Fiação Subterrânea – A Esperança no bolso das Concessionárias

Fiação Subterrânea – A Esperança no bolso das Concessionárias

A vergonha continua na cidade de São Paulo, é só andar pelas ruas e prestar atenção, em frente a sua casa ou proximidades.

O descaso com que estas concessionárias de telefonia, eletricidade, Internet e Tv a Cabo, fazem com o bem estar da população na convivência com a paisagem urbana é tremendo e vemos entrevistas de governador, prefeito, secretários que comandam nossa cidade só a vontade política novamente perto das eleições, e nada acontece há anos.

A Eletropaulo e estas outras empresas que usam o espaço aéreo urbano, a qual  pagamos altíssimo IPTU,por sinal um dos dez mais caros do mundo,fazem de nós pagadores de impostos e altíssimas contas por mês,perfeitos palhaços.

Fragrantes do urbanista na capital paulistana,veja as sobras de fiações nos postes,poluição visual nas rua de Sampa

Na cidade de São Paulo,conforme o crescimento desordenado ou até ordenado nos bairros nobres ou não,muitos postes foram colocados nas ruas e avenidas,mas prestemos atenção no fato que um poste ,quando perde o seu potencial estrutural devido a má fabricação ou até mesmo fissuras apresentadas devido ás intempéries,o mesmo não é trocado e sim colocado um novo muito próximo,pois é mais fácil e rentável  colocar o novo e não tirar o velho,podem notar.

ISTO É UMA VERGONHA,uma afronta a nossa população,pois há calçadas em São Paulo,que um deficiente físico ou uma pessoa com mobilidade reduzida não consegue caminhar ou passar por obstáculos devido ao número grande de postes em certos trechos na nossa cidade.

Fragrantes do urbanista na capital paulistana,outra foto retrata o descaso da Eletropaulo que instala um poste novo e não tira o velho,isto acontece direto em Sampa e vejam como a fiação ficou durante vários dias a 2,30m do piso da calçada.Segundo moradores na data da foto de 09 de fevereiro de 2012 havia dez dias da troca do poste  e ainda as empresas responsáveis pela fiação de TV a cabo e telefonia não foram ao local.Isto meus amigos acontece direto em nossa capital,mas nosso prefeito e nosso governador só andam de helicóptero e não dá para enxergar lá de cima e os subprefeitos nem mesmo reconhecem qual é a sua região.Esta foto foi tirada numa rua do bairro do Tatuapé,Zona Leste de São Paulo.

Enquanto não for aprovada uma lei com prazo determinado para que estas empresas apresentem um projeto de reurbanização de adequação destes equipamentos urbanos,consequentemente revitalização das calçadas nas quais as fiações forem embutidas,ficaremos só nas promessas numa cidade que o Plano Diretor é tratado como piada e não cumprido ao pé da letra.

Lutamos com nossos Blog’s,algumas palestras e apresentações em Associações de Bairros,Conseg’s,entrevistas a jornais,televisões,mas não temos voz ativa,pois somos a população e não somos nós que temos a caneta na mão e não sabemos para onde vai tanto dinheiro,informado pelo Impostômetro na Rua Boa Vista no centro de São Paulo.

Somos,sim uns palhaços e não temos uma qualidade de vida ao nível de altíssimos impostos que pagamos,além de pagarmos Escola Particular,Planos de Saúde,Faculdade e outros.

 Não sei onde São Paulo vai parar,isto sem falar no déficit de moradia para os mais desfavorecidos.

O assunto fiação aérea/fiação subterrânea, liga-nos a uma interpretação muito boa em relação como a nossa cidade é tratada em relação ser humano/capitalismo selvagem. O espaço público é nosso,a calçada em frente da nossa casa é nossa,somos nós que limpamos e cuidamos,pois se não cuidarmos podemos ser multados,então,porque não multar estas empresas que fazem do nosso convívio urbano esta invasão absurda da visão aérea.

O nosso Blog tem muitas matérias que elogiamos nossos dirigentes, mas perdem em muito em relação às demais.

São Paulo,nunca esteve tão largada como está,isto vem há mais de dez,vinte,trinta anos atrás e a nossa esperança sempre será o próximo prefeito,mas enquanto não tivermos um Plano Diretor digno de ser cumprido e prazos com responsabilidade política,São Paulo sempre será uma Cidade do México.

