Sul da Itália – Costa Amalfitana –Campania– Sicilia – Calábria – Puglia – Abruzzo – Tips to meet the South of Italy
Para você leitor do Blog da Política Urbana,especializado em Visão Estratégica de Cidades,voltado para a Melhor Qualidade de Vida,também proporciona matérias sobre viagens e dicas de lugares,tudo registrado nas lentes do urbanista,boa leitura !
Uma boa viagem para a Itália é chegar por Roma de avião,e alugar um carro grande para varias malas e quatro pessoas com GPS,e começar indo para Nápoles,228 km, 2:15h,apreciando as paisagens de plantações de uvas(parreiras),e azeitonas(oliveiras),por Auto-Estradas para um percurso de aproximadamente 2.500 km,para fazer toda a Costa Amalfitana na Campania ,Sicilia,Calábria,Puglia,Basilicata, Abruzzo, e Lazio

Dos filmes da máfia napolitana,
Região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 1.000.000 habitantes e de 4.400.000 na região metropolitana.
Quem vai a Nápoles,além de conhecer esta bela cidade,procurar ficar na região dos hotéis e fugir da região próximo ao porto e não se impressionar com a entrada da cidade que é muito feia e suja.Obrigatório visitar o Museu Arqueológico e comer uma bela redonda( A verdadeira Pizza Napolitana,a melhor da Itália) e Pompéia que fica bem próximo,apenas 26 km
A atração principal de Napoles é o Museu Arqueológico Nacional com peças de várias residências reais, seguida dos achados arqueológicos de Pompeia, Herculano e Stabiae. Durante o século XIX o museu continuou recebendo material novo, tanto de colecionadores privados como de escavações no sul da Itália.
Gabinetto Segreto,é uma seção de objetos obscenos(eróticos),peças resgatadas,também,das escavações da cidade de Poméia,soterradas durante 1600 anos.Essas peças em 1819 o então rei das duas Sicílias,estava então acompanhado de sua digníssima e esposa e filha,quando se deparou com aquelas peças mostrando membros masculinos de grande proporção ficou totalmente constrangido com as obras de arte eróticas que decidiu trancá-las numa sala secreta. Por volta de 1850 o Gabinete foi fechado à visitação,pois apenas pessoas autorizadas podiam então visitar desde 1819,sendo reaberto durante o processo de Unificação Italiana, por Giuseppe Garibaldi na conquista de Nápoles em 1860,permitindo que a coleção fosse publicada em catálogo em 1866.Com estas publicações livres a censura resolveu fechar de vez a visitação durante todo o regime fascista, quando somente podia ser visitado com autorização do Ministério da Educação. Depois de 101 anos a censura abriu em 1967 e sómente aberta ao público em abril do ano 2000.
A censura,hoje é apenas para menores de 14 anos acompanhados dos pais ou professores.
http://cir.campania.beniculturali.it/museoarcheologiconazionale/
Distancia de Nápoles a Pompéia – 24,9 km – 26 min
Pompéia,
Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,500,000 visitantes por ano.
A cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompéia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
Pompeia é muito interessante,pois pensar que as lavas do vulcão chegaram até a cidade e a destruíram numa distancia considerável,dá para ter uma ideia do que é uma força vulcânica e você vai caminhando pela ruas de Pompéia e vai se interagindo como era a vida daqueles habitantes ao pé do Vulcão Vesúvio, que foi destruída durante a erupção do vulcão em 79 d.c.
Cenas marcantes vão traduzindo a história a vistas do Vesúvio e a mais incrível são os corpos encontrados amoldados em cenas que foram reais.
Dica:Dá para almoçar antes de visitar Pompéia,no centrinho da cidade no Restaurante Carlo Alberto,cantina simples e comida boa- Via Carlo Alberto,15- Pompéia
Dois dias são ideais para ficar em Nápoles e seguir para Sorrento que fica a 51,5 Km para ficar uma noite e curtir esta linda cidade de noite gostosa.
