Texto provisório de relatório com proposta de Substitutivo ao Projeto de Lei 272/2015, do Executivo
Eng.Urbano Vagner Landi
Nas diversas Audiência Públicas – 41 realizadas para alterações desta tão importante Lei para a cidade de São Paulo , que vai direcionar nos próximos 16 anos ou conseguir melhorar o índice de Qualidade de Vida que hoje estamos na colocação 120ª dentre as principais cidades do mundo e a pressão popular foi muito grande com a maior participação da classe média e alta que são as verdadeiras pagadoras de impostos em nossa capital e as que menos são retribuídas em retorno com educação,saúde e segurança.
O fato mais presente dentre as reivindicações na maioria das Audiências Públicas foi quanto a implantação das ZEIS 1,2,3 4 5,em áreas nobres da capital paulistana , fazendo com que os teimosos técnicos da prefeitura da cidade de São Paulo, enxergassem / percebessem o erro que estavam cometendo, pois colocar famílias de pouca renda familiar em bairros de alto custo de vida seria um risco para a sobrevivência nestes bairros, além da não certeza de se garantirem no emprego ou conseguirem próximo a moradia e além do mais desabrigar famílias já consolidadas historicamente nestes , podendo contribuir a um conflito social futuro.
Algumas ZEIS 3 , ainda permaneceram no mapa nestes bairros, mas vereadores locais devem acordar com o prefeito.
As Zeis 3 , são locadas em lugares que abrigam imóveis vazios ou subutilizados , nem sempre condizem com a analise feita pelos técnicos por mapas do Google e sem visitar o local.
A proposta de Substitutivo do Projeto do Executivo para o Legislativo , poderá ainda sofrer alterações conforme explanado pelo Relator Vereador Paulo Frange no dia 23 deste mês.
Paulo Frange
As principais alterações pelo apelo popular de cerca de 7.000 pessoas nas audiências com 4190 contribuições , foram sobre a retirada das Zeis, ganho de Zonas Corredores lindeiras as ZER – Zonas residências , abrindo mais leques de atividades comerciais como farmácias, padarias , lojas e outros e o coeficiente de aproveitamento voltando a ser uma vez a área do lote mais áreas não computáveis conforme tabelas já fornecidas no site da Câmara Municipal e links abaixo, pois as pessoas que são proprietários destas residências não têm condições de morarem nestes locais ,pois são hoje corredores de tráfego intenso , sem segurança ,zonas de prostituição e invasores e traficantes de drogas e por fim querem abrir mais as categorias de usos comerciais para poderem alugar ou abrir negócios para frente destas ruas, gerando emprego e não atrapalhando os lotes lindeiros que continuam a ser residências….só os técnicos bolivarianos da prefeitura que não queriam entender o fato!!!
Outro assunto importante é atribuir alturas das edificações para vias menores que 12 metros que será até 20 metros e em Zonas de Centralidade – ZC = 40 metros com oferta de infraestrutura e transporte público local.
Em outras vias ou quarteirões conforme estudos específicos tabelados em lei, com restrições inclusive ainda em estudo de Resolução de Portaria 957/15 do COMAER – Comando da Aeronáutica.
Nas Zonas de Eixo , próximo a principais avenidas e zonas de metrô , haverá majoração de 50% para o Coeficiente de Aproveitamento para Hotéis, Escolas, Hospitais.
A lei está disponível nos links abaixo , ainda podendo sofrer alterações em primeira e segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo ,onde poderá ser sancionada pelo prefeito ainda no mês de dezembro deste ano.
MAPA DO ZONEAMENTO
http://www2.camara.sp.gov.br/dce/zoneamento/MINUTA%20DO%20SUB%20PL_272_2015%20MAPA%201.pdf
Deixe seu comentário clicando logo abaixo que o mesmo será respondido pela equipe do Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida,
Obrigado !!!
Olá. Achei o post excelente mas não consegui entender direito se já ficou decidido pela alteração da ZEIS prevista no prolongamento da Chucri Zaidan. Poderia me explicar melhor. Obrigada!
CurtirCurtir