Curitiba,um exemplo de crescimento organizado

Curitiba,um exemplo de crescimento organizado,reurbanização com inteligência e um grande esforço de uma população com um alto nível intelectual e respeito ao cidadão e a limpeza urbana.

Itens importantes para a melhor qualidade de vida e respeito ao cidadão,não é a toa que é considerada a melhor qualidade de vida do Brasil,que levaram a cidade ficar famosa em toda a América Latina pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente,sendo a maior delas o seu transporte público,inspirado pelo transporte público de Bogotá,Colômbia,considerada a quinta maior economia do nosso Brasil ,entre as cinco melhores cidades para se investir na América Latina.

 Educação

Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais, e abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912.

 Transportes

 O sistema de ônibus é baseado no conceito criado na capital paranaense, na década de 1970, de Veículo leve sobre pneus (VLP). As canaletas exclusivas para linhas expressas, geralmente carros biarticulados, conectam os terminais integrados nas várias regiões da cidade. O sistema é nomeado Rede Integrada de Transporte.

Além da interligação por ônibus expressos, os terminais são providos de ônibus alimentadores, que compõem a ramificação secundária deste sistema e atendem os passageiros dos bairros próximos aos terminais. Adicionalmente, uma outra categoria de ônibus expressos (os chamados ligeirinhos) provê rápido intercâmbio de passageiros entre um terminal e outro, com trajetos diferentes e poucas paradas intermediárias.

Tudo isso e muito mais se deve ao excelente Jaime Lerner

 

Jaime Lerner, o arquiteto responsável pela transformação urbanística de Curitiba é conhecido como o realizador de sonhos

 Referência mundial em planejamento urbano, o arquiteto que já foi duas vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná mostra como pode ser simples transformar uma cidade

Entre as cidades brasileiras, Curitiba é a que tem o maior índice de área verde por habitante: 52 m2* (segundo a Organização Mundial de Saúde, o mínimo recomendado é 12 m2). Nem sempre foi assim. Em 1971, a cidade contabilizava 0,5 m2 por habitante e a população era três vezes menor do que os atuais 1,8 milhão** de moradores.

Reciclagem

Antes mesmo de o assunto virar moda, Curitiba já discutia sobre o lixo que não era lixo. A campanha começou nas escolas durante as aulas de meio ambiente, introduzidas pela prefeitura nos anos 1980. “As crianças orientaram os pais a separar o lixo orgânico daquele que podia ser reaproveitado”, conta Lerner.

 Para conhecer os pontos reurbanizados e principais pontos turísticos de Curitiba acesse este site abixo,

http://www.curitiba.blogger.com.br/

Falando em Curitiba tenho a inteira satisfação em ser primo deste excelente publicitário que é

HUMBERTO CARLBERG,cara muito espiritualista que está com um Blog muito legal,que é a sua cara,vale muito acessar o Blog abaixo,

www.hcarlberg.blogspot.com

 Humberto, às vezes em que vou a Curitiba, me leva nos melhores e atuais restaurantes, as melhores dicas, este cara é dez, não é a toa que é filho de Carlos Ernesto Carlberg, presidente de honra do Clube de Campo Santa Mônica, conhecido internacionalmente.
 
Navegando no Blog do Humberto,destaquei uma matéria muito interessante,vejam a seguir,
 Um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado “Ponto de Deus” no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
Dana afirma que “a inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual”.
 

 Lançado no ano passado, o livro QS Inteligência Espiritual,da física e filósofa americana Dana Zohar, aborda várias questões, vejas as principais.

O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos.
Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
O QS (Quotient Spiritual) aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.
É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

De que modo essas pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um “Ponto de Deus” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas.
É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.
Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico.
Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo.
É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formula-dor e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos interiores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

 Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.
A inteligência espiritual – QS me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goldman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma.
O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso.
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções.
A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

 Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre “por quê?”
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10. Têm compaixão.

 Aos 57 anos, Dana vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em física pela Universidade Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, “O Ser Quântico” e “A Sociedade Quântica”, já traduzidos para o português.  

Parabéns Humberto e uma grande abraço do teu primo de Sampa !!!

 Por Eng. Urb. Vagner Landi

 

 

 

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s