Eng. Urbano Vagner Landi, propõe ideia simples para drenagem urbana
As chuvas de verão estão cada vez mais preocupantes, pois ouvimos todos os anos que o índice é sempre maior que o previsto, será?
As limpezas de bueiros são feitas segundo nossos subprefeitos, mas como estão nossas galerias subterrâneas, que nunca são limpas, estão obstruídas?
As calçadas de algumas principais ruas dos nossos bairros foram reformadas, no começo eram pisos intertravados permeáveis em até 50%%, mas de repente a prefeitura entrou com o piso estampado que não drena coisa alguma em nossas calçadas e praças.
Existem muitos tipos de acabamentos drenante que poderiam ajudar em muito a drenagem urbana, mas deveriam ser aplicados em todas as calçadas num plano geral, proporcionando a quem reformar sua calçada ecologicamente correto, numa redução de IPTU para o próximo ano, pois as calçadas são de responsabilidade do contribuinte.
Uma idéia do engenheiro urbanista Vagner Landi seria para todas as calçadas das praças, ruas e avenidas de São Paulo, uma faixa de 50 centímetros de grama (ver ilustração), executadas de maneira correta com acompanhamento técnico dos engenheiros e arquitetos das subprefeituras, para apenas orientar o cidadão.
O sistema é único e simples, com abertura de uma faixa com uma profundidade de no máximo um metro de profundidade numa vala tipo caixão, com pedra (brita nº 01) no fundo da vala de no mínimo 50 a 70 centímetros abaixo de uma manta especial tipo BIDIM, para drenagem da água sem deixar que as pedras se misturem com a camada de terra acima da manta e sob a grama.
Para um simples calculo de quanto que numa chuva a drenagem atuaria retendo a água, sem deixá-la ir para as galerias, ajudando na drenagem natural para o solo seria, por exemplo, num quarteirão de 100 X 100 metros, extensão de 400 metros lineares, dariam uma retenção de água de metros lineares, aproximadamente 120 metros cúbicos por quarteirão, imaginaram em toda a capital.
Bastam vontade e criatividade de nossos dirigentes, pois a população precisa de incentivos e retorno dos altíssimos impostos e com certeza contribuirá para o bem da nossa capital, pois estaremos evitando e ajudando os mais necessitados, retendo boa parte das águas pluviais que correm na direção de nossos rios.
Quanto aos materiais de acabamento, para pátios existem no mercado, alguns materiais que permitem que a grama cresça sobre eles, permitindo também que diminua o calor em torno dos edifícios.
como nas figuras ,concreto permeável para pisos e o famoso concregrama para patios
Outros materiais são feitos de fibras naturais, blocos drenante de concreto e borracha de pneu reciclado, todos aprovados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Finalizando,falta boa vontade dos nossos prefeitos,para realização de obras baratas e não as faraônicas como todos “eles”gostam.
Iniciativas que levam o bem estar e a melhor qualidade de vida para os moradores desta São Paulo tão querida,são bem aceitas por nós contribuintes,isto sim valoriza o político em relação ao seu eleitorado.
Eng.urb.Vagner Landi
Achei super interessante essa ideia, mas onde ficariam as árvores?
CurtirCurtir
Olá Vanessa,
As arvores ficariam no trecho gramado das calçadas , espécies com raízes curtas
abs
Vagner Landi
CurtirCurtir
Pingback: Drenagem Urbana-Calçadas Drenantes-Calçadas Verdes em São Paulo | Eng. Urbanista Vagner Landi