Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos em SP

Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos em SP

 
 
 
Composição da mesa : Vereador da região Toninho Paiva,Marcos Kassab,José Garris Del Valle,Juarez Neves e o Subprefeito da Vila Formosa/Aricanduva Eduardo Hadad   
Marcos Kassab
Engenheiro e economista, especialista em custos, planejamento e controle de transporte de passageiros e de cargas.
Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos – Metrô SP
Palestrante do Ciclo de Debates que vem sendo promovido pela Assoc. Com.de São Paulo– Distritais
 Urbanista engenheiro Vagner Landi faz um resumo da palestra de Kassab
 
Tive o prazer de assistir pela segunda vez esta palestra muito interessante sobre o Plano de transporte público para a região metropolitana de São Paulo, envolvendo transporte de passageiros, como ônibus, trens e metrô, projetos para 2015-2020-2030,
 Marcos Kassab em vídeo-show começou sua palestra enfocando a região metropolitana de São Paulo com seu 39 municípios, 21 milhões de habitantes em 8,05 Km2.
Principal meta é tornar possível uma população que cresce a cada dia com um melhor transporte público com redução do tempo de ida e volta para o trabalho-casa.
O balanço social para o Metrô para uma melhor qualidade de vida para a população está diretamente ligado ao tempo gasto pela população em chegar ao destino final, redução dos derivados de petróleo que são os poluentes atmosféricos, redução das doenças respiratórias e neurológicas, tudo por causa do trânsito, pois quanto mais Metrô na região metropolitana menos trânsito, esta regra é considerada válida e fácil de ser entendida.
Outro fator importante que Prefeitura e Estado trabalham em conjunto é o projeto de revitalização do centro expandido com criação de mais moradias econômicas, trazendo o trabalhador a morar perto do seu emprego no centro da cidade, recuperando edifícios degradados.
Também existem projetos de centros expandidos em regiões longe do centro da cidade, proporcionando empregos próximos as moradias.
 
Resumo do que é o PLANO DE EXPANSÃO:
Criação de sistemas de trilhos com 240 km em média com qualidade de Metrô,expandindo a CPTM com 107 novos trens,
Reforma da frota existente de Trens e Metrô,
Implantação de ônibus metropolitanos com qualidade e conforto,
Novo sistema de transporte tipo Metrô-Leve,que é o Monotrilho.
Investimento: R$ 21 Bilhões,sendo R$ 2 Bilhões da prefeitura.
 
Monotrilho: Sistema Elétrico,roda sobre pneus,sendo o trem para 1600 passageiros,sem ruído e mais econômico e pode ser implantado no solo ou aéreo.Este projeto tem uma linha em projeto que vai da Vila Prudente,Orfanato,Água Rasa,Vila Formosa,Guilherme Giorgi,Aricanduva,Penha,Penha de França,numa capacidade de 600 mil passageiros/dia até 2014,chamada de Linha Branca.
 
Um dado relevante apontado por Kassab é que 700 mil pessoas em média passam por dia na Estação Sé do Metrô, considerada a segunda maior estação do mundo, ficando atrás apenas da estação russa em Moscou,
 
Outra linha muito importante para São Paulo é a linha que vai da Vila Sônia até a estação da Luz, que vai se tornar operacional em 2012, com o seguinte trajeto:
Vila Sônia, Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz, numa capacidade para 705 mil/dia para a fase 1 em 2010 e 970 mil/dia para a fase 2 em 2012,de passageiros transportados,chamada de Linha Amarela.
 
Outra frase bem colocada por Marcos Kassab é que o Metrô só funciona com uma perfeita Integração entre Ônibus, Trens, Automóveis, Motos, Bicicletas e Pedestres.
 
Outra linha que já está funcionando é a Linha 5 – Lilás, que vai do Capão Redondo até o Largo Treze e em implantação até a Chácara Klabin, que hoje suporta até 130 mil/dia e 644 mil/dia até 2012.
 
Mais uma frase colocada por Kassab, que Conceito de Qualidade de Metrô é o Conceito Medido pela População.
 
Estão terminando os estudos da Linha Ouro que irá do Jabaquara até o Morumbi, com serviço de atendimento ao Aeroporto de Congonhas, sendo muito importante, pois vai conectar quatro linhas de Metrô, dando opções para várias regiões da capital, que deverá ser implantada com antecedência com a verba do Governo Federal ao projeto da Copa do Mundo de 2014.
 
Outra linha prevista para 2014 é a linha 6- Laranja que terá capacidade para 600 mil/dia,que ligará a Estação São Joaquim até Cachoeirinha.
 
A linha 16 – Prata é um projeto de Monotrilho que ligará a Lapa até Cachoeirinha com 250 mil/dia de passageiros.
 
Expansão Aeroporto com trens rápidos para Guarulhos que são as linhas 13 – Jade e 14 – Ônix.
Aí temos alguns problemas,pois investidores temem que o investimento não seja confiável quanto às estações não vingarem em sua trajetória,até que a terceira fase do Terminal do Aeroporto de Guarulhos entre em obras até sua conclusão,que poderia contemplar o Trem Bala,vindo de ponto estratégico em estudos até Guarulhos e Rio de Janeiro.
 
Todas estas linhas e projetos implantados têm como principal objetivo é a diminuição do tempo gasto por passageiros e melhor conforto.
 
Quanto aos trens metropolitanos CPTM,todos têm como finalidade é o conforto igual ao do Metrô,confiabilidade,segurança pessoal e sinalização ,rapidez com redução do tempo de intervalo de até 5 minutos,mais qualidade nas estações e principalmente nos trens.
 
A meta que está sendo muito bem esperada pelos profissionais do Metrô é que em breve será considerado o 1º no mundo em acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida que são os idosos, gestantes, obesos.
 
Este foi um resumo da excelente exposição de Marcos Kassab que consegui em tender e passar para meu Blog e senti que estamos no caminho certo, mas não concordei com situações que a atual administração é contra demolições que gera impacto social, mas temos que ver que temos várias avenidas em São Paulo que necessitam de ampliações, pois seus entornos estão degradados e com muitos imóveis fechados, como por exemplo, a Avenida Celso Garcia trecho Largo da Concórdia até Av. Salim Farah Maluf, a qual defende há muitos anos e Amador Bueno trecho Penha, que podem ser contempladas com uma Operação Urbana prevista no Novo Plano Diretor de São Paulo, também muito comentado em meu Blog.
 
Então uma das minhas perguntas para Marcos Kassab foi que já aproveitando ao que foi falado que desapropriações geram impactos sociais, acho que no caso da Celso Garcia e Amador Bueno não teria problemas, pois 72% dos imóveis lindeiros a essas avenidas encontram-se em estado lastimável, abandonados na conservação, fechados ou encortiçados e tendo previsto no PD poderia ser uma válvula de escape para implantação de monotrilhos, faixas para automóveis, corredor de ônibus, bicicletas, motos, que ajudaria em muito a fluidez do transito tanto para a Nova Marginal como para a Radial Leste.
Ainda comentei que poderíamos unir estas duas Operações Urbanas com um Túnel com apenas 1.700 metros passando por debaixo do Centro Histórico da Penha,para automóveis,ônibus e Metrô,projeto este de criação minha Vagner Landi e da arquiteta Paula Zanelato,tendo início na famosa Ladeira da Penha,terminado logo após o Cemitério da Penha.
 
Marcos Kassab é favorável as Operações Urbanas pois trazem uma reurbanização para a região e propiciam geração de empregos com novos empreendimentos,mas salientou que este é um problema da prefeitura e não da SPTRANS,CPTM e Metrô.
 
 
 
 
 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s