Acessibilidade Urbana na Cidade de São Paulo – Desafio para João Dória Jr.

Acessibilidade Urbana na Cidade de São Paulo , Desafio para João Dória

Você sabia que apenas 0,69% são considerados acessíveis ?

20160422_225521Opinião Eng.Urbano Vagner Landi

doria-6553699João Dória Jr ,

Recebeu de herança de outras administrações serviços mal executados e obras prometidas não cumpridas , pois São Paulo com seus 17 mil km lineares de vias com médias nas calçadas de largura de 2,30 metros , fazemos as contas dos dois lados , 17.000.000 metros x 2,30 metros x 2 = 78.200.000 metros quadrados (m2)

Brasão_da_cidade_de_São_Paulo.svg

Esses dados são informados pela própria prefeitura comprovando o desrespeito a retribuição dos impostos pagos por nós cidadãos aos cofres públicos, pois apenas 545 metros quadrados são considerados acessíveis.

Da Prefeitura para o Contribuinte ,

Segundo a prefeitura de São Paulo, a responsabilidade pela acessibilidade das calçadas também é dos proprietários dos imóveis , pode até ser mas existe uma lei para ser cumprida em relação aos contribuintes em deixar sua calçada sem buracos ou degraus , multando os mesmos ,

Do Contribuinte para a Prefeitura,

Deveria existir uma lei em que o contribuinte pudesse ter o ressarcimento da prefeitura se na sua quadra não houver um rebaixamento de guia para cadeirante , faixas de pedestres em perfeito estado e o asfalto nas ruas sem ondulações ou buracos ou outros equipamentos públicos de responsabilidade da prefeitura.

faria-limaFaria Lima ( 1965/1969 )

Sempre comentamos em nosso Blog e sempre elogiamos Faria Lima , que foi o melhor “prefeito visionário” que SP já teve e lembramos que em 1966 o prefeito lançou um concurso que escolheria o melhor desenho  para padronizar as calçadas paulistanas , que existe até hoje em vários bairros da nossa capital.

calcada

Do site da Prefeitura,

O poder público assume a responsabilidade de oferecer informações padronizadas e pode até fazer as adaptações necessárias nas calçadas, mas a conta é do dono do imóvel. Apenas as rampas de acesso das calçadas são de responsabilidade das subprefeituras da cidade, de acordo com o site da prefeitura.

30% dos deslocamentos na capital são feitos a pé,

c3adndice

Deslocamentos dos pedestres na capital acerca de 30% são realizados a pé , pois para se deslocar de casa até um ponto de ônibus, estações de Metrô / Trens , correndo o risco de levar um belo tombo por estes caminhos tortuosos e/ou desnivelados.

charge-sobre-acessibilidade

Nas fotos abaixo , são minhas prediletas e mostro em todas as matérias sobre esse assunto , que compara o respeito de uma administração ao contribuinte que vive na cidade . Fotos tiradas pelo eng.urbano Vagner Landi onde vemos um idoso em uma calçada acessível em Pescara – Itália e outro idoso em uma calçada na capital paulistana, exemplos de disparidade do desrespeito do Poder Público com o cidadão pagador de impostos.

dscn0808São Paulo

italia-sony-260Pescara

Divulgações na mídia escrita e televisiva,

Em 2011, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma nova lei sobre calçadas. Esta lei aumentou de 90 cm para 1,20 m o espaço mínimo livre e desimpedido reservado à passagem de pedestres, e determinou a localização –junto ao meio fio– de uma faixa de 75 cm reservada para instalação de lixeiras, árvores e mobiliário urbano.

oscara-freireSão Paulo ( detalhes dos espaços e fiação embutida )

À época, aliás, a prefeitura divulgou uma cartilha com orientações sobre a implementação da nova lei. O material está disponível no site da Folha de São Paulo ,

media.folha.uol.com.br/cotidiano/2012/04/09/regras-calcada.pdf

Lei das calçadas , clique abaixo;

Lei 15.442, de 2011- Lei das Calçadas

Abaixo , entrevista com o eng. Urbano Vagner Landi ;

Publicado em 29 de out de 2014 – PROGRAMA VIA LEGAL – TV CULTURA

https://www.youtube.com/watch?v=DzzMMNU7sLM&list=UUMMJm4lYxEh7GM4loYh6-SQ&index=331

Tenho muita esperança em João Dória Jr. e o próprio PSDB , está surpreso pela sua capacidade , sabem porque ???….ele não é político por formação e sim um empreendedor e ficha limpa e gosta de São Paulo e sabe que acessibilidade urbana é um dos pontos principais para uma cidade subir na pontuação de Qualidade de Vida , tão bem defendida em nosso Blog.

Esperamos que cumpra seu mandato de 4 anos e se reeleja para mais quatro anos , pois com ele e nesse ritmo , com certeza São Paulo vai ficar mais Linda !!!

Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado respondido !

Obrigado !!! 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em REVITALIZAÇÃO URBANA, Você Sabia ? e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s