Sorrento,
Sorrento, comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 15 659 habitantes. Estende-se por uma área de 9 km², tendo uma densidade populacional de 1 740 hab/km². Faz fronteira com Massa Lubrense, Sant’Agnello
Pode-se optar por ficar uma noite em Sorrento e passar o dia em Capri,que é um lugar agradável e um centro a noite muito gostoso,com vários restaurantes e bares com um público mais sofisticado e acolhedor e para descobrir tudo em Sorrento,bom pegar o ônibus de turismo oficial.
A cidade do verdadeiro Limão de Sorrento e suas belas plantações,origem do famoso licor Limoncello de Sorrento,o provolone,a mussarela de Bufala e os frutos do mar.
http://www.youtube.com/watch?v=NTBfLKOoo2A
No dia seguinte deixar o carro em estacionamento em Sorrento e pegar o barco rápido para as duas comunas,Ana Capri e Capri,ilha romântica do Sul da Itália
Distancia de Napoles a Sorrento – 51,5 km – 1:01h
Capri é uma ilha italiana situada no Golfo de Napoles na região da Campania no Mar Tirreno,bem próximo ao continente,com área de 10,36 km2,tendo o Monte Solaro o mais alto a 589 metros de altitude.
Anacapri é uma comuna italiana, na ilha de Capri, área de 6,39 km², faz fronteira com Capri,que você pode ir de taxi abaixo,
Ana Capri é mais gostoso que Capri com um centrinho de compras e gastronômico charmoso a noite e durante o dia curtir as ruas estreitas com suas moto-camionetas e avistar paisagens maravilhosas e a famosa Gruta Azul,magnífica com o efeito da claridade ao azul anil do mar Tirreno,que não pode deixar de visitar em apenas duas horas de passeio a 12,5 Euros/pessoa,de três a quatro pessoas por canoa,que dura uns 15 minutos.
Grotta Azzurra, Esplenorosa, meraviglioso
Capri e Ana Capri,é legal as estradinhas estreitas com muitos carros pequenos nas ruas e só pode atravessar com a Balsa,quem é morador da ilha ou autorizado e nas lojas apreciar as pequenas estátuas e a fabricação do verdadeiro Limoncello italiano,
As encostas das montanhas são todas protegidas por uma malha de aço,fincadas nas rochas,devido a proteção contra a ação dos ventos e por se tratar de uma rocha de movimento e quebradiça,protegendo as pessoas e automóveis no seu entorno,num belo trabalho do governo italiano.
Tomar um sorvete de Pistache e Fragolla com meu irmão em Ana Capri,não tem preço
Dicas:Um dia é o suficiente para uma viagem rápida ,mas é bom dormir pelo menos uma noite em Anacapri ou Capri e na manhã seguinte retornar para curtir um pouco de Sorrento e seguir para Salerno que são apenas 57,3 km.
Sempre é bom se programar para viagens rápidas num pula pula de cidades para não deixar as malas visíveis no carro alugado,então procurar hotéis com estacionamento.
Salerno,
Salerno, comuna italiana da região da Campania, província de Salerno, com cerca de 140.580 habitantes. Estende-se por uma área de 58,96 km², tendo uma densidade populacional de 2384,33 hab/km².
Pela Auto-Estrada chega-se a Salerno,curtindo as plantações de oliveiras e as excelentes estradas italianas que estão em obras de manutenção e construções de novos túneis em toda parte,
Boa cidade como ponto de apoio para visitar a Costa Amalfitana(na foto ao fundo) e sua noite é muito gostosa.Salerno é fácil de chegar pela Auto Estrada.
Costa Amalfitana,
Realmente,não tem igual,Aquarela dos Sonhos para uma viagem dirigindo pela estrada costeira,curtindo uma música italiana numa boa companhia
Costiera Amalfitana em italiano,é beleza natural pura na Província de Salerno, classificada como Património Mundial da Humanidade- UNESCO 1997
Ficando num hotel em Salerno,dá para curtir a cidade ao final da tarde e noite e no dia seguinte logo cedo fazer a Costa Amalfitana,começando por Vietri Sul Mare,Cetara,Erchie,Maiori,Minori,Ravello,Atrani,Amalfi,Conca Del Marini,Forore,Praiano e Positano,dando como destaque Amalfi,Conca Del Mare e Positano como as melhores.
