Passarela do Aeroporto de Congonhas, presente de Natal de João Dória para São Paulo

indexOpinião do Eng.Urb.Vagner Landi

Nossa luta em defender a Paisagem Urbana e a Melhor Qualidade de Vida em nosso Blog na Cidade de SP, teve todo o apoio da Folha de São Paulo ,como exemplo a Passarela do Aeroporto de Congonhas que era degradante , perigosa e completamente sem acessibilidade , que foi substituída por uma metálica que quase virou eterna , mas graças a competência do atual prefeito João Dória Jr , vamos ter uma passarela digna para nossa capital.

doria-6553699João Dória Jr

Veja trecho da matéria abaixo do Jornal Folha de São Paulo com o Engenheiro Vagner Landi em 2013 ,

images

A situação é perigosa, segundo vistoria feita por um engenheiro civil a pedido da Folha. “Além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto. Ou seja, neste pilar todo o peso está apoiado de um lado só, que fica muito sobrecarregado”, afirma Vagner Landi.

O engenheiro diz que o movimento intenso de veículos na avenida provoca trepidação, que, aliada a rajadas de vento, podem, no limite, derrubar a estrutura. “Deveria ser interditada já”, diz.

A prefeitura reconhece o problema. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras informa que “vai executar a obra de escoramento da passarela ainda este semestre”.

Segundo a pasta, a medida “visa dar mais segurança aos usuários da passarela”.

Reinauguração – Folha de São Paulo

marcos-penidoMarcos Penido – Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras

A reinauguração está prevista para dezembro. Em abril, em uma entrevista à imprensa, o prefeito João Doria (PSDB) prometeu a entrega da nova passarela até o Natal. “Estamos correndo para cumprir o prazo”

As obras estão sendo custeadas com doações de empresas privadas, a maioria ligada ao setor de turismo. Ao todo, segundo Penido, foram arrecadados R$ 6,7 milhões para a reforma da passarela e construção de uma praça no canteiro central da avenida onde antes funcionava um estacionamento clandestino.

“Foi a prefeitura quem promoveu a obra e reuniu os colaboradores. Por isso, é sim uma ação nossa” diz Penido.

Projeto ,

 Projeto Novo com acessibilidade , obras em execução ,

Obras em andamento,

A construção segue projeto original elaborado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas em 1974. Seu neto, Marcos Artigas, participou da elaboração.

Propaganda das empresas envolvidas,

Quando a passarela ficar pronta, as empresas vão poder exibir suas marcas em displays eletrônicos instalados na estrutura por até três anos. O sistema parecido ao utilizado nos relógios de rua irá mostrar imagens históricas do aeroporto e fornecer outras informações.

Ambulantes,

Outro fator repugnante em nossa capital é a falta de fiscalização doa ambulantes nos caminhos dessa passarela – antiga atual – que não poderão atuar quando a nova passarela ficar pronta, mas queremos uma fiscalização séria da Prefeitura Regional de Santo Amaro….vamos ver !!!

HISTÓRICOINTERDIÇÃO

Já em 2013, um engenheiro vistoriou a passarela a pedido da Folha e afirmou que ela “deveria ser interditada” já naquela época. Segundo ele, “além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto”.

Vagner Landi ainda afirmou que “o movimento intenso de veículos na avenida provoca trepidação, que, aliada a rajadas de vento, podem, no limite, derrubar a estrutura”.

Em 2014, a Folha mostrou que, depois de dez anos de discussões sobre a reforma da travessia, a prefeitura removeria a passarela. Em 2005, a gestão José Serra (PSDB) também anunciou a reforma e a adaptação da estrutura, com instalação de cobertura e elevadores. Nenhuma das duas saiu do papel.

Em 2015, um laudo da prefeitura mostrou que a passarela Comandante Rolim Amaro estava em “estado de iminência de ruptura brusca”. A travessia recebeu então um escoramento.

Acredite se quiser !!!

Então construíram uma passarela metálica sem as mínimas condições de acessibilidade com degraus acima de 25 cm de espelhos e manutenção pífia,que será desativada antes de acontecer alguma tragédia .

Acredite se quiser !!!

 

http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/04/18304-veja-as-fotos-de-2004-e-2013-da-passarela-de-congonhas.shtml

 thHZDVFC6T

Veja matéria na íntegra publicada na data de hoje 20 de novembro de 2017 , na Folha,

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936609-nova-passarela-de-congonhas-doada-a-doria-deve-ser-reaberta-em-dezembro.shtml

Abaixo vejam as matérias publicadas em nosso Blog com a Folha de São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1264522-prefeitura-vai-escorar-passarela-abandonada-em-congonhas.shtml

https://engvagnerlandi.com/2016/10/08/passarela-do-aeroporto-de-congonhas-promessa-de-6-meses-e-hoje-ja-faz-um-ano/

 Deixe seu comentário , clicando abaixo que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em NOTICIAS EM JORNAIS, POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s