O Plano Diretor de São Paulo

Opinião Eng. Vagner Landi
Este instrumento Urbanístico de projeção para diretrizes de desenvolvimento de uma cidade tem a principal finalidade em melhorar a Qualidade de Vida dos pagadores de impostos.
São Paulo parece que desde a primeira criação de um Plano Diretor em 1971 a cidade cresceu muito, mas de maneira desorganizada , teve o seu melhor momento na década de 1980 a 1990 , com obras pontuais nas principais ligações dentro do mini anél viário da capital e revitalização de loteamentos na periferia de São Paulo.
O processo doentil da fiscalização de obras e o crescimento da educação fomentada pela esquerda política tanto na Câmara Municipal como nas Administrações Regionais hoje Subprefeituras locais, turbinaram os cabides de empregos em varias secretarias que , pensar no bem de São Paulo em segundo plano,,,entenderam !!!
Alguma coisa está errado , pois caímos a cada ano na Qualidade de Vida entre as principais cidades mundiais, pois hoje estamos na 121 º posição entre as Metrópoles

Estaremos presentes e Audiências Públicas para participar e dar opiniões para melhorar a nossa Qualidade de Vida em nossa Capital.

Praça da Sé – cartão postal – Marco Zero da capital – Uma Vergonha Real
Obras faraônicas sem sentido, mesmo antes de aprovadas as contas não fechavam, mas foram aprovadas, para promessas de campanhas políticas, muitas paralisadas e prometidas, assim nossa cidade cada vez mais aleijada …..
Notamos que a iniciativa privada que está dando um toque especial na Paisagem Urbana da cidade , enquanto a administração pública não preserva suas escolas, prédios públicos , praças públicas e pavimentações de ruas e avenidas.

Hoje nossa cidade é a Vergonha do Estado de São Paulo com lugares históricos que hoje espantam turistas , pois viraram camping de desocupados e drogados que não contribuem em nada para nossa cidade.

Largo Guadalajara – Belenzinho ( acima )
Praça Tancredo Neves – Sacomã ( abaixo )
O prefeito João Dória , passou o bastão para Bruno Covas que se reelegeu , pois era a única opção , pois do outro lado estava o PSOL , fomentador deste acampamento de desocupados na capital e nada fizeram para dar uma basta nisso.

Com a morte de Covas , assumiu Ricardo Nunes que provavelmente dará uma dinâmica em São Paulo , simplificando mais essa Revisão do Plano Diretor , abrindo mais oportunidade para as Construtoras , facilitando as aprovações de projetos e Licenciamentos na capital , mas dentro dos padrões de segurança e acessibilidade , documentos esses expedidos pelo Contru – SMUL – PMSP, que garantem pontos para a Qualidade de Vida dos ocupantes.
Esperamos que este Plano Diretor e Código de Obras a serem revisados obedeçam os principais pedidos de técnicos da área de Arquitetura e Engenharia e Urbanismo que trabalham para o desenvolvimento desta cidade , mas que querem o retorno desses astronômicos Impostos que pagamos , principalmente esse maluco IPTU herdado desde a administração Kassab, que hoje estamos pagando o preço escalonado após alteração da planta genérica de valores ,desculpa essa para enganar nós contribuintes.
O resumo disto tudo é que o mundo de dinheiro que é arrecadado apenas com os IPTUs não justificam o estado lamentável que se encontra nossa cidade em todos os aspectos Habitação – Saúde – Educação -Segurança – Paisagem Urbana.

VOCE SABIA ?
Após você dar entrada num projeto de Aprovação de um estabelecimento comercial ou residencial , você só pode dar inicio de obras após 120 dias….
Abaixo dados da Prefeitura do Município de São Paulo na Linha do tempo
Neste ano o primeiro Plano Diretor (Lei 7.688/1971) da cidade completa 50 anos.
A cidade mudou muito nesse período. O número de habitantes passou de 5,9 milhões, em 1971, para 12,3 milhões em 2021. Nesse contexto, a pandemia do novo coronavírus traz um novo ingrediente de enorme relevância para o planejamento da cidade e o enfrentamento de desafios como reduzir o déficit habitacional, melhorar a mobilidade urbana e qualificar os espaços públicos.
1971 – Aprovado o primeiro Plano Diretor da Cidade (Lei 7.688/1971)
1988 – Aprovado o segundo Plano Diretor da Cidade (Lei 10.676/1988)
2002 – Aprovado o terceiro Plano Diretor da Cidade (Lei 13.430/2002)
2014 – Aprovado o quarto Plano Diretor da Cidade (Lei 16.050/2014)
Perguntas e respostas
O que é o Plano Diretor Estratégico
É uma lei municipal que orienta o desenvolvimento e crescimento da cidade para atender às necessidades coletivas da população.
Por que fazer a revisão
A lei que instituiu o PDE em 2014 determina que uma revisão intermediária seja feita em 2021 pelo Executivo para ajustar e aperfeiçoar os instrumentos urbanísticos do plano.
Estaremos com matérias atualizando informações sobre essa importante Revisão do Plano Diretor da maior e mais rica cidade brasileira.
Deixe seu recado abaixo que o mesmo será publicado respondido por nossa equipe.
Obrigado !!!!
Caro Vagner, muito pertinente suas colocações. Chamou minha atenção sua ênfase na questão das pessoas em situação de rua. Realmente é um debate que a sociedade precisa saber. Penso que não ajuda muito uma visão simplista de enxergá-los como lixos humanos que precisam ser “eliminados”. Penso que o problema é mais complexo e não me parece uma política pública adequada chamá-los de vagabundos e desocupados. Fica o convite para a reflexão
CurtirCurtir
Caro amigo, pelo que li a respeito, o oder do lobby das empresas de ônibus convenceu o atual prefeito a instalar um BRT na Av. Celso Garcia, uma lástima!!!!! à necessário questionar esta postura e incentivar o VLT como antigamente você vinha sempre fazendo. Parece que muitos deixaram esta bandeira de lado, vamos lutar pelo VLT? Abraço fraterno, Zacharias
CurtirCurtir
Vamos, esperar esse ajuste com responsabilidade para a cidade e os contribuintes …abç.
CurtirCurtir
Olá João, qualquer dúvidas estaremos a disposição
abs
Vagner
CurtirCurtir