Vietri Sul Mare,
Vietri sul Mare ,é uma cidade e comuna italianana província de Salerno , na Campania região do sul da Itália,vindo por Salerno é a primeira cidade da Costa Amalfitana ,muito popular e linda não só nas paisagens da costa marítima mas nas cantinas em suas vielas charmosas,conhecida como a “Primeira Pérola do Amalfi.”unidade.
Vietri é a origem dos pratos, floreiras, vasos e telhas encontrados em restaurantes, hotéis e casas de toda a área de Amalfi,perfeitas obras de arte que encontramos em toda a costa,ótimas lembranças de todos os tamanhos.
Dica: Quer conhecer a típica cantina da Mama Italiana ou da Nona Italiana,vá neste lugarzinho pitoresco que você vai ser servido ou pela Mama ou pelos seus filhos bem humorados e típicos italianos e tomar um bom vinho da região a preço super bom.
Veja foto abaixo, do Anglo Dei Sapori que fica no Corso Umberto I -Vietri Sul Mare (Sa)
Cetara,
Cetara é uma cidade italiana de 2.345 habitantes na província de Salerno em Campania
Pitoresca vila litorânea de Costa Amalfitana , Cetara localizado no sopé do Monte Falerio e, relaxando em um vale profundo ladeado por vinhas e pomares de citros, abre quase como um ventilador na estreita faixa de terra plana ao nível do mar,que vale a pena desviar um pouco e conhecer na sequência de Vietri..
Erchie,
A aldeia está localizada na costa do Tirreno entre Cetara (1,7 km no leste) e Maiori (8,5 km no oeste). Fica a 12 km longe de Salerno e 14 de Amalfi
A economia local está atualmente focado em turismo, bem como o cultivo de limões e vinhas. Algo muito importante é que a zona sul de Erchie, incluindo a praia, não é acessível de carro ou motocicletas: a total ausência de poluição e tráfego de torná-lo um verdadeiro oásis, mesmo para crianças, capaz de jogar em liberdade.
Dica: Se tiver tempo,encoste o carro na estrada mesmo,sem problemas com multa e desça pelas escadarias das encostas.
Maiori,
Maiori ,outra comuna, com cerca de 5.745 habitantes. Estende-se por uma área de 16 km², tendo uma densidade populacional de 359 hab/km². Faz fronteira com Minori, Cetara, Tramonti.
Minori,
Minori é uma comuna italiana,menor que Maiori,rsrsrsrs, , com cerca de 3.023 habitantes com área de apenas 2 Km2
Ravello,
Ravello outra comuna na sequência fantástica da costa amalfitana, com cerca de 2.506 habitantes. Estende-se por uma área de 7 km², tendo uma densidade populacional de 358 hab/km²,com área de 7 Km2.
Atrani,
Atrani tem 0,12 milhas (0,20 km), a praça principal e é a menor cidade do sul da Itália.Fica a menos de meia milha (700 m) da costa de Amalfi.
Em 2010, a população estimada era de Atrani 913, tornando-se a cidade mais densamente povoada na província de Salerno,muito pitoresca.
Amalfi,
Amalfi é uma comuna italiana rica em cultura,juntamente com Positano as melhores para visitas , com cerca de 5.421 habitantes. Estende-se por uma área de 6 km², tendo uma densidade populacional de 904 hab/km². Faz fronteira com Agerola (NA), Atrani, Conca dei Marini,Furore, Scala.
Essa tem história,considerada uma das mais antigas Repúblicas marítimas, Amalfi, tinha desenvolvido intenso intercâmbio com Bizâncio e Egito. Os mercadores amalfitanos conquistaram dos árabes o monopólio do comércio mediterrâneo, fundando no século X a base mercantil da Itália meridional no Oriente Médio
Conca Del Marini,
Conca dei Marini outra comuna italiana da região da Campania, província de Salerno, com cerca de 739 habitantes para uma área de 1 km², tendo a menor densidade populacional da Itália. Faz fronteira com Amalfi, Furore.