Destaque para o Decreto nº 52.903 de 06/01/2012, regulamenta a Lei nº 15.442, de 9 de setembro de 2011,aprovado pelo prefeito Gilberto em 06-01-2012 (SOBRE PUNIÇÕES PARA CALÇADAS IRREGULARES).

Dispõe sobre a limpeza de imóveis, o fechamento de terrenos não edificados e a construção e manutenção de passeios

OPINIÃO DO ENG.URBANISTA

Podemos ressaltar que esta Lei é perigosa se o prefeito soltar a fiscalização para punir os contribuintes (veja abaixo a lei e as multas em tabela por metro linear)

Critico em muito esta lei pois é um absurdo um fiscal já multar sem deixar um aviso prévio para o dono do estabelecimento ou seu usuário,sem prazo para que o mesmo realize obras para adequação de sua calçada num prazo pré-determinado de no mínimo trinta dias para que se contrate um profissional habilitado para fazer o reparo.

Então na visão do prefeito e dos vereadores que a aprovaram, deve-se multar de imediato onerando o contribuinte além do mesmo, também gastar para custos de mão de obra e matérias específicas.

Muitas calçadas são irregulares em virtude de árvores antigas no passeio público que ficaram anos e anos esperando podas por parte do poder público que não aconteceram…quem é o culpado ?

Postes que são colocados e os velhos não retirados,como na matéria acima,que é o culpado ?

O fato que mais me desagrada é que a população sempre leva ferro com mais impostos,multas e não vemos nada de construtivo e sim estas calçadas de concreto estampado,que não drenam absolutamente nada e encardem em menos de um ano e não recebem por parte da prefeitura o tratamento adequado.

A ação por parte da prefeitura é instruir a todos,na minha opinião,com propagandas da televisão educativas e dar uma prazo para todos adequarem suas calçadas e a visita do fiscal seria apenas instrutiva,alertando ao proprietário ou usuário do imóvel,para que o mesmo repare sua calçada com um folheto explicativo do decreto-lei e não dar um folheto-multa para recolher taxas abusivas.

Veja abaixo explicativo que ninguém tem acesso por falta de instrução e o decreto lei.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/calcadas/index.php?p=37449

http://www.secovi.com.br/files/Arquivos/cal%C3%A7adas_1.pdf

Blogamos uma matéria ( Veja abaixo ),a meses atrás sobre este assunto a qual fomos condecorados pelo Word-Press pelo grande número de acessos,graças a pessoas de bom senso que preocupam-se com o destino de nossa cidade sempre na luta por uma “MELHOR QUALIDADE DE VIDA”

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2011/04/10/fiacao-aerea-o-grande-desafio-torna-la-subterranea/

Deixe seu comentário ou sugestões em “Deixar um Comentário”logo abaixo que retornaremos em breve.

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Fiação Subterrânea – A Esperança no bolso das Concessionárias

  1. Pingback: Enterramento da Fiação Aérea na cidade de São Paulo em pauta no Ministério Público Federal | Eng. Urbanista Vagner Landi

  2. MARLENE ALVES disse:

    A PREFEITURA IMPÕE E NOS DEIXA DESAMPARADOS PELA LEI…” QUEM PODE MAIS CHORA MENOS”….ESSE É O NOSSO DIREITO???… SOMOS CONSIDERADOS NAS CAMPANHAS POLITICAS COMO “CIDADÃO”(INDIVIDUO COM DIREITO CIVIL E POLITICO)…QUAL É O NOSSO DIREITO??? NÃO AVISE, NÃO COMUNIQUE, NÃO DE PRAZO….SIMPLESMENTE MULTE!!!!

    Curtir

    • Vagner Landi disse:

      Obrigado pelo seu comentário,e este assunto está voltando agora nos planos do novo prefeito de São Paulo Fernando Haddad,vamos esperar para ver se vamos ser enrolados novamente,mas vá mandando ideias e considerações que me ajuda em muito em nosso Blog para defendermos a Melhor Qualidade de Vida em nossa Sampa.
      Abs
      Eng.Urb.Vagner Landi

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s