HABITAÇÕES POPULARES em São Paulo – HOUSING POPULAR in São Paulo – サンパウロで人気の住宅 – المسكن الشعبي في ساو باولو

HABITAÇÕES POPULARES NA CAPITAL PAULISTANA

 ZEIS do Terror !!! DEMAGOGIA BOLIVARIANA

20150203_2247321_dvd.originalOpinião do Eng.Urb. Vagner Landi

Estamos em plena Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo , na cidade de São Paulo, nossa capital sofrida, mas muito querida que abriga todas as raças e credos.

Ao longo destes últimos 35 anos pós- ditadura  , desde quando o presidente João Figueiredo deu Anistia para todos os políticos que estavam exilados do nosso Brasil e disse : “Vou dar Anistia a todos os políticos que estão fora de nosso país, para abrirmos de vez a Democracia tão esperada por todos”

O Povo muito feliz derrubou em ato público os governantes indicados indiretamente pelo voto direto – DIRETAS JÁ !!!…….deixando  todos alegres e felizes pensando que tudo ia melhorar !!!

Mas na verdade  , como Gen. Ernesto Geisel  falou :” Vocês vão colher os frutos daqui a anos a frente”…realmente estamos colhendo estes frutos – na Educação onde nossos colégios estaduais e municipais são uma verdadeira vergonha , na Saúde onde nossos hospitais parecem mais hospícios ou Postos de Saúde arcaicos e decaídos , na Segurança que nem precisamos citar e na Corrupção onde todos voltaram para ficarem todos ricos pós Anistia!!!

Em São Paulo estamos verificando o mapeamento de um conflito urbano com a imposição de quarteirões em bairros nobres demarcados com ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social , que são habitações para pessoas menos favorecidas que vivem em Favelas ou em Comunidades sem as mínimas condições de higiene/salubridade, que se inscrevem no sistema habitacional para se enquadrarem conforme regras de classes monetárias de renda mensal por família.

Estas pessoas merecem uma habitação digna e o dever do estado/governo de diminuir o déficit habitacional da nossa capital que gira em torno de…,mas não locar estas pessoas em lugares onde o custo de vida é altíssimo e construir edifícios altos que acima de 4 andares necessitam de elevadores/manutenção-condomínio/zeladoria, que encarecem o custo de vida local além dos custos com supermercados , padarias que em bairros nobres atuam com preços anormais para os padrões de vida destas pessoas mais necessitadas.

Habitações populares devem ser construídas em áreas maiores e nas áreas periféricas de São Paulo ,onde os terrenos são mais favoráveis em custo/construção , mas que sejam construídos com projetos reais ,favorecidos de Postos de Saúde , Escolas Públicas , Complexos Comerciais ,Transporte Público na porta , Segurança com Delegacias , isto sim é dar ao povo uma dignidade sóbria sem esta DEMAGOGIA BOLIVARIANA , que querem implantar em nossa capital , que só será brecada com os atuais acontecimentos declarados de corrupção que desta vez está abrindo a cabeça do povo.

Habitações Populares já entregues pela prefeitura em contrapartida da Operação Urbana Agua Espraiada , exemplo como da Favela do Jardim Edite que foi transformada em Habitações em edifícios (como mostra a foto abaixo),contrastando com edifícios de alto padrão residencial e comercial.

Av Rob Marinho

0883232d45cf_mmbb03_jdimedite

Esquina das Avenidas Engenheiro Luis Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada), São Paulo

Esquina das Avenidas Engenheiro Luis Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada), SP

As primeiras transferências de moradores da Favela Jardim Edite, fez parte da reurbanização necessária à construção da Ponte Estaiada, que fez a ligação da Marginal com a Roberto Marinho.

Também enquadram-se nesta etapa o conjunto Estevão Baião no Jabaquara na Av.Roberto Marinho ( foto abaixo )

estevaobaiaofuturo

A segunda etapa das remoções é parte do plano que prevê a construção do prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho, a abertura de um túnel para a Imigrantes e a instalação de um parque linear no córrego em torno do qual foi construído a via, que não vai mais acontecer ( Veja nota abaixo )

NOTA: Este Túnel que seria uma obra muito boa para São Paulo, totalmente apoiada em nosso Blog não vai acontecer mais por imposição do prefeito Haddad….!!!!

Então ,com a paralisação da obra da avenida , está deixando os moradores dos bairros do Campo Belo, Jabaquara, Itaim e Brooklin “a ver navios” de mendigos e pedintes acampados pelas ruas e avenidas dos bairros , numa verdadeira falta de consideração por estas pessoas menos favorecidas pelo poder público bolivariano.

Esperamos que nossos vereadores  prestem atenção agora !!! ….senão nossa capital tão querida vai ficar com mais problemas sociais nos próximos 16 anos , caindo cada vez mais a Qualidade de Vida ,Tão bem defendida em nosso Blog.

Saiba mais sobre o Déficit da Habitação Popular na cidade de SP :

 – Três milhões de pessoas vivem precariamente em SP

– 700 mil novas moradias devem ser construídas na capital paulistana até    2014, previsto pela PEC-Proposta de Emenda Constitucional 285.

– Adequação de 670 mil cortiços com reforma para melhor higiene e habitabilidade.

– 390 mil famílias precisam de um lar digno e respeitoso.

– 92 mil moram em áreas de risco ou em terrenos que serão desapropriados pelo governo, onde 60 % estão em praças ou parques públicos

 Abaixo, entrevistas no SBT com o eng.Urb.Vagner Landi

https://engvagnerlandi.com/2012/05/04/cdhu-valorizacao-dos-imoveis-populares-em-sao-paulocom-gabriele-franca-do-sbt/

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=19259&t=Imoveis#.VYyXuvlViko

Na Globo,

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/t/edicoes/v/moradores-reclamam-de-problemas-em-predio-da-cdhu/3061631/

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e mande suas ideias para serem defendidas pelo urbanista em Audiências Públicas ou compareça pessoalmente e peça a sua palavra em próximas Audiência na Câmara Municipal ou na sua Subprefeitura, acompanhe o calendário no site da C.M.S.P.

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s