A vista deste lugar,realmente é magnífica e uma parada muito boa para comer e tomar um bom vinho desfrutando desta paisagem secular,não tem preço,
Dica: No meio do caminho pela Costa pare em La Conca Azzurra – Via Smeraldo,35,visite a loja e tome um bom vinho na varanda do Bar/Restaurante,não tem preço!
Furore,
Furore , comuninha italiana , com cerca de 810 habitantes. Estende-se por uma área de 1 km²,apenas, tendo uma densidade populacional de 810 hab/km². Faz fronteira com Agerola (NA), Amalfi, Conca dei Marini,Praiano.
Praiano,
Praiano ,mais uma comuninha italiana da região da Campania, província de Salerno, com cerca de 1.911 habitantes. Estende-se por uma área de 2 km², tendo uma densidade populacional de 956 hab/km². Faz fronteira com Agerola(NA), Furore, Positano.
Positano,
Positano é uma comuna italiana especial pelo seu charme e paisagem que te deixa, sem vontade de ir embora,bom lugar para dormir uma noite, com cerca de 3.862 habitantes. Estende-se por uma área de 8 km², tendo uma densidade populacional de 483 hab/km². Faz fronteira com Agerola (NA), Pimonte (NA), Praiano, Vico Equense (NA).
Dica:Positano é muito legal e bonito,dando para terminar este dia maravilhoso com um belo vinho da região da Campania e esticar novamente para Salerno pela Auto Estrada,rapidinho,para no dia seguinte ir para a Sicilia,atravessar com a balsa com o carro para passar por Messina,e ir a maravilhosa Taormina – A pérola preciosa da Sicília,percorrendo neste percurso 492 km em 5:30 min.
Dica: As distancias entre estas pequenas cidades que ficam nas encostas praianas variam de 10 a 15 minutos cada uma,com estrada super sinuosa com espelhos que são típicos na região para ter visão do sentido contrário,sempre em velocidade reduzida,pois a distancia entre os extremos – Salerno / Positano são apenas 44,2 km sinuosos.
Godetevi questa bellezza antica, la costa dei sogni – la splendida Costiera Amalfitana d’Italia
Curta e emocione-se com este vídeo abaixo e programe sua viagem já !!!
http://www.youtube.com/watch?v=HD6zHiuAf2Q
A continuação desta matéria está em outro post deste Blog,link abaixo,continuando a viagem ,agora para a Sicília,
Link,
2º
https://engvagnerlandi.com/2013/10/19/sul-da-italia-sicilia-tips-to-meet-the-south-of-italy/
3º
4º
Veja abaixo matérias editada neste ano pelo urbanista em visita de Veneza a Roma por Toscana,
Deixe seu comentário abaixo,que o mesmo será respondido e publicado,obrigado!!!
Pingback: Sicilia-Taormina – Taormina in Sicily – An Italian Pearl bordering the Ionian Sea | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Olá!
Excelentes dicas.
Vou à Itália pela primeira vez.
Obrigada.
Lení
CurtirCurtir
Leni , conheça a Costa Amalfitana , o lugar mais lindo do mundo…….bom e barato ….mande fotos
v.landi1958@gmail.com
CurtirCurtir
Pingback: Sul da Itália – da Calábria a Itália Central – Tips from Calabria Italy Central | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Pingback: Sul da Itália a Itália Central- Puglia –Basilicata – Abruzzo – Lazio– Tips to meet the South of Italy | Eng. Urbanista Vagner Landi
Belo trabalho amigo, ótimas dicas gastronômicas, além dos lugares que valem a pena ser visto. Conheço pouco o sul da Itália e sua matéria despertou meu interesse. Sem dúvida meu próximo destino.
Deixo aqui uma sugestão : Liguria. Vais se encantar.
Forte abraço,
Jorge Baker
CurtirCurtir
Pingback: Sul da Itália – Sicilia – Tips to meet the South of Italy | Eng. Urbanista Vagner Landi
Jorge,palavras vindo de você,meu amigo do coração.
Você sabe Jorge que um dia me falaram que a gente tem apenas cinco amigos no decorrer da nossa vida e um deles é vc!!!
abs
Vagner Landi
CurtirCurtir