mar Adriatico, que começa em Marche e termina em Bari, na Puglia. Somente os fratelli que creem em Gesù Cristo participarão desse meraviglioso-banquete. Assista à apresentação de Domenico Modugno, no YouTube, cantando “Meraviglioso”, e sentirá a mão do Arcanjo-Protetor-do-Planeta-Terra sobre a sua cabeça = Benedizione del Divino-Amore in tua Vita. Guarde essa preciosa Mensagem, amato fratello, pois cravaremos nella VERITÀ! Baci… Marilene L’Abbate: La Befana-Troppo-Forte

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s